Rally X, quele jogo que você não lembra…

No início da década de 90, eu perambulava por bares próximos ao colégio em busca de algum arcade para gastar meu troco do pão. Foi assim que eu encontrei Rally X, o clássico esquecido jogo de corrida da Namco.

-Ficha Técnica:
Desenvolvido por: Namco
Publicado por: Namco
Lançamento: 1980
Serie: Rally X
Gênero: Corrida
Classificação: Livre
Modos: 2 Jogadores Local
Disponível para: Arcade, MSX, Commodore VIC-20 outras

Rally X


Rally X é um jogo do qual muitos nunca ouviram falar e com o qual você não se importa em saber que ele existiu um dia. Isso é perfeitamente natural pois o jogo não tem nada de especial além do fato de ter marcado minha Infância.

 O objetivo do jogador é recolher todas as bandeiras da pista (labirinto) sem ser pego pelos carros vermelhos. Com isso esclarecido, vamos falar de maneira mais técnica e menos apaixonada de Rally X.


Rally X, o PAC Man sobre rodinhas

Sim, mas é exatamente isso, apesar de Pac Man não ter nada em comum com jogos de corrida, ele tem tudo haver com Rally X.

Pac Man foi lançado apenas um ano antes que Rally X, e ainda fazia um sucesso estrondoso quando a Namco lançou Rally X. Tentando surfar no sucesso de Pac Man, a Namco trouxe o melhor do jogo para seu game de corrida.

Rally X se passa no mesmo labirinto de Pac Man, com os mesmos inimigos lhe perseguindo. O que muda é que desta vez você está de carro, e ao invés de comer as pílulas para poder pontuar comendo inimigos, você deve colher bandeirinhas para poder passar de fase.

Para combater os carros que lhe perseguem, você pode soltar fumaça para confundi-los. Essa é sua única arma no jogo no decorrer das fases, que assim como em Pac Man, apenas mudam de cor, de nível para nível.

Rally X


Jogabilidade

Esse é um daqueles jogos que testa sua paciência a todo minuto. O jogo te induz ao erro com uma jogabilidade dura, e resposta tardia aos comandos, você vai se sentir o pior dos jogadores, mas acredite, a culpa não é sua.

Por ser um jogo de arcade, da até pra entender que o jogo não queira que você vença, mas em alguns momentos fica simplesmente impossível. Alguns padrões de labirinto, com o avanço das fases, ficam impossíveis se tornando verdadeiras ratoeiras.

O alento é saber que o jogo, assim como Pac Man, Galaga, Galaxian e tantos outros, tem o mesmo padrão. Jogos em que ficar vivo é um privilégio, e ter a próxima ficha no bolso, é quase que uma obrigação.

A grande dica para sobreviver é decorar o padrão dos labirintos, e saber usar o mapa do jogo. Use sua fumacinha com sabedoria, ela é a diferença entre a próxima fase ou a próxima ficha.

Rally X


Resumo

Rally X é um jogo divertido e com um bom desafio. Infelizmente ele viveu a sombra de ouros jogos mais famosos da Namco.

Esse review aqui é algo estritamente pessoal, e sua maior qualidade, para mim é ter estado em um bar entre o colégio e minha casa. Vale ressaltar que esse bar ainda existe com o mesmo dono no mesmo local…