O designer é do game color mas o portátil passa a ser o Nintendo DS. Pokemon HeartGold é um dos últimos jogos da série de rpg pokémon e é remake de pokémon gold, jogo para console do game boy color, apresentando um cenário em 3D e uma novidade para a época, o jogo vinha com um pokewalker, basicamente era um tamagochi que estimulava caminhadas (parecido com o pokemon go de hoje), nunca consegui usar o meu. O jogo segue a mesma formula do RPG pokemon onde você está tentando se tornar o melhor treinador pokemon do mundo.

Ficha técnica

Desenvolvido por: Gamefreak

Plataforma: Nintendo DS

Modo de jogo: Single player

Genero: RPG, Aventura.

O jogo se passa na região de Johto onde você treinador pokemon é convocado pelo professor do laboratorio local a ajudar nas pesquisas, das tres opççoes de pokemon inicial você escolhe um, que percorrerá todo caminho de Johto e de Kanto com você. A jogabilidade segue o padrão dos jogos anteriores, seguindo os combates de RPG por turno, tanto para combater um treinador como para capturar um pokemon. Atraves desses combates seus pokemons ganham pontos de experiencia e podem evoluir ficando mais fortes.

Como comentado no inicio, o que chama a atençao nesse remake é o Poke Walker que permite que você interaja com o game o todo tempo, ele serve como contador de passos, que se converte como experiencia pokemon e captura novos bichos dependendo da quantidade de passos dados, bem parecido com pokemon Go.

Jogabilidade

Assim como os jogos de pokemon anteriores ao remake, você controla seu personagem com o direcional digital, explora cidades, casas, cavernas, florestas e participa de combates contra outros treinadores e outros pokemons, com o sistema baseado em turnos, você pode lutar varias vezes de uma só vez e a batalha só é finalizada quando todos os pokemons de um dos treinadores forem derrotados, essas batalhas fazem com que o treinador ganhe o dinheiro do jogo ou insignias quando se é o ganhador. Para os pokemons que aparecem aleatoriamente no jogo a opção é sempre captura-los. Apesar de simples, o jogo exige um pouco de estrategia, pois existem pokemons de classes distintas e alguns são mais efetivos que outros quando se enfrentam, um exemplo seria um pokemon de agua ser extremamente efetivo contra um pokemon de fogo.

Se você é novo nesse universo de games antigos e deseja entrar nesse universo, jogue Pokemon HeartGold, o game apresenta toda a essência de um dos melhores jogos da serie, é envolvente e viciante, porém muitas das ações seriam melhores se mapeadas aos botoes e não a tela sensível ao toque, talvez um pouco mais de interação dentro das batalhas fossem mais adequadas. Apesar disso o jogo não deixa de ser considerado o melhor de toda serie pokemon, ele e o remake de SoulSilver, que esse eu deixo para uma próxima postagem.