Em One Hand Clapping você precisará fazer algo inimaginável para conseguir avançar pelo jogo, usar a sua voz! Quer saber um pouco mais desse jogo super criativo? Então, faça seu aquecimento vocal e vem comigo!

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Bad Dream Games
Publicado por: HandyGames
Gênero: Plataforma
Série: One Hand Clapping
Lançamento: 14 de Dezembro de 2021
Classificação indicativa: Livre
Modos: Um Jogador
Disponível para: Playstation 4 e 5, Xbox One, Nintendo Switch, PC, IOS e Android

Fones de ouvido, microfone e voz

One Hand Clapping é um jogo plataforma em que você conduzirá um personagem por vários cenários sempre para frente, para trás ou para cima e para baixo. Mas você só conseguirá avançar usando a sua própria voz para acionar os mecanismos nesses cenários, e também cantar com vários outros personagens que aparecem pelo seu caminho. Parece simples, não? Mas acredite, será desafiador porque não basta apenas fazer sons, em certo ponto você terá que alcançar os tons certos e os puzzles ficam mais difíceis conforme você avança.

Cantando em One Hand Clapping

Criatividade e beleza, isso é tudo?

One Hand Clapping sem sombra de dúvida é um jogo bem criativo, além de ter um design bonito e agradável. Os sons existentes ao redor (sons do cenário no caso) são bem alocados e distribuídos nas cenas e no enredo de maneira geral, de forma que não atrapalham na jogabilidade já que os sons são a chave principal do jogo. A história desenvolvida é totalmente interpretativa já que ninguém conversa ou fala durante o jogo, somente cantarolam em tons diversificados e específicos em cada fase em que você vai. Os puzzles são até bem diversificados, alguns acabam se repetindo, mas a maioria acaba sendo inteligente e divertido.

Puzzles em One Hand Clapping

Um relacionamento de amor e ódio

One Hand Clapping é de classificação livre, mas com certeza não é para todos! A começar pela peça chave do jogo, a captação dos sons. Você usará um microfone e ele não irá captar apenas os sons que você faz, mas todos os sons ao seu redor, o que prejudica sua jogabilidade, o jogo consegue captar até mesmo o som do vento entrando por uma janela, e se você ajustar a sensibilidade do microfone para não captar certos níveis de som não conseguirá jogar normalmente, pois ele apresentará certa dificuldade em captar sua voz, ou seja, ou ele capta tudo ou não capta nada, portanto se você não tem um ambiente bem silencioso, avançar na história será um problema.

Sons em One Hand Clapping

Além disso, diversas fases do jogo exigirão que você alcance certos tons ao cantar, ou seja, tons mais graves até tons mais agudos, em todo o jogo tive imensa dificuldade em chegar aos tons mais graves, e forçar a voz para atingir esses tons acabava por me deixar irritada e até mesmo com dor na garganta. Assim, como também foi perceptível em gameplays a dificuldade de outras pessoas de fazerem o contrário, alcançarem tons mais agudo. Com isso, conseguia jogar apenas um capítulo por dia e com dificuldade, ou acabava quase rouca.

Tons em One Hand Clapping

Não precisa cantar, apenas fazer barulho

One Hand Clapping não é de todo ruim… Se você sabe cantar ou tem uma boa noção de tons vocais na realidade hahaha (rindo, mas de nervoso). Na realidade o jogo se mostrou bem agradável em alguns puzzles, mas teria sido bem melhor e divertido não ter um esforço vocal tão grande e passar raiva por conta disso. Um jogo deve sim ter níveis de dificuldade, isso é um fato, mas levando em consideração que utilizar a garganta para jogar pode prejudicar a própria saúde, acredito que deveria ter um limite mais dosado, mas em todo o caso o jogo vem com uma opção de acessibilidade que pula as fases se assim você desejar.

One Hand Clapping

Em certo ponto tenho que agradecer as influências externas que me ajudaram, como o som de um avião passando ou de uma moto barulhenta cruzando a rua, que em determinados momentos concluíam puzzles com tons mais graves por mim, obrigada.

One Hand Clapping. Vale a pena?

Como já mencionado, One Hand Clapping não é para todos! Com certeza é uma experiência única e desafiadora. Não são todos os puzzles que te farão passar raiva, alguns são bem inteligentes e divertidos na verdade, principalmente quando os vários sons que você faz ficam se repetindo diversas vezes montando uma música até completar o puzzle. Para jogar você não precisará apenas dos fones de ouvido, do microfone e da sua voz, como o jogo diz no início, mas de um ambiente silencioso ao extremo, além de uma boa entonação vocal para não ficar rouco. Apesar de sua classificação livre, não indicaria para crianças, a não ser que você queira deixá-las mais agitadas e nervosas.