REVIEW | Jogo: Man of Medan

Man of Medan é o novo jogo da Supermassive Games, desenvolvedora de Until Dawn. Venha descobrir mais sobre o primeiro título da série The Dark Pictures Anthology.

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Supermassive Games
Publicado por: BANDAI NAMCO
Gênero: Drama interativo e Survival horror
Série: The Dark Pictures Anthology
Lançamento: 30 de agosto de 2019
Classificação indicativa: 16 anos
Modos: Solo e Multijogador
Disponível para: Playstation 4, Xbox One e Microsoft Windows.

 

O jogo não ganhou dublagem em nosso idioma, mas podemos contar com legendas em PT-BR para ficar por dentro de tudo o que acontece no desenrolar da trama. Entretanto algo estranho acontece no Playstation 4, as legendas são muito pequenas e até o momento não existe opção para personalizá-las.

Man Of Medan

Prepara a pipoca!

A história é bem fácil de se entender, pelo menos a princípio. Começamos nossa aventura num barco onde alguns amigos se reuniram para encontrar um avião naufragado, que ainda não foi descoberto pela civilização. É claro que tem aquela premissa de que não se deve mexer em coisas assim, e é lógico que nossos personagens vão trazer uma “lembrancinha”.

O problema é que aqueles que ficaram esperando no barco entram em discussão com pescadores locais e a partir daí, tudo começa a dar errado. A trama faz com que você possa ter várias linhas de pensamento, para lidar com as mais diversas situações. Tanto que quando você descobrir o que realmente está acontecendo, pode ser tarde demais!

The Dark Pictures Anthology: Man Of Medan Screenshots

Gostinho de quero mais

O ponto forte do jogo, com toda certeza foi a sacada na história, e aquele clima de filminho de terror adolescente, que pode conquistar amantes do gênero. Tem até aquela trilha sonora na medida certa para enlouquecer o jogador, e movimentos QTE em situações de suspense que vão literalmente te torturar psicologicamente. Mas é claro, que algumas coisas deixam a desejar também.

Man of Medan podia ter sido mais polido e mais detalhado em questões de cenário. Ele é linear e utiliza câmera fixa em um ambiente jogável bem pequeno, de forma corrida o jogo nos proporciona 5 horas de diversão – o que deixa o jogador ficar um pouco sedento por mais. Porém como existem finais diferentes, o tempo acaba aumentando. Mas olha, ô joguinho escuro também! Não da pra jogar durante o dia não, tem que ser durante a noite, com as cortinas fechadas, até pra poder entrar no clima e tal.

Man of Medan

Exige exploração e estratégia

Nós temos vários personagens jogáveis com personalidades diferentes, como de praxe, e cada um deles pode morrer se você não cuidar com o que faz ou responde. A falta ou a presença de determinados personagens afeta diretamente a dificuldade do jogo, assim como encontrar ou não utensílios durante a trajetória. Ainda contamos com a ajuda de um homem misterioso, que a todo capítulo pode nos fornecer dicas e pelo andar da carruagem, tudo indica que ele pode estar presente nos próximos jogos da série.

Para platinar, pode ser um pouco cansativo. São necessárias várias jogadas, com finais diferentes, pegar todos os coletáveis e inclusive terminar uma campanha em coop online. O empecilho é que a partir do momento que você desvendou a trama, fica um pouco sem graça repetir tudo novamente, mas nada que jogar com um amigo não vá apimentar a aventura. Contudo seria interessante acrescentar a opção de skipar os diálogos.

Man of Medan vale a pena?

O primeiro título da nova série da Supermassive Games acaba te conquistando se você for fã de um bom drama e história cativante, pois susto mesmo, é bem difícil você levar. No entanto não pense que você não vá suar com todo o suspense presente aqui.

Fica a esperança de surgir uma atualização que possa melhorar esses pequenos detalhes que foram citados e torcer para que os próximos títulos cheguem logo. É esperar para que Little Hope possa conquistar nossos corações com essa pegada Survival Horror que tanto nos agrada.