Se ainda não está claro, a história não é o foco principal da Lollipop Chainsaw . O jogo é intencionalmente exagerado, mas compensa muito o charme que irradia do título. Os jogadores não vão dar uma boa olhada na condição humana, mas a história de Juliet é satisfatória do começo ao fim. Narrativa de lado, Lollipop Chainsaw é tudo sobre a jogabilidade, e na maior parte, consegue muito bem.
Juliet tem dois tipos de armas à sua disposição: seus pompons e sua motosserra. Os pompons são mais usados para atordoar zumbis, enquanto a motosserra é eficaz em encontros imediatos. O combate funciona – embora inicialmente seja retido por algum mapeamento de botões desajeitado. A motosserra de Juliet tem dois ataques, alto e baixo, que são mapeados para dois botões de face diferentes. Isso não seria um grande problema se o botão X (que é o A para os proprietários do 360) não fosse usado para ataques baixos. O problema poderia ter sido aliviado se o botão de esquiva (círculo / B) fosse trocado pelo botão de ataque baixo – ou, mais importante, se o jogo pelo menos oferecesse esquemas alternativos de controle.
Mas isso é realmente um problema menor, já que os jogadores acabarão se acostumando com esses controles. Uma questão maior, em termos de combate, é coletar novos combos. No prólogo, Juliet não tem um único combo à sua disposição e só pode usar ataques muito simples. É claro que, assim como outros títulos de hack e slash, novos combos podem ser comprados. No entanto, ao contrário da maioria dos jogos de hack e slash, os combos da Juliet só podem ser comprados nos terminais “Chop2Shop”, o que significa que os jogadores não podem atualizar seus poderes quando e onde quiserem. Além disso, novas combinações custam uma quantia justa de medalhas (mais sobre elas depois) para comprar. Os jogadores devem acumular um repitoire considerável até o final do segundo nível, abrindo as portas para uma grande jogabilidade – mas os jogadores sem dúvida ficarão ansiosos esperando por opções de combate mais satisfatórias.
A fim de testar seus combos recém-comprados, Lollipop Chainsaw lança muitos tipos de zumbis no jogador. A maioria dos jogos é confortável com a reciclagem dos mesmos tipos de inimigos ao longo do jogo, mas o Lollipop Chainsaw introduz novos zumbis em cada nível, misturando-os com o rank e o arquivo dos estágios anteriores. Cada um desses zumbis diferem em estética e técnicas de combate, dando muito para misturar a ação.
Como sugerido, cada vez que o jogador mata um zumbi, ele ganhará medalhas – que podem ser gastas em novos upgrades ou itens nos terminais Chop2Shop. Matar três ou mais inimigos ao mesmo tempo ativará Sparkle Hunting, concedendo aos jogadores um bônus de medalha. A quantidade de zumbis mortos em Sparkle Hunting também aumentará a pontuação do jogador – então, aqueles que pretendem obter todos os troféus vão querer Sparkle Hunt com frequência. Os jogadores ainda podem matar zumbis em seu método preferido, mas aqueles que se importam com a pontuação vão querer rebanho zumbis para um bom ol ‘Sparkle Slaughter.
E, claro, toda horda de zumbis precisa de um líder zumbi. Cada estágio do Lollipop Chainsaw termina com uma luta de chefe, e estes são possivelmente o destaque do jogo. Os jogadores vão lutar contra os Dark Purveyors, que tomam uma forma relacionada a diferentes estilos musicais. Prólogo de lado, cada uma das lutas contra chefes é bem pensada e difere muito da última. Muito parecido com asseclas zumbis comuns, não há reciclagem acontecendo aqui, mantendo novos encontros frescos e agradáveis - sem fazer encontros prolongados e entediantes.
É lamentável, então, que o humor do jogo não seja tão bom. O SUDA51 sempre gostou de um senso de humor excêntrico, mas também não é transmitido na Lollipop Chainsaw . Há muita vulgaridade, mas pouco disso é baseado em propósito real ou entrega inteligente. Os fãs do SUDA51 lembrarão facilmente o nível Big Boner de Shadows of the Damned – que teve sucesso em sua execução inteligente. No entanto, quando os zumbis voam para o jogador dizendo “eu tenho que fazer cocô”, é muito menos engraçado e parece que o Grasshopper está tentando demais.
Como resultado, alguns dos momentos mais engraçados são os compartilhados entre Juliet e Nick. O diálogo é inteligente e, às vezes, hilário – a certa altura, eu estava rindo muito e tive que parar o jogo. Isso porque havia menos foco em apenas gritar palavras como “vagina” e “porra” e mais em algum diálogo bem pensado. SUDA51 mostrou no passado que a vulgaridade é gargalhada hilária, simplesmente não funciona tão bem nesta rodada.
Mesmo quando tudo está dito e feito, ainda há muita diversão na Lollipop Chainsaw . O jogo tem alguns extras para complementar, há trajes extras para desbloquear, um modo de classificação, novas dificuldades e dois finais. Além disso, o combate (uma vez que os combos são desbloqueados) oferece muita diversão que fará os jogadores voltarem para a experiência sozinhos. É um título sólido, mas que nunca alcança todo o seu potencial devido a algumas escolhas de design estranhas. Uma coisa é certa, porém, os jogadores não vão se arrepender da experiência – supondo que eles não joguem em torno de membros prudentes da família.