Journey sem sombra de dúvida é uma obra de arte, e ele te trará muitas reflexões! Um jogo indie bem curtinho mas com um imenso significado, contando uma história mais interpretativa que pode até mesmo ter um significado único para cada jogador! Tá esperando o quê?

Ficha Journey
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Thatgamecompany
Publicado por: Sony Computer Entertainment
Gênero: Aventura
Série: Journey
Lançamento: 15 de Março de 2012
Classificação indicativa: Livre
Modos: Um jogador, Multijogador
Disponível para: Playstation 3, Playstation 4 e Microsoft Windows

 

A jornada intrigante

Em Journey você controla um ser coberto da cabeça aos pés por um manto vermelho, ele não tem uma face, apenas um contorno, mas podemos afirmar que ele representa uma pessoa (talvez você mesmo?). Iniciando sua jornada, sabe-se que seu destino é uma luz que brilha no alto de uma montanha, mas você não saberá porque está indo até lá e o que te aguarda. Journey até tem uma história contada através de imagens em um tecido através de cutscenes, mas ao participar desse enredo você estará imergindo numa aventura muito mais profunda do que essa história.

O início de Journey

O tecido que conta a história

Journey te conta uma história através de bordados em um tecido (que na verdade também precisa ser interpretada). Aparentemente, a montanha tem uma força divina que cria vidas, porém os homens fizeram mau uso dela, o que a destruiu quase por completo. A civilização travou uma guerra pela posse do que restou da força, e devido a isso foi extinta. Nosso personagem é um novo ser criado pelo pouco que restou dessa força, ele deve trilhar uma jornada difícil até o topo da montanha e restaurá-la.

Trecho so tecido de Journey

Beleza e leveza em tudo (ou quase)

Journey é um jogo simplesmente lindo apesar de seu design simples. Podemos ver leveza em todos os cenários criados. Sua trilha sonora casa muito bem com cada trecho da aventura que você percorre, seja com uma trilha animada, suave ou até mesmo no total silêncio. Journey é um jogo que te faz transbordar sentimento. Contudo, qual sentimento será, vai depender de como você interpretará essa trajetória, porque é possível que ela tenha significados diferentes para cada jogador, inclusive um que sirva especialmente para você.

Cenários em Journey

Solidão acompanhada

Você jogará Journey sozinho, porém em certos momentos seres iguais a você irão surgir no caminho. Eles não são necessariamente aleatórios, na verdade são outros jogadores (se estiver online). Porém, toda sua comunicação só será através de gestos e sons que o jogo permite, vocês podem se ajudar, podem guiar um ao outro ou não. Inclusive, você pode estar jogando com várias pessoas, entretanto você só saberá com quantas ao finalizar o game. Aliás, eles podem mudar de repente e você nem perceber. A participação e a troca de pessoas na jornada, também tem um significado. E cada sumiço de um companheiro te trará uma emoção única.

Um companheiro em Journey

Interpretando a jornada

Como já mencionado, Journey pode ter um significado diferente para cada jogador. Vai depender de você o que interpretar e sentir. É possível que você ache que seu personagem está atravessando o pós morte para alcançar o paraíso, ou que ele está ali para guiar seus semelhantes nessa passagem e torná-la mais fácil e tranquila. Você pode sentir uma imensa paz interior durante todo o trajeto, ou sentir uma imensa agonia em trechos específicos. Para mim, Journey se trata sobre a nossa evolução perante a vida, sobre como podemos evoluir em nossa trajetória, até que ela se encerre, e outra se inicie (no caso, até reencarnar). Mas toda essa história e interpretação fica para uma próxima matéria!

Journey: Vale a pena?

Journey é um jogo bem curto, é possível terminá-lo em menos de duas horas. Sua qualidade gráfica, a interação com tudo ao seu redor, principalmente com os outros jogadores, e as trilhas sonoras são perfeitas. Vale cada minuto investido e traz uma experiência única que todos deveriam vivenciar simplesmente pela questão reflexiva que ela carrega. Não é um jogo difícil, mesmo apresentando alguns puzzles, e pode ser considerado um jogo mais apreciativo. Jogue, sinta e compreenda, depois vem contar aqui pro Teoria Geek como você se sentiu nessa jornada!

 


Continua aqui no Teoria Geek! Leia também nosso Especial TG de 5 títulos para jogar tranquilamente clicando aqui!