REVIEW | Jogo: Desperados III

Desperados III nos trás uma experiência do qual estávamos carentes e não tínhamos nos dado conta ainda. Fique ligado(a) nas próximas linhas para conhecer o trabalho primoroso da Mimimi Games.

Ficha Técnica:

  • Desenvolvido por: Mimimi Games.
  • Publicado por: THQ Nordic.
  • Série: Desperados.
  • Lançamento: 16 de junho de 2020.
  • Gênero: Estratégia, Táticas em tempo real.
  • Classificação indicativa: 16 anos.
  • Modos: 1 Jogador.
  • Disponível para: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows.

Nos mínimos detalhes!

É impossível não se impressionar com o tamanho do trabalho artístico presente nesse jogo, principalmente devido a magnitude dos cenários e a quantidade de personagens percorrendo o ambiente. Não foi nenhuma surpresa quando a desenvolvedora revelou o uso de maquetes reais, afinal, pra fazer algo naquele nível de profundidade, era de se imaginar que tivesse alguma super estratégia por trás.

O velho oeste é muito bem retratado, não só na ambientação, como também nas vestimentas de todos ali presentes. Além de tudo, contamos também com uma excelente trilha sonora para concluir a imersão na campanha. As músicas escolhidas são ótimas, mas o ponto mais atraente com toda certeza fica a cargo dos sotaques bem característicos que nos vão fazer lembrar de filmes do John Wayne.

Desperados III System Requirements - Can I Run It? - PCGameBenchmark

As opções de câmera são vastas, você pode percorrer todo os cenários para estudar uma abordagem. Também é possível alterar significativamente o zoom, além de girar a câmera da forma que achar melhor.

Não é uma aventura pequena

Se os mapas por si só já são longos, imagine que cada missão possui um completamente diferente do outro. Dentro desses mapas, não existe apenas o exterior, mas muitas vezes o interior de prédios no qual teremos que investir para completar algum objetivo. E os objetivos são muitos, os caminhos são vários e a estratégia, caramba, você vai criar tantos planos que perderá a hora. E por falar em tempo, ah, você vai precisar! Uma missão pode ser completada em poucos minutos, se você é claro, já saber exatamente o que fazer. Mas se não souber, pode passar várias horas até conseguir completá-la.

São tantas missões, que provavelmente você gastará em torno de 30 horas apenas para completá-las. Porém se resolver ir atrás de fechar o título completamente, com todos os seus desafios e utilizando dificuldades mais altas, pode multiplicar essa estimativa fácil.

Desperados III nos faz pensar

Ser o Rambo aqui não ajuda, o intuito de Desperados III é nos forçar a ser furtivos. Para isso foi criada toda uma jogabilidade “monstra” para dar cabo das loucuras que teremos que enfrentar. Existem opções que nos possibilitam enxergar o campo de visão de nossos adversários para saber o exato momento em que matá-los ou ainda, descobrir se não temos que matar alguém primeiro para conseguir dar cabo do segundo. Além de precisarmos ficar espertos, caso exista alguma conversa entre eles durante alguma rota, aquele que sobrou irá sentir falta e ir te procurar.

A organização também é crucial, já que não podemos deixar os corpos daqueles que derrubamos expostos. É necessário estar sempre escondendo-os para não chamar a atenção, para isso existem várias opções no cenário como arbustos, armários, poços de água e claro, você também pode jogá-los de um penhasco (é mais legal!).

Desperados III (PS4 / PlayStation 4) Game Profile | News, Reviews ...

Com um simples toque de um botão é possível observamos todos os objetos que podemos exercer alguma interação. Alguns desses objetos inclusive podem oferecer opções de “mortes acidentais”, que não irão causar tumulto e facilitarão a vida do jogador.

Novas ferramentas

O leque de personagens em Desperados III não é muito grande, mas satisfaz. Cada qual possui habilidades únicas que darão vida a estratégia que decidirmos abordar. Essas habilidades também vão aumentando no decorrer da campanha, nos propiciando cada vez mais abordagens diferentes. A princípio, controlamos apenas um de cada vez, para conhecermos seus truques, bem como sua história. Mas não demora muito e nos vemos obrigados a utilizá-los em conjunto e para isso a Mimimi Games criou uma ferramenta bem atraente. É possível você executar várias ações simultâneas, programando seus aliados antecipadamente e executando no momento que você achar melhor.

Se você ficou confuso, experimente só iniciar esse jogo e conferir por si só todas as opções, é de tirar o fôlego. Mas não há nada para se preocupar, logo pegamos o jeito da coisa e a real demora para cumprir um objetivo vai estar em nossas manias. Isso mesmo, manias! O jogo permite realizarmos o salvamento em qualquer ponto, e sendo assim quando erramos ficamos com o dedo coçando para voltar atrás e fazer melhor.

Desperados III

Sobre os personagens

Cada personagem possui habilidades bem criativas, mas deve existir um certo favoritismo para Hector Mendoza. O nosso amante de uísque se sobressai pelos seus braços fortes, permitindo não só carregar dois corpos de uma vez, mas correr com eles (enquanto seus companheiros se arrastam com um corpo só). Hector também consegue matar inimigos mais fortes facilmente, além de possuir um rifle de cano duplo que consegue eliminar vários inimigos de uma só vez. Mas o que chama mais atenção é Bianca, uma armadilha de urso que ao ser combinada com um potente assobio, faz com que possamos eliminar muitos capangas sutilmente.

Se você ficou impressionado com o protagonista mencionado anteriormente, precisa saber que seus companheiros não ficam atrás e será muito divertido combinar todas essas habilidades entre si.

Desperados III, Vale a pena?

Se você for um amante de estratégia, é uma obrigação. Caso contrário, poderá ficar agoniado, talvez até Desperado com o tempo, afinal a jornada é longa e exigirá que muitos neurônios sejam queimados. Para os fãs da série, ele parece ressuscitar o melhor do primeiro título, além de dar uma abertura maior para aqueles que gostam de furtividade com um toque de ação, já que a munição oferecida é maior.

Sobre o custo benefício, você terá uma excelente obra em mãos que poderá durar por dias a fio e fazer valer cada centavo. Contudo se é pra ter uma queixa, ela fica a cargo de não existir uma localização para nós brasileiros. Dessa forma, muito dos diálogos, narrativas e explicações podem se perder, deixando alguns jogadores perdidos.

Ígara Ferreira
Gamer desde sempre e Caçadora de Troféus faz uns bons anos, conhecida como laddyvalentine no Playstation e “a Monstra” no Youtube.