Muitos desenvolvedores de jogos tentaram entrar no gênero de corridas de kart, mas todos, com exceção do Crash Bandicoot , não conseguiram marcar um lugar no pódio ao lado de Super Mario . Efecto Studios é o mais recente grupo a ter um pop com Chaves Kart – um título baseado no cartoon mexicano aparentemente popular, El Chavo: The Animated Series . Como é de se esperar, este jogo colorido inclui muitos dos melhores personagens desse espetáculo muito amado – incluindo Chaves, Quico, Seu Madruga e outros – e os coloca um contra o outro em corridas malucas.

 

Data de lançamento – 17/06/2014
Classificação – Para maiores de 3 anos
Desenvolvedora – Efecto Studios
Distribuidora – Slang
Número de jogadores – 1-4

As perseguições são organizadas em três modos principais: Copas, Desafios e Exibição. As taças seguem um formato de corrida familiar, onde você compete em um torneio contra o computador. Cada concurso consiste em cinco corridas, com seus acabamentos determinando seu desempenho geral. Ganhar uma medalha – Bronze, Prata ou Ouro – destravará a próxima taça.

Enquanto isso, o modo Desafio oferece uma variedade de tarefas difíceis para você superar, como corridas em trânsito intenso e muito mais. Esses desafios são divertidos e fornecem uma boa alternativa para o formato do core ‘terminar à frente de seus rivais. Infelizmente, um ou dois dos objetivos são um pouco frustrantes, e não parecem ter sido devidamente pensados. Um exemplo de uma delas é uma batalha no estilo Capture a bandeira, onde você falhará muitas vezes por pura apelação do jogo.

Finalmente, há o modo de exibição, que permite escolher um modo, faixa, número de jogadores e muito mais. Há uma grande variedade de opções para escolher, desde o já mencionado Capture a bandeira até um tipo de jogo de moedas, onde a primeira pessoa a reunir 100 centavos ocupa um lugar no pódio. Há também muitos circuitos para escolher, muitos dos quais são baseados em atrações públicas populares, como museu, castelo, estádio de futebol, casa mal-assombrada e muito mais. A variedade mantém o jogo interessante e significa que tem toneladas de variedades para um fator replay.

Claro, a jogabilidade em si será muito familiar para quem jogou Mario Kart, mas isso não é ruim. Uma diferença é que você pode jogar seu oponente com o manche direito, ou até tentar pular em cima deles. O modelo de manuseio é muito satisfatório, com o botão L2 permitindo que você se desloque pelos cantos e ganhe um impulso no processo. Claro, você terá que lidar com vários obstáculos ao correr pelos campos de fantasia, de bolas de futebol a outros carros e muito, muito mais.

As plataformas na pista dão uma pequena injeção de aceleração, enquanto as caixas de itens aumentam seu veículo com armas. Estes são temáticos em torno de itens domésticos em geral, com o mais divertido dos quais é um jornal que, por algum motivo, inverte os controles do seu adversário. Ei, faz tanto sentido quanto uma carapaça de tartaruga azul que se aproxima do líder da corrida.

Como este jogo é baseado em uma série de desenhos animados, seus recursos visuais permanecem fiéis ao material de origem. Tudo tem um visual arrojado, que é auxiliado por fortes contornos negros que ajudam a identificar os principais elementos do jogo. É nítido e afiado, definitivamente um jogo decente.

Uma das maiores vantagens de Chaves Kart é o fato de estar dublado em português, contando com algumas vozes conhecidas. Temos a voz do Chaves do desenho animado, feita pelo dublador Tatá Guarnieri, que tem encarnado o personagem após o falecimento de Marcelo Gastaldi, dublador da série com atores reais.

A maior surpresa fica por conta da inesquecível voz de Nelson Machado, o Quico da série com atores reais, pois ele não faz o personagem no desenho, onde Quico é dublado por Sérgio Stern. Nem todos os personagens receberam os mesmos dubladores da série ou do desenho, passando também por alguns nomes da versão musical de Chaves para teatro.

No entanto, a experiência não é toda vroom vroom, pois existem algumas deficiências. Para começar, a ausência de um componente on-line competitivo é uma omissão gritante, enquanto não há tabelas de classificação para acompanhar seus melhores tempos. O saldo do item também não parece muito certo, já que a pessoa em último lugar terá armas tão poderosas que será capaz de disparar para a frente do pelotão com muito pouco esforço. Por último, a interface não tem essa camada final, bem trabalhada que separa jogos sólidos dos estelares.

Chaves Kart é um jogo divertido que realmente se destaca quando você está sentado com os amigos no sofá. O jogo claramente foi inspirado maciçamente pelos jogos de corrida do mascote bigodudo da Nintendo, mas a execução está à frente dos outros gatos copiados.