O BTS World, game para celular do famoso grupo sul-coreano BTS, desde o seu anúncio oficial no final do ano passado atraiu a atenção dos fãs e trouxe muitas expectativas, além de grandes chances de se tornar uma tendência.

 

 

Desenvolvido por: Netmarble Corp.

Publicado por: Netmarble Corp.

Lançamento: 25 de junho de 2019.

Gênero: RPG

Modos: Single Player

Versões: Android e iOS

 

Desenvolvido pela empresa Netmarble Corp., uma empresa de jogos para celular sul-coreana, em parceria com a Big Hit e o próprio BTS (que participou ativamente da produção), o BTS World demorou dois anos e meio para ser criado e o primeiro teaser foi postado no Twitter oficial com a seguinte chamada: “O lançamento global do BTS WORLD será no dia 25 de junho. Ei! Manager! Dia 25 de junho é seu primeiro dia de trabalho!“, e um link para pré-registro.

Então, no dia 25 de junho, o game foi lançado gratuitamente para todo o mundo (menos a China) e teve milhões de downloads em seu primeiro dia, disponível tanto para Android quanto iOS, tornando-se imediatamente o maior sucesso.

Com mais de 10 mil fotos e 100 vídeos exclusivos, BTS World é um jogo interativo com histórias baseadas em simulações que permite o jogador, além de acessar essas fotos e vídeos-clipe, interagir virtualmente com os membros do grupo.

A premissa do jogo é bem simples: você se torna o (a) empresário (a) do BTS e seu objetivo, mais do que juntar os membros, é treiná-los para o debut (estreia).

 

A história do BTS World

O jogo começa com você recebendo uma mensagem misteriosa dizendo que ganhou o ingresso para um show do BTS. No entanto, quando você vai buscá-lo, algo acontece e há um retrocesso no tempo, te levando de volta para 2012.

É a partir daí que o jogo em si começa. Você se torna empresário (manager) contratado pela Big Hit e precisa reunir os membros, até então talentos individuais e completamente desconhecidos, para formar o Bangtan Sonyeondan (BTS), tendo que treiná-los para o debut (estreia) e transformá-los em um sucesso mundial.

Além disso, seu papel como manager do grupo também é ajudá-los a ir a eventos, realizar festas, participar de programas de televisão, marcar compromissos, etc.

O intuito do jogo é basicamente esse.

 

Jogabilidade

Com uma jogabilidade bastante simples e intuitiva, o BTS World segue a linha RPG, chegando a assemelhar-se muito ao conceito de otome game (embora o objetivo não seja desenvolver um relacionamento amoroso e sim profissional).

Por seguir esse sistema, todas as suas escolhas no jogo influenciam na carreira do grupo. No entanto, nunca de uma maneira negativa, ainda que uma ou outra possa dar errado e até mesmo gerar pequenos desentendimentos dentro do grupo.

Como é um game voltado para fãs de todas as idades, não apresenta grandes desafios. A Netmarble se preocupou em desenvolver um game pensando em jogadores mais casuais e sem familiaridade com interfaces e modos de jogar dos games.

Logo, é acessível tanto para os jogadores mais fanáticos quanto para os iniciantes. Apesar da simplicidade dos comandos, a diversão do jogo não é afetada – e você se vê mais viciado do que imaginou que ficaria (risos).

 

Como funciona o BTS World

A narrativa é linear e dividida em seis (6) capítulos, onde todos os jogadores chegarão ao mesmo ponto. Além da ‘rota’ que você segue, há também as tarefas que precisam ser cumpridas para que consiga avançar de um capítulo para o outro.

Para realizá-las, você utiliza cartas dos membros que são classificadas por estrelas (cartas normais de 1 a 3 estrelas, e as especiais de 3 a 5 estrelas) e pontuações em diferentes estatísticas, que são quatro: sabedoria, empatia, vigor e paixão.

A soma da pontuação dessas estatísticas é o que lhe ajuda a passar uma certa linha de base e assim concluir as tarefas para avançar na história. Você também pode ir ‘upando’ conforme adquire os itens liberados e assim aumentar o nível das cartas.

Conforme o jogo anda, cartas e recursos adicionais são disponibilizados. E em meio a narrativa, você recebe ligações e mensagens inesperadas dos membros, podendo simular uma iteração real como eles, também posts nas redes sociais em que você pode comentar e receber comentários. Definitivamente, é como se houvesse um contato direto com eles.

Quanto ao modo RPG, se você fizer uma escolha diferente da esperada, precisará voltar e refazer o trabalho. Se quiser apenas refazer as tarefas para receber a pontuação máxima também é possível e você ainda ganha mais itens que lhe ajudarão ao longo das tarefas.

Em contrapartida, a partir do segundo capítulo da história principal, são liberados os enredos alternativos dos membros, cada um com sua temática, tendo como base as profissões que Jungkook, V, Jimin, Suga, Jin, RM e J-Hope escolheriam caso a carreira de artista não tivesse dado certo. Esse “universo paralelo” também possui seis capítulos e seguem a mesma logística da narrativa central.

 

Pontos positivos

– O jogo tem tradução para 13 idiomas, incluindo o português;

– O jogo é inteiramente gratuito, ainda que hajam opções de compra (não há conteúdo exclusivo para pagantes);

– Os gráficos e a jogabilidade são, em geral, bastante suaves;

– Recursos adicionais incluem atribuir membros a tarefas em sua programação diária, receber cartões com fotos em movimento e estilizar os membros, selecionando diferentes penteados e roupas para eles.

– A trilha sonora também foi exclusivamente feita para o jogo. São 14 faixas inéditas que contam até mesmo a participação de artistas como Charli XCX (Dream Glow), Zara Larsson (A Brand New Day) e Juice WRLD (All Night).

Alto nível de interação que tem com os jogadores. O enredo é contado através de imagens e vídeos, e os jogadores podem “se envolver” com os membros através de texto, chamadas e até mesmo postagens de mídia social.

– Mais de 10 mil fotos e 100 vídeos exclusivos. Os membros do BTS participaram também do desenvolvimento do jogo, e praticamente botaram a mão na massa para criar um conteúdo bacana para fandom.

 

Pontos negativos

– O jogo é bastante ‘pesado’ e demanda muito espaço do aparelho celular;

– É necessário ter uma boa conexão com a internet. Sem o Wi-Fi ou internet móvel, a jogabilidade é bastante lenta e é difícil que recursos como os vídeos e chamadas telefônicas dos membros funcionem corretamente;

– Embora seja um game fácil e desenvolvido para qualquer tipo de jogador, o BTS World pode não ser muito atrativo para quem não gosta ou está familiarizado com o KPOP, uma vez que seu objetivo é justamente tornar “real” a interação do grupo com os seus fãs;

– Devido à grande variedade de recursos oferecidos no aplicativo, o jogo pode ser inicialmente bastante confuso para navegar.