Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão segue a moda dos universos alternativos e nos oferece uma nova realidade pra lá de interessante.

Ratchet & Clank Em Uma Outra Dimensão - Capa
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Insomniac Games
Publicado por: Sony Interactive Entertainment
Gênero: Ação e Aventura
Série: Ratchet & Clank
Lançamento: 11 de junho de 2021
Classificação indicativa: 10 anos
Modos: 1 Jogador
Disponível para: PlayStation 5

 

A dupla Ratchet & Clank da Insomniac Games é extremamente famosa e já existe desde o início do século, com seu primeiro título sendo lançado em novembro de 2002. Desde então a série recebeu os mais diversos jogos em sua coleção exclusiva da Sony, tanto na linha original, como também séries paralelas.

Em 2016 os amantes do Lombax puderam mergulhar na nostalgia de jogar um Remake do primeiro jogo – através do PlayStation 4. Porém quem nunca conheceu essa dupla anteriormente, também ganhou a oportunidade de estabelecer um laço com os meninos! Ratchet & Clank (2016) inclusive é um dos títulos pertencentes a coleção PlayStation Plus CollectionOnde assinantes do plano que possuem um PlayStation 5 podem jogar gratuitamente.

Olá Rivet!

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão não só mostra todo o poderio do Playstation 5, como também dá uma repaginada na história e assume uma maior representatividade em relação as garotas. Pois então! Nesse universo alternativo, é uma Lombax garota que protagoniza a história e finalmente, nós que nos identificamos como seres femininos, podemos nos sentir mais empáticas com a aventura.

Riveta Lombax feminina – não só participa da metade da campanha, como muitas vezes acaba roubando a cena, tamanho seu carisma. Mas não só ela, como a variante do Clank – Kit – também. As duas dão um ar mais emocional a história, e acabam por cativar um maior número de jogadores. Se a Rivet por sinal, não fizer parte do próximo jogo, eu nem quero papo.

Ratchet & Clank Em Uma Outra Dimensão - Rivet e Kit
Ah essas duas são uma fofura! (Foto: Reprodução/Ígara Ferreira)

Mas o que tá rolando?

O Clank criou um dispositivo que permitiria ao Ratchet viajar pelos universos e encontrar sua família de Lombaxes a muito tempo perdida. No entanto é claro que tudo dá errado, e no final de muita confusão a arma não só cai nas mãos erradas como provoca um enorme caos e somos levados por diversas dimensões – o que por sinal criou a possibilidade de visitarmos inúmeros ambientes diversificados.

Em resumo, como sempre, o mundo está em perigo e resta aos nossos heróis resolver tudo contra as forças malignas! E para isso vamos contar com inúmeras armas e até mesmo roupas com atributos diferenciados, aqui temos bastante criatividade e ao mesmo tempo liberdade, para estar escolhendo desenvolver as armas de nossa preferência. Contudo na hora do agito, as munições vão acabando e somos forçados a experimentar tudo, deixando o gameplay bem dinâmico.

Ratchet & Clank Em Uma Outra Dimensão - Dragão
Montar um dragão e encontrar um dinossauro não é nada incomum (Foto: Reprodução/Ígara Ferreira)

Caracóis e Dragões

Existem muitos motivos que vão fazer você sentir vontade de jogar Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, mas um dos principais fatores é a diversão! O jogo está fluído e permite ao jogador experimentar diversas emoções. Em um momento você pode estar manobrando um dragão, e em outro correndo como se não houvesse amanhã em cima de um caracol e tudo isso com o DualSense reagindo na palma da sua mãoConfesso que a princípio imaginei que esse controle era pura frescura, mas ao experimentar jogos como Returnal e Ratchet & Clank não tem como negar que aumenta a imersão na campanha.

Os combates estão bem animados, e a tela enche das mais diferentes espécies de alienígenas. São batalhas desenfreadas e repletas de ação! Sendo que o jogo da uma revezada entre exploração, história, batalhas comuns e confrontos contra chefes. Além dos quebra cabeças é claro, pra exercitar um pouco a mente utilizando a lógica.

Minha reação ao ver um mundo inteiro carregar em segundos! (Foto: Reprodução/Ígara Ferreira)

Ta lindo de dar inveja!

Quando o jogo é lindo de verdade, uma foto não consegue captar toda a sua beleza. E isso é válido aqui. Mesmo com uma coleção absurda de fotos em meu álbum, nenhuma delas faz jus com todo o dinamismo e iluminação presentes no ambientenão ouse jogar sem o HDR ativo. Chega a ser frustrante você entrar no modo foto e não conseguir capturar toda aquela beleza. Se bem que o traçado de raio – ray tracing – é facilmente captado pelos usuários.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão oferece dois modos de jogo, o “fidelidade” e o “performance”. No primeiro temos resolução em 4K rodando a 30 FPS com ray tracing ativado. No segundo subimos para 60 FPS e nossa resolução cai para 1800p em média.

Ratchet & Clank Em Uma Outra Dimensão - Cenário
Queria eu que vocês pudessem recordar dessa imagem como eu. (Foto: Reprodução/Ígara Ferreira)

E essa localização?

Com vozes incríveis na equipe, temos uma dublagem digna de grandes longas do cinema. Felipe Drummond (Ratchet), Gabriela Milani (Rivet), Felipe de Paula (Clank) e Isabella Guarnieri (Kit) fazem realmente uma ótima performance. Todo o pessoal do estúdio UniDub vem fazendo um ótimo trabalho em relação a localizações, como já pudemos conferir com Ghost of Tsushima, Horizon Zero Dawn e Concrete Genie – a lista de jogos deles é imensa.

Porém não apenas as vozes tornam essa obra gostosa de escutar, mas todos seus efeitos e trilha sonora também. O jogo em si é bem colorido, mas a trilha que dá vida ao ambiente. Não é atoa que nomes como Mark Mothersbaugh e Wataru Hokoyama sejam os responsáveis, porque a sensação é de ter uma bela orquestra nos ouvidos.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão: Vale a pena?

Em questão de qualidade sim, o jogo com toda certeza apresenta uma obra completa e bem feita que mostrará a você o que o atual console da PlayStation é capaz. Contudo com uma campanha podendo não só ser finalizada, mas até mesmo platinada em questão de 15-20 horas, o custo benefício pode decair. Minha recomendação a você leitor, é aguardar uma promoção se o dinheiro estiver apertado. Mas se a situação estiver confortável, cai dentro!

Agora minha cara Insomniac Games, aguardo mais jogos com a Rivet & Kit. Pois Ratchet & Clank nunca mais estarão completos sem elas. É aquela velha história, depois que você acostuma com o melhor, não aceita mais voltar atrás.