Earthworm Jim
Earthworm Jim

REVIEW | Jogo: Earthworm Jim

Um clássico jogo dos anos 90

Earthworm Jim é um clássico jogo de plataforma independente dos anos 90, com um humor escrachado e cheio de maluquices Earthworm Jim foi um dos grandes momentos dos consoles 16-Bits. Confira abaixo um pouco do jogo e volte algumas décadas no tempo

– Ficha Técnica:

Desenvolvido por: Shiny Entertaiment

Publicado por: Virgin Interactive (Mega Drive) – Playmates Interactive Entertainment (SNES)

Lançamento: 1994

Gênero: Aventura

Classificação: Teen

Modos: Single Player

Disponível para: Mega Drive/Genesis, SNES, MS-Dos, Sega Mega CD, Nintendo Game Boy, Sega Game Gear, Microsoft Windows PC, Nintendo Game Boy Advance


A Historia

Um dia, no espaço, o maligno Psy-Crow encurralou um piloto intergalático que havia roubado uma Roupa-cibernética-ultra-high-tech-indestrutível-super-espacial construída pelo Professor Monkey-For-A-Head’, encomendada pela maligna rainha Pulsating, Bloated, Festering, Sweaty, Pus-filled, Malformed, Slug-for-a-Butt para que ela pudesse conquistar a galáxia.

Durante a batalha especial, a armadura caiu na Terra, em cima da minhoca protagonista. Num golpe de sorte, Jim conseguiu entrar na armadura, que acabou transformando-o em um minhoca grande, inteligente (ao menos para os padrões das minhocas) e super-heroísticas.

Jim ouviu Psy-Crow falando com a Rainha Slug-for-a-Butt sobre os rastros de destruição deixados pela armadura e de seus planos sobre sua irmã, a Princesa What’s-Her-Name (“Qual o Nome Dela”, em inglês).

Jim parte para salvar a princesa, lutando contra vários inimigos no caminho, tais como Major Muco, Chuck e Fifi, Evil the Cat e Bob, o Peixe Dourado Assassino.

Earthworm Jim


O desenvolvimento de uma ideia

Earthworm Jim é um jogo que já começou de maneira inusitada. David Perry, era um bom programador, e já havia trabalhado em jogos como Alladin, da Disney, e Global Gadiators, jogo que foi feito para a rede MacDonalds, e até conseguiu um certo reconhecimento. Tudo isso fez com que Perry fosse atrás de alguns milhões de dólares para conceber sua ideia.

Perry correu para Playmates, uma das gigantes da indústria de brinquedos da época, que estava tentando se envolver na fonte de dinheiro que era os videos games na época. Em contato com Doug TenNapel, que é criador direto da famosa série Catscratch, do canal de desenhos Nickelodeon, foi concebido nosso heroi em questão, Earthworm Jim.

Earthworm Jim foi concebido com um típico herói americano cartunesco, com seu traje espacial desengonçado, e sua arma de raios, com um comportamento típico de um verme, fazendo valer seu nome. Mas as ambições de Perry não estavam só em seu jogo, e com isso ele conseguiu um pouco mais que lançar um bom jogo de vídeo game.

Earthworm Jim


Lançamento

Com o lançamento do jogo, veio a oportunidade de lançar mais alguns produtos com a marca Earthworm Jim, e Perry conseguiu convencer a Playmates a lançar, além de alguns produtos menos relevantes, um desenho animado. Convenhamos que a animação na TV, apesar de ser boa, assim como o jogo, não conseguiu tamanho sucesso como a ideia principal.

Earthworm Jim, é um ótimo jogo, e até hoje é lembrado como um clássico dos jogos de plataforma e aventura dos anos 90. Um dos pontos forte do jogo é a animação, pois diferente do método usado para animar os jogos da época, Earthworm Jim usa uma forma de animação muito usada para desenhos exibidos na TV, fugindo do conceito dos consoles de 16-Bits.

Além do nosso aclamado herói, você tem a companhia do professor Monkey-for-ahead, Evil the Cat e Bob the Killer Goldfish, sendo esses os principais, dentre muitos outros que vão acompanhar você nessa aventura colorida. Todo foram primeiramente desenhados no lápis, e então escaneados, pintados e diminuídos.

O LaserDiscs dos desenhos de Tex Averry, foram usados como exemplos para inspirar a equipe, que também foi induzida a expressar suas ideias e pensamentos apenas em desenhos.

Earthworm Jim


Resumo

Earthworm Jim é uma aventura interativa, muito diferente do que os jogadores estavam acostumados a ver e jogar nos anos 90. Um jogo cheio de cores e com um humor escrachado, que só é encontrado na década de 90.

Ademais, Jim mostra toda sua inspiração, e desde o inicio você já percebe que o game foi concebido de maneira totalmente independente. Atire vacas para o espaço, ande em hamsters gigantes.

Contudo, se você ainda não teve oportunidade de conhecer Earthworm Jim, se de esse prazer e conheça um pouco de como era os jogos de plataforma, que influenciaram toda uma geração, em um tempo, aonde a criatividade não era inibida por conceitos ideológicos.

Nota Game

Marcelo Souza
Gamer Hardcore desde 1991, adorador de café desde sempre. Acompanhe minhas jogatinas no PlayStation. PSN ID: Pagan_race_