Doom 3 PlayStation 4

Doom 3 chegou ao PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. O game chegou a atual geração as vésperas do Lançamento do novo Doom.

Doom 3 foi lançado inicialmente lá no longínquo ano de 2004 para PC, e ao longo dos anos foi saindo para os consoles, chegando agora a atual geração, e vamos ver aqui como o game se saiu. A versão analisada é a de PlayStation 4, lembrando que a minha Gamer tag é aberta é você pode ir lá conferir. Além disso em breve estarei soltando a gameplay completa do game no YouTube.


  • Ficha Técnica

    • Desenvolvedor: ID Software
    • Gênero: FPS, Ação, Terror
    • Plataformas: Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One
    • Modo de Jogo: Single Player
    • Data de Lançamento: 26 / 07 / 2019

  • Historia

Bem vindo a Marte Marine.

Você foi enviado para Marte para trabalhar na segurança do local, essa é uma missão de rotina. Você esta na base da UAC (Union Aerospace Corporation), que esta explorando Marte retirando minérios. Mas no seu primeiro dia algo da errado.

UAC

Após a descoberta de algumas ruínas nos confins subterrâneos de Marte, que supostamente abriria portais para outras dimensões, uma porta para o inferno é aberta. Com esse portal aberto a base é infestada de demônios, e cabe a você agora descobrir o que realmente estava acontecendo na base marciana, e como acabar com isso sem morrer.

Assim começa sua jornada por Marte.


  • Sobre o Jogo

Temos de iniciar esse Review deixando uma coisa bem clara, Doom 3 mudou assim como envelheceu muito pouco desde seu lançamento inicial lá em 2004, até hoje. Mesmo passado por todas as gerações de consoles, Doom 3 não mudou, e o que mudou nessa versão de PlayStation 4 que avaliamos, não mudou para melhor. O game tem alguns problemas que não foram enfrentados pelo jogador no PlayStation 3, mas no atual console da Sony, problemas existem. E eles não deveriam estar lá.

O game mantém a clássica estrutura de colocar o jogador dentro da historia do game, sempre com CGs que envelheceram muito bem, e conversas com NPCs. Aqui temos o primeiro problema, a dublagem por algum motivo não esta em sincronia com o movimento da boca dos NPCs, e isso passa uma sensação muito ruim, pois transparece uma falta de cuidado com o game, que em versões anteriores não tinha esse tipo de problema.

Essa conversa com os NPCs torna o game bem cadenciado, sempre mantendo a narrativa, que a propósito sempre foi linear, e caso você não colete os arquivos distribuídos ao longo do jogo, dificilmente terá noção da historia que se desenrola por trás da historia principal. Durante a ação do jogo, podemos perceber algumas melhorias técnicas e até uma melhor fluides no game, mas mesmo assim, tudo aqui ainda é e lembra que o game se mantém fiel ao seu lançamento original.

Doom 3 é um game aonde a exploração é praticamente ilimitada, você poderá explorar praticamente toda a estação espacial, mesmo que pouco você encontre, pois o clima de solidão e ameça se mantem exatamente como o original, e isso é muito bom. Frequentemente nos pegamos com críticos de Doom 3, devido ao seu avanço tecnológico em comparação aos títulos antigos da franquia, mas a verdade é que Doom 3 é o que mais se aproxima do clima proposto pelos games antigos.

Sendo assim espere sempre estar no limite entre o céu e o inferno, tanto pela própria proposta do game, quanto pelas dificuldades que esse ramake lhe proporciona.


  • Jogabilidade

Nunca foi técnico. Doom nunca foi uma franquia de FPS que prima pela técnica do jogador ou por qualquer estratégia mais calculista e aqui tudo se mantem como sempre foi. Em Doom 3 o negocio é atirar, e atirar em tudo e em qualquer lugar. Em pouquíssimas partes do jogo você vai precisar flanquear, se esconder e nunca você passará desapercebido por um inimigo.

Doom 3 Zombies

O game também não tem qualquer sistema de dano além da distancia entre alvo e agressor. Sendo assim pouco importa se você atirar no pé ou na jugular do seu alvo, o que vai determinar o dano é a distancia entre você e a vitima, e isso ainda só se aplica em algumas armas como a Shotgun e granada, para armas como metralhadoras ou armas laser, pouco importa também a distancia.

Em Doom 3 você ainda mantem  as mesmas habilidades de pular, abaixar e correr. É só isso que você sabe fazer e é só isso que você precisa saber. Um detalhe primordial é a sua lanterna, Doom 3 é um game bem escuro e sua lanterna pode fazer a diferença. No lançamento original do game para PC, você não podia usar a sua lanterna e sua arma ao mesmo tempo, o que era muito legal pois isso deixava o clima ainda mais ameaçador.

Ao entrar em uma sala escura, você tinha de escolher entre entrar armado ou com a lanterna, o que criava um clima de tensão muito alto. Infelizmente isso foi retirado da conversão do game para os consoles, e aqui ainda se mantém assim, sendo assim tudo se mantem original.

Agora vamos falar de coisas não tão legais, Doom 3 tem sérios problemas na sua jogabilidade. Se prepare para uma mira ainda mais difícil que a original, mirar nos inimigos é um caso desesperador de sorte, por muitas vezes, mesmo com o inimigo próximo a você, errar o tiro é normal.

Doom 3 para PlayStation 4 em vários momentos se comportou de maneira instável e com alguns travamentos aonde tive de reiniciar o game. Ficar preso entre grades ou inimigos que ficam paralisados esperado que você simplesmente os execute aconteceu algumas vezes. Por algum motivo quando os inimigos adentravam determinada parte do mapa eles ficavam congelados!

Esses bugs são incompreensivos, pois como disse, em versões anteriores que eu joguei, isso nunca aconteceu, sendo assim não da para entender por que em um console com melhor tecnologia isso venha acontecer. Para verificar esses bugs basta conferir nossa gameplay no meu canal no YouTube


  • Gameplay

Doom 3 é um game muito longo, e nessa versão de PlayStation 4, diferente da versão anterior de PlayStaion 3 não vem com os games Clássicos de Doom. Mas isso não torna essa versão mais curta, pois além da historia principal você terá as DLCs: Ressurection of Evil e Lost Missions. Com tudo isso se prepare para boas horas em Marte.

Pra quem gosta de um desafio maior, tudo continua igual, você pode jogar em diversas dificuldades, mas já na dificuldade Marine que seria a normal, você vai encontrar um bom desafio. Se pretende conquistar o troféu de Platina no PlayStation 4, ai a coisa fica aterrorizante, pois você vai precisar terminar o game na dificuldade Nightmare, aonde sua energia é constantemente consumida até 25, ou seja qualquer golpe de qualquer inimigo é fatal, além disso todos os inimigos são mais agressivos.

Para enfrentar essa horda infernal em Marte você vai contar com todas as armas clássicas de Doom 3, e nada mais que isso, não ha nenhuma arma nova. Considerando que seu arsenal é bem vasto e você tem a BFG Gun, você esta bem servido de armas para todas as ocasiões.


  • Resumo

Para quem gosta da franquia antiga de Doom, o game se mantém fiel, mesmo com alguns problemas, voltar a marte na pele de Doom Guy nesse clássico é muito divertido. Para os que gostarão do último Doom, talvez fiquem um pouco decepcionados, pois em Doom 3 você realmente esta preso no inferno e é sistematicamente atacado e ameaçado, diferentemente de Doom, aonde você é a ameça e em poucos momentos os inimigos conseguem intimidar você.

Pra quem não conhece os games antigos da franquia, essa não é a melhor forma de ser introduzido aos games clássicos da série, mas ainda sim pode ser uma porta de entrada para que você conheça toda a obra de Doom.

 

Um forte abraço a todos os Marines.

°°Marcelo Paganrace


Inscreva-se no canal do Teoria Geek no Youtube e nos acompanhe também nas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.