Gorillaz Demon Days
Ficha Técnica
Artista: Gorillaz
Álbum: Demon Days
Faixas: 15
Gênero : Rock Alternativo / Hip-hop
Gravadora: Virgin Records
Ano: 2005

 

INTRODUÇÃO:

Em “Demon Days”, o Gorillaz apresenta ritmos e visuais cheios de estilo, cravando sua marca como uma das mais ousadas já lançadas na história da música.

SOBRE A BANDA:

Podemos dizer que o Gorilaz é um dos projetos mais diferenciados e inovadores da música pop mundial. Composta por quatro integrantes virtuais ( 2D, Noodle, Russel Hobbs e Murdoc Niccals), a banda foi criada em 1998 pelo vocalista e líder do Blur, Damon Albarn e pelo cartunista Jamie Hewlett, criador da história em quadrinhos “Tank Girl”. O primeiro contato que tive com as músicas do Gorillaz foi através de clipes pela antiga MTV Brasil, que despertaram meu interesse não só por serem bastante chamativos e bem feitos, mas pelo estilo criativo e eclético presente na sonoridade do grupo.

SOBRE O ÁLBUM:

Lançado em 2005 ( ano bem produtivo no cenário da música mundial ), “Demon Days” é o segundo álbum de estúdio do Gorillaz. Contando ao todo com 15 faixas, o disco traz em sua capa uma referência ao “Let It Be” dos The Beatles e à arte de “Blur: The Best of”. As músicas de “Demon Days” possuem uma estética que mescla rock alternativo, hip-hop e pop em uma abordagem psicodélica muito bem construída. Dentre as excelentes faixas do álbum, o destaque fica com os singles “Dare”, “Feel Good Inc” e “Dirty Harry”.

CONCLUSÃO:

Atualmente, o Gorillaz possui aproximadamente 15 milhões de discos vendidos em todo o mundo. Quando o grupo surgiu, me lembro de ter ouvido alguns críticos de música da época falando que a ideia era boa, mas que não ia durar, que ia acabar caindo na chamada “maldição do segundo disco“. Com “Demon Days”, todos os integrantes desse criativo projeto mostraram o contrário, sabendo equilibrar inovação visual e musical de uma forma que até hoje não foi superada!