O documentário “Retratos Fantasmas”, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”, “Aquarius”, “Bacurau”) terá sua estreia mundial na Seleção Oficial da 76ª edição do Festival de Cannes, que ocorre de 16 a 27 de maio na cidade de Cannes, no sul da França. O filme de 91 minutos, produzido por Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coproduzido pela Vitrine Filmes, de Silvia Cruz e Felipe Lopes, é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem e será exibido em Sessão Especial fora de competição. Este é o terceiro filme do diretor na Seleção Oficial de Cannes, depois de “Aquarius”, em 2016, e “Bacurau”, codirigido por Juliano Dornelles, em 2019, quando ganhou o Prêmio do Júri.
“Retratos Fantasmas” tem o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.
“Palácios de cinema em centros de cidades são comuns a muitos outros lugares do mundo, mas ocorre que eu sou pernambucano, recifense, e parti para mostrar essa geografia da cidade a partir de um ponto de vista pessoal”, aponta Kleber. “Recife é também uma cidade que ainda desfruta de um cinema espetacular como o São Luiz, um palácio de 1952. Hoje, são poucas as cidades no mundo que ainda sabem o que isso representa”, comenta o diretor, em relação aos cinemas de rua.
Cerca de 60% do documentário é composto por material de arquivo, com fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na produção pernambucana de cinema, de televisão e de instituições como a Cinemateca Brasileira, o Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e a Fundação Joaquim Nabuco.
O trabalho de montagem ao lado de Matheus Farias, também um realizador – seu curta-metragem “Inabitável”, codirigido por Enock Carvalho, foi multipremiado no Brasil e no exterior –, reúne imagens dos mais variados formatos.
“É uma felicidade e uma honra estar de volta à Seleção Oficial do Festival de Cannes com um projeto que é um trabalho diferente dos filmes de ficção que já apresentamos por lá, do ponto de vista da produção, mas que é tão pessoal quando ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’ são. ‘Retratos Fantasmas’ traz temas que atravessam toda a obra de Kleber. Inclusive, seu primeiro longa-metragem é o documentário ‘Crítico’, de 2008”, lembra a produtora Emilie Lesclaux.
“Retratos Fantasmas” foi realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Agência Nacional de Cinema (Ancine). O filme será lançado nos cinemas brasileiros no segundo semestre deste ano pela Vitrine Filmes, mesma distribuidora dos filmes anteriores de Kleber Mendonça Filho.