Resident Evil 4 Remake: semelhanças com o game original já reveladas

Com nossa última experiência, é difícil falar de um remake da CAPCOM sem dar aquele calafrio no estômago. Afinal, o tão amado terceiro título numerado da franquia não teve uma releitura tão apreciada devida a falta de fidelidade com o game original. Entretanto, com os remakes incríveis de Resident Evil 1 e 2 já lançados, tivemos prova do quão a CAPCOM pode ser primorosa quando ela quer.

Felizmente, Resident Evil 4 Remake parece estar chegando para pegar os bons resultados colhidos anteriormente e dobrá-los, já que, pelo que vimos até aqui, muito do original está sendo mantido e melhorado de uma forma que está levando os fãs à loucura enquanto esperam.

Resident Evil 4 Remake é uma reimaginação do game original lançado em 2005, o qual retrata a missão de Leon S. Kennedy de resgatar a filha do Presidente de um sequestro que a tudo indica, levou a garota até um vilarejo Europeu. Leon, que já havia enfrentado o desastre biológico, que aconteceu na cidade de Raccoon City há seis anos, agora é apresentado como um agente do Governo, experiente e renomado.

Mas quais as principais semelhanças que o Remake apresenta em comparação ao game original que já pudemos conferir? Bora lá…

CÂMERA EM TERCEIRA PESSOA / MECÂNICA DE DEFESA

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Para o alívio da maioria dos fãs, a câmera em terceira pessoa que foi uma das principais características inovadoras do original, se mantém. Com a premissa da CAPCOM de optar pela primeira pessoa nos jogos atuais, alguns rumores nos fizeram temer que o Remake poderia vir neste formato, mas a câmera original se manteve (amém!).

Algo que parece ter melhorado em comparação ao original, é a mecânica de defesa. Ela nos permite sobreviver e esquivar de determinados ataques com a chance de sobrevivermos de um golpe fatal ou até mesmo de mantermos a barra de vida intocada.

VILAREJO / CASTELO / ILHA

 

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Dos três locais marcantes que exploramos no game original, dois deles já podemos confirmar pelas imagens liberadas:

Em primeiro lugar, o vilarejo se mantém. Ou seja, podemos vê-lo na maior parte das cenas reveladas até então, porém, enquanto no ano de 2005 nos deparamos com um cenário que possuía em sua maior parte um ambiente claro, agora, encontraremos algo mais sombrio, assustador e macabro. Cenários com estradas e cabanas mais escuras e sangrentas estão em grande evidência na reimaginação.

Quanto ao castelo, sem muitos detalhes, podemos perceber, também, a presença de alguns dos inimigos que já enfrentávamos.

Já a ilha, terceiro cenário presente no original, ainda não foi confirmada oficialmente no Remake. É de se imaginar que com o grau de fidelidade aparente nos dois primeiros cenários, o terceiro também seja mostrado em breve, contudo, por enquanto ele ainda não deu as caras.

GANADOS COMUNS E SOLDADOS / ZEALOT (MONGES)

 

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Nossos queridos (ou nem tanto) Ganados estão mais que presentes. Eles já eram violentos antes, mas agora parecem ainda mais sedentos. Com designs de tirar o fôlego, nossos inimigos mais comuns do vilarejo parecem estar em sua melhor versão. Os produtores prometem que além de mais armas e mais tipos de ataques, estes serão inimigos com maior dificuldade em comparação ao que o original apresentava.

Com uma breve aparição, os monges presentes no castelo aparentam estar fazendo parte da reimaginação também. No original, eles aparecem em diversas formas e assim como os Ganados, com mais de um tipo de arma em mãos, porém são ainda mais perigosos por terem maior resistência. Como os moradores do vilarejo parecem mais agressivos que antes, podemos imaginar que a passagem pelo castelo pode vir a ser um desafio e tanto.

Já os Ganados Soldados que no original encontramos no cenário da ilha… Bom, ainda estamos aguardando pela presença deles.

LAS PLAGAS

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Apenas com a presença de uma sombra sendo mostrada, já podemos nos preparar para enfrentar os Ganados com a Plaga eclodindo do sistema nervoso como já estamos acostumados. No vilarejo, os hospedeiros eram mais simples de matar, mas adiante haviam algumas Plagas que nos matavam na primeira investida… Que as granadas de luz estejam sempre a mão!

LOS ILLUMINADOS

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É claro que isso não é surpresa, já que o culto é a raiz do plano de dominar o mundo que tinha como parte fundamental o sequestro da filha do Presidente. E com algumas imagens do símbolo de Los Illuminados, já podemos crer que a fidelidade nesta parte da trama está bem encaixada.

DR. SALVADOR

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O icônico (e apavorante) morador do vilarejo está de volta e como todo o resto, mais brutal e assustador do que já conhecíamos. Contudo, felizmente, a gameplay mostra que não seremos “apenas” decapitados quando ele nos alcançar com sua motosserra, e sim teremos a chance de nos defender e interromper seu golpe com nossa superpoderosa faca indestrutível (piadas a respeito nunca serão demais).

EL GIGANTE / DEL LAGO

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O gigante que encontramos pela primeira vez pouco antes de encontrar a Ashley na igreja, estará presente no Remake. Certamente mais brutal e resistente, ele será um grande desafio se não tivermos a ajuda canina com a qual estávamos acostumados…

Quem se torna presente também é o gigante presente no lago, o qual encontramos com um bote que utilizamos para (tentar) atravessar o lago. Nos resta saber, apenas, se continuaremos apenas com os arpões para derrotá-lo.

BITORES MENDEZ

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Chefe do vilarejo, mais alto e mais forte que os Ganados, no qual o enfrentamos na parte final de Pueblo na trama original, quando ele se transforma em uma criatura deformada e muito mais resistente. A mutação parece que foi mantida, o que nos resta saber se o encontraremos mais vezes, como antes, e se teremos mais interações com ele na reimaginação.

POLICIAIS

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Quando o game original se inicia, na companhia do Leon temos dois policiais. Já conseguimos ver de início a presença dos dois, embora no Remake um deles encontraremos caído na cabana. Algo diferente, pois anteriormente o víamos sendo jogado no Lago. Mas o outro estará amarrado na fogueira presente na vila, exatamente igual ao que já víamos.

INGRID HUNNIGAN

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A Coordenadora de Missões estará novamente nos auxiliando na trama. Parecendo se comunicar com o Leon regularmente para saber sobre o progresso da missão e ajudar lhe fornecendo informações para facilitar o caminho até a Ashley.

VERDUGOS

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Os guarda-costas de Ramon Salazar aparecem presentes atrás dele, como na versão original. Se seguirem conforme a trama já apresentava, enfrentaremos um deles diretamente nos esgotos de forma extremamente agressiva e dificultosa, porém é um combate opcional, ou seja, podemos nos esquivar e esperar para fugir. O segundo auxilia Salazar em sua transformação para uma batalha na parte final do castelo.

RAMON SALAZAR

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Dono do castelo localizado próximo ao vilarejo e membro remanescente da família Salazar, em seu papel original ele aparece em algumas cutscenes para falar com o Leon. Contudo, apenas interagimos com ele quando se associa a uma Plaga mais poderosa presente no castelo, que ele tenta usar para aniquilar o protagonista.

OSMUND SADDLER

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Saddler foi o mentor do sequestro da filha do Presidente e o maior responsável pela infecção dos moradores da região, pelas Las Plagas. Líder do culto de Los Illuminati, nos deparamos com ele algumas vezes por cutscenes, tendo-o presente no confronto final do jogo original.

MERCHANT / TESOUROS / MUNIÇÃO / PESETAS

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E como nosso amado e misterioso mercador poderia faltar? Ele já foi apresentado e parece que as negociações melhoraram entre os itens já conhecidos por nós, se mantendo até o padrão físico das caixinhas de munição.

GALINHAS / CORVOS / CACHORRO

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Parecendo apenas meros detalhes para novos olhos, mas sendo longe disso para os veteranos, temos nossas queridas galinhas que botavam ovos para nossa sobrevivência (literalmente!).

Os corvos que ao serem derrubados conseguíamos suprimentos diversos também marcam presença e, claro, que nosso gentil cachorro é um de nossos maiores desejos.

As galinhas e os corvos já podemos ver, porém sem a certeza de que terão a mesma utilidade.

No que se refere ao cachorro que ajudávamos no início e depois nos retribuía no confronto com o El Gigante… Bom, eis um ponto complicado de se falar. Foi possível vermos um cão muito semelhante morto, próximo a uma armadilha exatamente igual a qual podíamos salvá-lo no original. Se é o mesmo cachorro, não podemos ter certeza, mas se for, já vamos deixar um balde para as lágrimas ao lado do sofá.

PERSONAGENS

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E por último e o mais importante, é claro que nossos personagens principais estão de volta. Melhorados com Unreal Engine de dar respeito e causar absurda admiração, Leon, Ashley, Ada e Luis se apresentam com grande semelhança ao visual original, o que nos causa mais um conforto em nosso coração gamer.

Entretanto, algo que está deixando a maioria dos fãs nervosos, é a ausência (até o momento!) de Jack Krauser. Um antigo soldado a serviço do exército norte-americano e ex-parceiro do Leon, algo que ocorreu em 2002 na Operação Ravier, apresentada em outro jogo da franquia. Esperamos ansiosos a aparição do personagem, já que em Resident Evil 4 ele é parceiro de Albert Wesker e foi quem raptou a Ashley, se infiltrando no culto de Los Illuminados. Aliás, não podemos esquecer que o confronto entre Leon e Krauser certamente é um dos mais icônicos da franquia! É incrível e vamos torcer para ser mantido algo semelhante.

E estas são as principais semelhanças do Remake de Residente Evil 4, com o game original apresentadas até aqui! Lembrando que, sem dúvidas, serão liberadas novas imagens que atualizarão essa listagem (assim sonharemos até lá!).

Resident Evil 4 Remake chega para PS4, PS5, Xbox Series X|S, e PC via Steam em 24 de março de 2023.

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