Hoje traremos um especial sobre o Resident Evil 4, jogo bastante aclamado pela comunidade gamer. Lançado há 18 anos, seu sucesso continuou em alta e, agora, temos um remake do game para apreciar. Por isso, decidimos separar 18 curiosidades sobre o jogo e seu remake! Confira abaixo:
1 – A história se passa na Espanha, mas o espanhol falado pelos aldeões é o dialeto mexicano (que tem uma pronúncia diferente). Além disso, a moeda utilizada ao longo do jogo é a Peseta, o que é curioso, já que a Espanha mudou para o Euro em 2001, mas isso pode ter sido feito intencionalmente para mostrar como a área está atrasada em comparação com a Espanha moderna.
2 – A pistola Matilda recebeu o nome do personagem de mesmo nome do filme O Profissional (1994), que também teve como protagonista Leon. Além da Matilda, o jogo presta outra homenam ao filme, com a dificuldade “Profissional” destravável.
3 – Resident Evil 4 esteve em produção por muitos anos devido às constantes mudanças pelas quais passou. O jogo foi cancelado e reiniciado quatro vezes:
- A primeira versão descartada, foi anunciada para o PlayStation 2 sob o diretor de Resident Evil 2 (1998), Hideki Kamiya, e teria apresentado um personagem chamado Tony Redgrave, filho de Ozwell Spencer mencionado em Resident Evil (1996) e Resident Evil Remake (2002), que obteria superpoderes ao ser infectado pelo G-vírus. No entanto, o produtor Shinji Mikami sentiu que o conceito se afastou muito das raízes do survival horror da série. Esta versão acabou se tornando um próprio jogo (e franquia), intitulado Devil May Cry (2001), com Tony alterado para Dante.
- Eventualmente, o desenvolvimento foi movido para o console GameCube e outra versão surgiu, produzida por Shinji Mikami. A segunda versão do game, a primeira versão de Gamecube, com Leon Kennedy, foi apelidada de ‘versão Castle’ ou ‘versão Fog’, e teve Oswell E. Spencer como o principal vilão. Esta foi a primeira versão a apresentar Leon como protagonista, ostentando uma variação de seu traje atual e lutando contra um vírus semelhante a uma névoa. Apresentava Albert Wesker atacando o castelo de Spencer com um novo vírus, que também infecta Leon enquanto ele o explora, dando-lhe superpoderes em seu braço esquerdo. Leon mais tarde seria acompanhado por uma jovem presa e seu cão de ataque BOW, e eles acabariam descobrindo as origens do T-vírus. Outra parte do jogo aconteceria em um dirigível. Esta versão foi cancelada porque o inimigo principal seria uma névoa negra que se mostrou muito difícil de animar. A parceira e seu cachorro acabaram reaproveitados em um jogo separado, Haunting Ground, de 2005, e muitos dos outros elementos finalmente acabaram em Resident Evil 5.
- A terceira versão tinha um inimigo em particular que ostentava um gancho em uma de suas mãos, e até mesmo o logotipo final do jogo ainda reflete isso, sendo chamada de ‘versão Hallucination’ ou ‘versão Hook Man’. Apresentava Leon Kennedy entrando em um castelo assombrado em busca de Sherry Birkin de Resident Evil 2 (1998), onde bonecos e outros objetos ganhavam vida e ele tinha que lutar contra um inimigo chamado Hook Man. Muitos dos elementos desta versão acabaram no jogo final, como: a perspectiva da câmera por cima do ombro, mira a laser, indicador de saúde na tela, entre outros; Sherry Birkin acabou substituída por Ashley Graham. No Japão, um DVD bônus exclusivo incluído com o jogo continha imagens da segunda versão que foi feita.
- Uma quarta versão foi criada, mas nunca revelada ao público; continha os zumbis clássicos novamente, mas foi cancelada depois de alguns meses, antes de Mikami assumir a direção e transformar o título em sua versão final, a quinta versão.
4 – Todos os inimigos neste Resident Evil são inéditos e os antigos não retornaram. Aqui não há zumbis, Cerberus, corvos, aranhas gigantes, Tirants, Hunters ou lickers.
5 – Resident Evil 4 foi originalmente considerado parte de um acordo de exclusividade entre a Capcom e a Nintendo, mas a situação era mais complicada do que parece. Como uma manobra para atrair jogadores mais velhos com jogos mais maduros, a Nintendo fez um acordo com o criador da série e designer da Capcom, Shinji Mikami, para desenvolver três títulos de Resident Evil exclusivamente para o GameCube. Esses três jogos foram Resident Evil Remake (2002), Resident Evil Ø (2002) e Resident Evil 4. Mikami havia perdido a confiança nas capacidades técnicas dos outros consoles e afirmou que se Resident Evil 4 fosse lançado em outra plataforma, ele “cortaria a própria cabeça” (uma gíria japonesa para largar o emprego). No entanto, devido à imensa popularidade da versão Gamecube, mas às vendas decepcionantes, a Capcom decidiu portá-la para o PlayStation 2 e PC também. Como a Capcom e Mikami fizeram acordos separados com a Nintendo, a Capcom alegou que Resident Evil 4 não fazia parte de seu acordo de exclusividade total com a Nintendo. Mikami mais tarde se desculparia pelo jogo se tornar multiplataforma, apesar de sua promessa anterior, mas aprovou a adição de missões adicionais nessas versões. A Capcom e a Nintendo mais tarde negociaram um acordo em que a Capcom portaria Resident Evil 2 e 3 exclusivamente para o GameCube pelo restante da 6ª geração de console. Desde então, Resident Evil 4 mostrou uma longevidade notável, tendo também sido portado para Wii e remasterizado para Xbox 360 e PlayStation 3. Foi então atualizado novamente para um relançamento de PC que mais tarde se tornou a base para lançamentos em HD para o Xbox One, PlayStation 4 e, finalmente, o Nintendo Switch. Versões simplificadas também foram criadas para o N-Gage no Japão, o console brasileiro Zeebo, iPhone e iPad.
6 – Foi a última entrada de Resident Evil dirigida pelo criador da série Shinji Mikami. Ele não se envolveu no jogo seguinte, Resident Evil 5 (2009), afirmando que “não era um jogo que ele teria feito”.
7 – A sequência do corredor em que o jogador tem que desviar de lasers por meio quick time events é provavelmente uma referência ao filme Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002), onde os personagens do filme se deparam quase exatamente com a mesma situação.
8 – O gameplay clássico de tanque foi alterado depois que Mikami percebeu que muitos dos designers dos jogos estavam cansados da mesma fórmula usada em outros jogos da franquia.
9 – Originalmente, haveria crianças entre os aldeões no jogo, mas devido a regras estritas sobre a representação da violência dirigida a crianças em videogames, os desenvolvedores decidiram não incluí-las. Embora não seja abordada no jogo, a explicação oficial é que as crianças não podem sobreviver à infecção Las Plagas, então todas morreram muito antes de Leon chegar à vila.
10 – Quando Ada e Leon se encontram nos aposentos de Salazar, Ada se esgueira por trás e (após uma breve luta) diz a ele: “Long time no see” (Há quanto tempo!). Albert Wesker diz a mesma coisa quando aborda Chris Redfield por trás em Resident Evil: Code: Veronica (2000).
11 – Ada Wong foi interpretada por Jolene Andersen no remake de Resident Evil 2 (2019), porém, no remake de Resident Evil 4, Lily Gao, a interprete de Ada Wong em Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (2021) assume o papel.
12 – O desenvolvimento do remake já havia começado em 2018. A Capcom vinha colaborando com o estúdio M-Two, que estava responsável pelo desenvolvimento, mas eles acabaram cortando os laços devido a diferenças criativas. O estúdio M-Two queria permanecer o mais fiel possível ao jogo original, enquanto a Capcom queria levar o remake em uma direção diferente. No início de 2021, a Capcom mudou o desenvolvimento internamente e muitos membros da equipe que já trabalharam em Resident Evil 2 (2019) retornaram.
13 – Ao contrário do jogo original, é possível evitar totalmente a primeira batalha contra os aldeões. Quando o jogador usa um rifle de precisão no New Game Plus, atirar no sino da igreja fará com que ele toque, o que faz com que os moradores vão para o prédio mais cedo.
14 – Este é o primeiro jogo de Resident Evil onde a Umbrella não é responsável pelas criações de monstros e armas bio orgânicas (BOW). A Umbrella já se foi a essa altura, mas ainda pode ser que retorne.
15 – O jogo original de 2005 apresenta uma dificuldade dinâmica, o que significa que o jogo adapta a força, resistência e até número de inimigos dependendo de quão bem ou mal o jogador está indo.
16 – A Maginum semiautomática Killer7 recebeu esse nome em referência ao game homônimo da Capcom de 2005, outro jogo da Capcom produzido por Shinji Mikami.
17 – Duas versões diferentes foram feitas para o PC. A primeira versão foi baseada na versão para PlayStation 2 e publicada pela Ubisoft em 2007. Foi bastante criticada pela falta de controle do mouse, falta de iluminação em certas partes e a baixa resolução de textura, o que a tornava inferior às versões de PlayStation, Wii e Gamecube. Uma segunda versão amplamente aprimorada, baseada nas versões HD para PlayStation 3/Xbox 360, foi publicada pela Capcom em 2014.
18 – Aqueles infectados e controlados por Las Plagas são chamados de Ganados. Em espanhol, “ganado” significa “gado”. No entanto, raramente é usado no plural (exceto como uma forma do verbo “ganar”, que significa “ganhar” ou “ganhar”).
Não nos abandone ainda, tem muita coisa legal acontecendo, dê uma olhada aqui.