Autor(a): David Nicholls

Editora: Intrínseca

Numero de páginas: 410

Ano de Publicação: 2009

Sinopse: 

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia – 15 de julho.


O livro Um dia, foi escrito por David Nicholls e publicado pela editora Intrínseca em junho de 2009. Teve sua obra adaptada para as telonas em outubro de 2011.
Convido vocês leitores a embarcarem nessa jornada comigo e conhecerem a história de Emma Morley e Dexter Moyhew.

004
“Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procura está bem na sua frente.”

Tudo começa no dia 15 de julho do ano 1988 no dia da formatura de Emma e Dexter, em um dia despretencioso de grandes acontecimentos, contudo acaba marcando a vida deles para sempre.
Quando os dois passam a noite juntos, entre flertes e conversas sobre o futuro, acaba nascendo ali uma grande amizade, daquelas que tem tudo para durar uma vida inteira.

003

Embora não fosse sentimental, havia ocasiões em que Dexter podia ficar quieto vendo Emma Morley rir ou contar uma história. Sendo assim, sabia com absoluta certeza que ela era a melhor pessoa que conhecia. Às vezes quase tinha ate vontade de dizer isso em voz alta, interrompê-la para fazer essa afirmação.”


Diferentes visões de um mesmo sonho

Emma muito realista e idealista sonha em ser escritora e ajudar a mudar o mundo, entretanto Dexter era o oposto, queria viver o agora, sem se preocupar com o futuro, sempre muito imprudente se deixava levar pelo mundo “das coisas fáceis”, vivia rodeado de bebidas, drogas e inúmeras mulheres.
Mesmo com vidas e ideais completamente diferentes, a amizade acabou prevalecendo. Todos os anos, exatamente no dia 15 de julho, nos acompanhamos por onde andam Em e Dex, alguns anos eles passam juntos como bons amigos, mas outros eles acabam nem se falando direito.

002
“As pessoas mudam, não adianta ser sentimental a respeito. O negócio é ir em frente, encontrar outras pessoas.”

Vivendo uma história cheia de “e se”, nos perguntamos a todo momento, e se Emma tivesse dito algo? ou e se Dexter não tivesse feito aquilo, será que essa história teria sido diferente?. E assim vamos acompanhando a história de um amor platônico. Porém que por duas décadas vive resguardado e escondido por trás de uma grande amizade linda e forte, mas cheia de altos e baixos.

001
“Ela o fez decente, e em troca você a fez feliz.”

Um dia: Opinião

Uma história real que nos faz refletir sobre o nosso cotidiano, em como nossas escolhas nos afetam, e muitas vezes ao optarmos por não lutar pelo que queremos isso pode nos levar a caminhos sem volta, cheio de arrependimentos. Enfim um livro marcante, daqueles que nos deixa extasidos por muito tempo, emocionante e carismático. Entretanto, uma leitura leve porém bem intensa em que a todo instante torcemos para que os dois protagonistas caiam em si, e entendam que o que sentem um pelo outro é bem mais que uma bela amizade.

• ONDE COMPRAR •
• Amazon •

Selo menina 10

Você pode conferir mais resenhas como esta neste link aqui.