Luz dos Jedi
Ficha Técnica
Autor: Charles Soule
Editora: Universo Geek (Universo dos Livros)
Ano de lançamento (Brasil): 2021
Sinopse: Na Alta República, a organização absoluta dos Jedi é colocada à prova diante de uma catástrofe que extrapola sua capacidade de controle e pode custar bilhões de vidas. Serão eles capazes de reverter os danos resultantes desse desastre e garantir a sobrevivência dos cidadãos livres da galáxia?

 

“Somos todos a República”

Hello There. É com esse lema que vamos conhecer o novo projeto da Lucasfilm/Disney: os Jedi de Star Wars: The High Republic (A Alta República).

Luz dos Jedi
Projeto: Star Wars: The High Republic

Em uma junção de autores, roteiristas e quadrinistas, a Lucasfilm criou A Alta República, que contará a história, por meio de livros e HQ’s, de um período de 200 anos antes dos eventos de Star Wars: A Ameaça Fantasma.

Dessa forma, o objetivo é abordar os Jedi em sua glória e a era de ouro da República da Galáxia muito muito distante.

Sobre o Autor

O advogado, músico, roteirista de quadrinhos e romancista americano, Charles Soule, já escreveu sobre outros personagens que não são de Star Wars, como She-Hulk, Inhuman e, juntamente com Steve McNiven, criou “A Morte de Wolverine”.

Luz dos Jedi
Autor: Charles Soule

No entanto, é no Universo Expandido de Star Wars que sua fama é crescente com as seguintes obras: Star Wars: Poe Dameron e Star Wars: Darth Vader: Lorde Sombrio dos Sith.

Por fim, encontra-se, agora, no projeto da Alta República de Star Wars, onde escreveu este primeiro romance.

Sobre a História

A história é dividida em três partes: O Grande Desastre, As Trilhas e a A Tempestade.

Primeira Parte: O Grande Desastre. Basicamente, vai contar sobre a terrível catástrofe que ocorreu com a nave Legacy Run no hiperespaço e as “Emergências” causadas por ela.

Segunda Parte: As Trilhas. As consequências geradas por esse desastre e algumas histórias paralelas relacionadas à trama principal.

Terceira Parte: A Tempestade. O ponto de encontro entre as histórias e o clímax do livro.

Sobre a Narrativa

Eu achei muito interessante a maneira que o autor usou da narrativa em “Luz dos Jedi”.

Isso porque na Primeira Parte, a narrativa flui e você não consegue parar de ler em nenhum momento, porque os acontecimentos e os próprios capítulos te fazem ler mais rápido.

Já na Segunda Parte, esse ritmo diminui, até para você entender e se familiarizar mais com a história e os próprios personagens.

Para, assim, na Terceira Parte, o ritmo ser conduzido de uma forma mais frenética até chegar aos acontecimentos finais (sério, aqui eu nem conseguia respirar direito).

Aliás, ainda sobre a narrativa, para quem assistiu aos filmes de Star Wars, sabe que a história ocorre da seguinte maneira: cada personagem ou núcleo de personagens está em um certo momento ou locais diferentes e ao final, há um ponto de junção entre eles.

Em Luz dos Jedi ocorre o mesmo. Ou seja, a cada capítulo, você vai seguindo a história de um núcleo diferente e ao final, ocorre o cruzamento dessas histórias paralelas – muito semelhante, por exemplo, com o Senhor dos Anéis de Tolkien ou as Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin.

A Era de Ouro da República e dos Jedi

A Alta República está no seu auge. Isto é, diferente das prequels, aqui, a Galáxia Muito Muito Distante estava unida para o desenvolvimento de todos.

A vontade era tanta de ajudar uns aos outros, que da mesma forma que os Jedi, a República também tinha um lema: “Somos todos a República”.

Ou seja, totalmente diferente da República decadente das prequels e da série Clone Wars, que acabou por sucumbir ao Império.

E quanto aos Jedi? Se existia uma era de ouro dos Jedi, era a época da Alta República.

Luz dos Jedi
Os Jedi da Alta República

Aqui, os Jedi verdadeiramente se importavam com as pessoas em detrimento de suas vontades. Eles tinham um senso de justiça e altruísmo muito diferente daqueles que conhecemos na época da temível Ordem 66 – ou melhor dizendo, os verdadeiros cavaleiros da Távola Redonda daquela época.

A Força era utilizada somente como defesa e nada mais.

Sobre os Personagens

Luz dos Jedi veio para que o leitor do projeto Alta República se familiarize com os novos personagens que estarão nos livros e nos quadrinhos.

Então, você vai ver muita explicação de quem são cada Jedi, a raça as quais pertencem, seu modo de sentir a Força (para cada Jedi era diferente) e seus anseios. Dentre eles, temos: Avar Kriss, Elzar Mann, Loden Greatstorm, Sskeer, Bell Zerrifar, Burryaga, entre outros.

Da mesma forma, é apresentando os novos vilões da Alta República, chamados de Nihil, eles eram anarquistas da Orla Exterior, compostos por Raios, Nuvens e Tempestades, que se assemelham bastante a piratas e saqueadores da Galáxia.

Luz dos Jedi
Os Nihil

Eles são divididos e liderados em três tropas, juntamente com o Olho, chamado de Marchion Ro (aliás, uma grande promessa de vilão para a história de todo o projeto).

E você vai adorar conhecer, também, a Chanceler Lina Soh, com seu alto senso de justiça, sabedoria e uso correto da política, que não lembra em nada ao nosso dúbio e (amado) Chanceler/Imperador Palpatine.

Luz dos Jedi
Chanceler Lina Soh

Aliás, uma das coisas que fiquei bastante intrigada, positivamente, é que não há protagonismo em Luz dos Jedi. Claro! Você sabe quem são os vilões e os mocinhos, mas não há um “escolhido”. Todos trabalham em conjunto.

Curiosidade 1

Para quem quer se sentir familiarizado com algum personagem das trilogias dos filmes, alegro a dizer a vocês que, embora tenha uma participação pequena, há a menção do nosso querido Mestre Yoda em Luz dos Jedi.

Luz dos Jedi
Mestre Yoda

Sim! Ele já era Mestre e membro do Conselho Jedi há 200 anos antes da Saga de Skywalker (ô, longevidade, viu!?).

Curiosidade 2

Ademais, a Editora Panini possui os direitos da edição dos quadrinhos da Alta República e já lançou duas HQ’s este ano, com a promessa de lançar muito mais.

Luz dos Jedi
Star Wars: The High Republic – Vol. 1

Veredicto: Luz dos Jedi

Com novos personagens altamente construídos e com uma história típica para quem ama e tem saudades do Universo Expandido de Star Wars, Luz dos Jedi é aquele livro que você somente para de ler quando termina.

A obra, por fim, com sua narrativa muito bem esquematizada e fluída, encanta já no primeiro capítulo e; é uma ótima recomendação a todo fã de Star Wars que queira se aventurar em novas aventuras.

ONDE COMPRAR
• Amazon • Americanas • Submarino •

Que a Força esteja com vocês!

Quer saber mais sobre Livros e HQ’s? Então, clique aqui.