O Mar Sem Estrelas
Ficha Técnica
Autor: Erin Morgenstern
Editora: Morro Branco
Ano de lançamento: 2021
Sinopse: Em síntese, a obra é uma história de amor atemporal que se desdobra em um mundo secreto debaixo da terra ― um lugar de piratas, pintores e navios que navegam sobre um Mar Sem Estrelas. Quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância.

 

“À Procura.” “Ao Encontro.”

Desde que terminei “O Mar Sem Estrelas” fiquei me perguntando como eu iria resenhar ele para você!? Afinal, ele é totalmente sem sentido.

No entanto, foi um dos melhores livros que já li em toda a minha vida.

Sobre a Autora

Erin Morgenstern define seu trabalho como um “conto de fadas, seja de um jeito ou de outro“.

O Mar Sem Estrelas
Erin Morgenstern

Segundo a autora, ela escrevia pequenas coisas aleatórias quando estava nos ensinos fundamental e médio, mas nunca se considerou uma escritora.

Estudou dramaturgia na faculdade e tem como lema favorito de vida uma frase de Neil Gaiman: “Continue escrevendo e termine as coisas”.

Sobre a História (ou as Histórias)

Você está na biblioteca da faculdade, procurando um livro para ler. De repente, você encontra um livro de contos, que não sabe como foi parar ali e ninguém da secretaria da biblioteca sabe sobre ele.

Pois bem! Tamanha é a sua curiosidade sobre o livro, que você resolve levar consigo. E ao ler, você percebe que uma história contada nele é sobre um momento curioso da sua infância, no qual você nunca havia compartilhado com ninguém.

Surreal, não!?

Mas essa é a premissa da história de Zachary Ezra Rawlins. No entanto, posso lhe dizer que ele não é o único protagonista da história. Isso porque as histórias, do misterioso livro de contos, estão entrelaçadas e o desfecho delas é algo bem maior do que o nosso “suposto” protagonista possa imaginar.

Aliás, vale dizer, que ele somente tem três pistas para resolver o mistério:

Uma abelha, uma chave e uma espada.

O Mar Sem Estrelhas

Sobre a Narrativa

“O Mar Sem Estrelas” é um livro diferente de tudo o que você já tenha lido antes. Na verdade, ele é uma experiência! Quer dizer, não há uma explicação lógica para a obra. E isso é bizarro, mas sensacional!

Embora sua narrativa seja um tanto quanto poética e cheia de metáforas, não é um livro difícil de ler. Pelo contrário! Sua narrativa é prazerosa e fluída. Ou seja, quando você engata a primeira, não quer mais parar de ler, embora ele tenha mais de 500 páginas.

Mas, a fluidez para por aí! Porque apesar dele ser um livro muito bom de se ler, as respostas não vão aparecer de forma imediata. Na realidade, elas vão aparecer, na hora em que tiver que aparecer e se aparecer!? E é isso que torna “O Mar Sem Estrelas” extremamente maravilhoso.

Sobre os Personagens

Em relação aos personagens, vou falar somente sobre três em especial, porque os demais são essenciais para desvendar os mistérios da trama (logo, não darei spoilers).

À princípio, conhecemos Zachary Ezra Rawlins, um rapaz que estuda videogames e ama livros e se vê envolvido nessa trama, ao se deparar com sua história secreta sendo contada em um livro misterioso.

Embora, ele não tenha uma personalidade decidida, ele busca entender o que está acontecendo e por isso, se permite ir atrás da sua verdade.

Vale dizer que Zachary é homossexual e o que mais encantou é que a autora tratou isso sem nenhum estereótipo, mostrando com total naturalidade e sensibilidade no decorrer da trama.

Outro personagem crucial para o livro se chama Dorian (bom, é como ele se intitula) e ele vai aparecer na vida de Zachary em um momento crucial do enredo, com todo seu ar enigmático.

E, claro, não podemos esquecer de Mirabel, uma pintora de cabelos cor-de-rosa, cuja personalidade forte promete chacoalhar a vida e as decisões de um dos nossos protagonistas (ou todos).

Curiosidade

A autora também escreveu o premiado e best-seller “O Circo da Noite” que estou ansiosa para ler, embora, as duas obras não tenham conexão alguma.

O Mar Sem Estrelas
O Circo da Noite

Obra que já teve seus direitos adquiridos pela Lionsgate (será que teremos um filme por aí!?).

O Mar Sem Estrelas: Veredicto

Com uma leve mistura de A História sem Fim e Alice no País das Maravilhas, a obra “O Mar Sem Estrelas” explodiu a minha cabeça de uma maneira totalmente positiva. Tanto que se tornou um dos favoritos para a vida toda. Senão, o meu favorito!

Em resumo, é aquele tipo de livro que você precisa viver a experiência para entender o que estou falando. Aliás, o próprio editor da obra diz que “tentar descrevê-lo é como colocar uma garrafa de vinho em um copo“.

Por isso, super recomendo a leitura ou vivência (como preferir) e espero que ele seja especial para você o tanto quanto foi para mim.

ONDE COMPRAR
• Amazon • 

Até mais, e Obrigado pelos Peixes!

Quer saber mais sobre Livros e HQ’s? Então, clique aqui!