Pessoas surtando sem motivo, tendo ataques violentos de raiva e pondo fim à própria vida em meio a um desequilíbrio desconhecido. Durante o caos dessa histeria coletiva, descobre-se que há um mistério por trás disso tudo, e os que entraram em colapso sofreram tal reação devido a algo que foi visto por eles. Não se sabe como tudo começou ou o quê causa tal efeito em quem viu, fica implícito apenas que quem observar determinada coisa/criatura perde a noção de comportamento humano e acaba sendo tomado pela selvageria.

A humanidade foi se entregando à barbárie a cada novo surto ocorrido. Poucas pessoas conseguiram escapar dessas crises e as que conseguiram esquivar-se da situação foram vivendo em locais reclusos e que tinham suas portas e janelas cobertas. Não se poderia ver o que estava pela rua, pois o risco de ser apoderado pelo que quer estivesse à solta era imenso.

Todo esse enigma é o que nos leva a se aprofundar no romance de estreia de Josh Malerman, autor de Caixa de Pássaros. Josh teceu uma atmosfera aterradora e dona de um suspense sem tamanho ao criar uma ameaça que é invisível e extremamente perigosa. Não sabemos do quê ter medo, porém o temos, e em grandes proporções.

No livro, acompanhamos a jornada de Malorie, protagonista da história, que luta pela sobrevivência junto com seus filhos pequenos, Garoto e Menina, ambos treinados desde o nascimento para viver na condição de não se permitir enxergar nada e ficar de ouvidos atentos a tudo.

“Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.”

A humanidade vive nessa circunstância caótica há anos e não previsão de esclarecimentos a respeito do que pode causar tamanha destruição e ataques psicóticos.

Em hipótese alguma se deve abrir os olhos e as crianças sabem perfeitamente bem disso. Desde bebês, Malorie os treinou para acordarem sem precisarem abri-los e para que ficassem atentos a tudo que escutassem. Diante disso, os dois possuem uma audição bastante aguçada e em situações de perigo iminente essa característica é o que os faz ficarem alertas para qualquer movimento brusco.

“Não abra os olhos.”

A história se divide em duas vertentes. Em uma delas é narrado como se deu o início dos surtos e como as pessoas foram se adaptando a viverem escondidas, com medo umas das outras, e também com medo de enlouquecerem. Na outra parte da história, temos Malorie, em uma incansável luta por sobrevivência junto com os dois filhos. Acompanharemos os três indo em busca de um local mais seguro e passando por situações aterradoras que deixam em um estado imenso de aflição quem está lendo.

Em meio a todo o pânico vivido pela humanidade em razão de uma poderosa ameaça desconhecida, durante a leitura, sentimos na pele toda a agonia e desespero vivenciados pelos personagens. O clima de tensão é nítido a cada página lida e ao mesmo tempo não dá para largar o livro antes do fim.

Para os amantes de finais bem resolvidos e minuciosamente explicados, a história pode não agradar. O livro não possui um final aberto, por assim dizer. Ele tem um desfecho incrível, porém, podemos perceber que durante toda a narrativa seu intuito é causar pânico com o que pode ou não acontecer e não verdadeiramente explicar a causa ou origem de tudo que se passa.

Em 2017 foi anunciado a adaptação de Caixa de Pássaros. A Netflix comprou os direitos e está produzindo o filme.

Sandra Bullock dará vida à Malorie. E, com um nome de peso tão importante quanto o seu, podemos esperar apenas uma atuação incrível e majestosa, como em todos os trabalhos que a mesma realiza. Sarah Paulson, uma das estrelas de American Horror Story também faz parte do elenco. 

A estreia de Bird Box ocorrerá em 21 de dezembro de 2018 na própria plataforma Netflix.

Confira o trailer abaixo:

//www.youtube.com/watch?v=yN7htb4ngfg

˜GG