Baseado em um mangá, o anime Violet Evergarden foi para mim um dos animes mais cativantes em todos os sentidos: destaque para o design gráfico, músicas e história complexa e emocionante.

Ficha Técnica: 

Episódios: 13 e 1 especial

Temporadas: 1 

Lançamentos: 10 de janeiro de 2018 – 5 de abril de 2018

Gênero: Drama, fantasia, ficção científica, romance, slice of life.

  • Sinopse: Violet Evergarden se passa em um cenário pós guerra. Apresentando a historia de Violet, uma arma criada para o combate na guerra que depois de ser ferida gravemente tenta se tornar uma Autômata de Automemória.

O anime conta a história de Violet Evergarden, que foi um presente oferecido ao Major Gilbert Bougainvillea pelo seu irmão mais velho Dietfried Bougainvillea, mas com a condição de usá-la só como uma arma. Violet era apenas uma criança, a qual foi transformada em uma arma de guerra, um soldado obediente que era visto como um soldado sem coração, pois ela não conseguia entender os seus sentimentos e era totalmente direta em suas palavras e comportamentos e assim só obedecia as ordens de seu Major Gilbert.

Por quatro anos  em guerra, Gilbert a acompanhou e a criou, mesmo que a ela tenha se transformado em uma arma, ele tinha sentimentos e desejo de transformá-la em uma pessoa normal como qualquer outra e livrá-la da guerra e assim ter uma vida fora do campo de batalha, mas porventura em combate Major é ferido gravemente e Violet para o proteger perde os dois braços e com muita angústia ela o tenta salvar com os seus dentes o arrastando. Ele a para, e lhe faz um pedido :

“Viva e seja livre. Do fundo do meu coração… eu te amo”

Após essa batalha, a guerra chega ao fim e Violet acorda em um hospital, onde se encontra com braços mecânicos e na espera da próxima ordem do seu Major, mas quem vai à sua procura é o Claude Hodgins, ex-soldado e melhor amigo de Gilbert. Claude era o presidente da Companhia Postal CH e ajudou Violet dar os seus primeiros passos para ter uma vida normal como qualquer outra pessoa. No início ela ficou relutante a isso e queria ser descartada, pois para ela, não seria mais útil ao Major pelo fato dele não tê-la buscado. No entanto a guerra tinha acabado e não haveria mais necessidade de lutar, sendo assim ela precisava seguir em frente.

 

Na companhia Postal de Claude, trabalham moças, chamadas de  Autômatas de Automemórias, que escrevem cartas para terceiros, nas quais expressam os seus sentimentos. Como Violet não sabia entender os seus próprios sentimentos e nem os sentimentos do Major, ela resolve virar uma Autômata para descobrir o significado das palavras de Gilbert : Eu te amo. Autômatas de Automemória entendem tanto os seus sentimentos quanto das pessoas que as rodeiam e assim, são possibilitadas de escrever perfeitamente cada uma de suas cartas. No entanto ficamos com várias perguntas na cabeça:

Será que Violet vai descobrir o significado?

Vai aprender entender os seus sentimentos e das pessoas que vive em seu ao redor?

Será que ela vai se transformar em uma Autômata ?

E a sua esperança de encontrar o Major ainda está viva ?

Enfim, o anime chama muita atenção no seu design gráfico, de como as cores são vibrantes e cheio de vida, o qual chama atenção do fã, pois fica deslumbrado pelas imagens. A trilha sonora é ótima, aparecendo nos momentos certos e distintos fazendo que tudo fique perfeito em mínimos detalhes. Violet Evergarden exibe emoções e sentimentos fortes em cada episódio que conseguimos sentir junto e viver junto com o anime. Ser feliz e se emocionar junto com os personagens e isso é maravilhoso, pois conseguimos captar o que o autor quer nos passar através de sua obra. É um anime digno de receber muitos parabéns pela sua presença emocional e muito motivadora que incentiva a continuar a nossa caminhada apesar dos problemas que passamos em nossas vidas.

Inscreva-se no canal do Teoria Geek no Youtube e nos acompanhe também nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram.

Trailer: