Inicialmente lançada em 1968, “Surfista Prateado – Origens” aborda mais sobre como se originou um dos personagens cósmicos mais conhecidos da Casa das Ideias, uma das grande criações de Stan Lee e Jack Kirby, o Surfista Prateado.

Surfista-1
Ficha Técnica
Autor: Stan Lee e John Buscema
Editora: Marvel (Original) / Salvat (Brasil)
Ano de lançamento: 1968 (Original) / 2016 (Brasil)
Sinopse: Viaje aos mais distantes rincões do Universo Marvel e explore as origens extraterrenas de Norrin Radd, o Surfista Prateado! Junte-se à Sentinela do Espaço à medida que suas arrasadoras aventuras na Terra o colocam em contato com uma coleção dos mais icônicos personagens dos quadrinhos! Aprisionado a um destino trágico como nenhum outro. Esta é a história do Surfista Prateado. Este volume reúne as edições 1 a 5 da revista Silver Surfer.

 

 

A Origem do Surfista Prateado

Desde já, a HQ demonstra um lado filosófico que se torna uma das grandes essências da personagem. Com isso, somos levados a uma jornada ao lado do Surfista Prateado tentando entender mais sobre os seres humanos, sua cultura e comportamento.

Surfista-2A princípio, a trama apresenta um Surfista tentando entender o seu lugar em meio aos seres humanos, tentando atuar como um herói, ao mesmo tempo que enfrenta uma série de preconceitos, agressões e medo. Trazendo um tom muito humano, reflexivo, intimista, existencial e atual para a HQ, 

Além disso, a HQ explica melhor sobre o porquê do Surfista estar preso dentro do planeta Terra, devido a um confronto com seu ex-mestre, Galactus. Um fator interessante é que durante toda a HQ acompanhamos várias histórias envolvendo a personagem e o fazendo refletir e compreender cada vez mais sobre os seres humanos, inclusive chegando a ter um conflito com o Thor.

Vale ressaltar também, que durante a trama temos uma das primeiras aparições do Mephisto (É o Mephisto!), na HQ o demônio da Marvel tenta fazer com que o Surfista Prateado trabalhe para ele e posteriormente absorver seus poderes.

 

Uma das personagens mais filosóficas da Marvel

À primeira vista, o roteiro de Stan Lee pode parecer bobo ou até mesmo massante. Porém com o passar da narrativa, Lee vai desenvolvendo melhor tanto a personagem quanto aSurfista-3 trama. Criando uma personagem totalmente crível, dando um tom filosófico, reflexivo e existencial para a personagem. Criando momentos que fazem o leitor questionar ou refletir as mesmas questões que o Surfista Prateado está tendo durante a HQ, porém sem se tornar algo cansativo e sim entretendo o leitor.

E o que dizer sobre a incrível arte de John Buscema, sendo considerado um dos maiores artistas dos quadrinhos de todos os tempos, estando ao lado de gigantes como Jack Kirby, Steve Ditko ou John Romita. A arte de Buscema brilha durante toda a HQ, a narrativa gráfica e cada detalhe na arte de John Buscema cria uma sintonia perfeita com o roteiro de Lee. Fazendo este ser um dos seus melhores trabalhos, juntamente com “A Espada Selvagem de Conan” e mais uma vez o estabelecendo como o “Michelangelo dos quadrinhos”.

“Em todas as galáxias, em todos os infinitos recônditos do espaço… Jamais encontrei um mundo mais abençoado do que este…Mais do que qualquer forma de vida, a raça humana foi divinamente favorecida. Mesmo assim, em sua incontrolável insanidade, em sua imperdoável cegueira, ela tenta destruir esta joia brilhante… Este abençoado planeta que eles chamam de Terra”. 

Enfim, “Surfista Prateado: Origens” é facilmente uma das grandes Hqs da Marvel Comics e facilmente um dos melhores trabalhos tanto de Stan Lee quanto de John Buscema. Uma HQ imperdível para qualquer fã da editora ou para amantes dos quadrinhos. 

ONDE COMPRAR

Fiquem ligados para mais informações aqui no Teoria Geek!