A princípio lançada originalmente em 1987, sendo uma minissérie de quatro capítulos e lançada pela DC Comics. Batman Ano Um é uma HQ considerada a origem definitiva do Cavaleiro das trevas, trazendo mais profundidade e complexidade para a personagem. Ou seja, Sendo um ponto de partida perfeito para iniciantes no mundo dos quadrinhos.

Ficha Técnica
Autor:Frank Miller e David Mazzucchellibatman-4
Editora:DC Comics (Original) / Panini (Brasil)
Ano de lançamento:1987 (Original) / 2016 (Brasil)
Sinopse:O ainda tenente, James Gordon foi transferido para a polícia de Gotham City, com sua esposa, Bárbara, que está grávida do primeiro filho de Gordon. Ao chegar no distrito policial, Gordon se depara com corrupção e esquemas armados, tendo um grande desafio pela frente com o, então, Comissário Loeb.

Juntamente com a chegada de Gordon, há a chegada de Bruce Wayne, que estava em uma viagem de conhecimento e treino corpóreo, após presenciar a morte de seus pais.

Começa aí, a batalha de Wayne contra as famílias mafiosas e bandidinhos de rua de Gotham, sem contar a polícia, que nos primórdios de Batman, atacam o morcego freneticamente.

 

 Batman Ano Um: Uma Narrativa Profunda

À primeira vista a história apresenta duas narrativas em paralelo, a primeira sendo de James Gordon e seu famoso bigode e a segunda sendo do bilionário e recém-treinado Bruce Wayne. Entretanto, as duas personagens chegando na suja e corrupta Gotham City.

Desde já, Miller é muito sagaz em abordar essas duas narrativas, trazendo personagens humanos, com falhas e com a mesma ética e determinação. Mas, ainda assim com visões e atitudes completamente diferentes.

batman-1

Batman Ano Um: A Construção da Lenda

Antes de mais nada, algo que chama a atenção na HQ, é que acompanhamos a jornada de Bruce Wayne na construção da lenda do Batman. Nesse sentido, vemos aqui uma personagem muito diferente da tão já consagrada, somos apresentados há um Batman em início de carreira. Contudo, sendo suscetível a falhas.

Da mesma forma vemos Gordon jovem, tentando agir corretamente e lutando sozinho contra uma já corrupta Gotham City. Além disso, somos apresentados ao início da relação de Batman com algumas personagens famosas do universo do Cavaleiro das Trevas, tendo um foco especial em Gordon e o Departamento de Polícia.

batman-2

A arte de David Mazzuccheli está impecável, trazendo um tom visualmente dramático e ao mesmo tempo um ar noir para a história. Em outras palavras, sendo um complemento perfeito para a escrita de Miller. Enfim, Batman Ano Um é uma história incrível que faz qualquer fã do Batman se empolgar e sendo um início perfeito para aqueles que querem iniciar no mundo dos quadrinhos ou no universo do Cavaleiro das Trevas.

• ONDE COMPRAR •

•AMAZON•

 

Veja mais resenhas aqui