Primeiramente publicado em 2010 pela editora Zarabatana Books, “Bando de Dois” de Danilo Beyruth é  uma Hq que traz o clima dos westerns italianos para o cangaço, ou seja, na história dois últimos sobreviventes de um bando de vinte cangaceiros partem em busca de vingança para recuperar as cabeças decepadas de seus companheiros.

bando_1
Ficha Técnica
Autor: Danilo Beyruth
Editora: Zarabatana Books
Ano de lançamento: 2010 (Original / 2020 (Relançamento)
Sinopse: Bando de Dois traz a história de Tinhoso e Cavêra di Boi, os últimos sobreviventes de um grupo de 20 cangaceiros. Leva para o cangaço o clima dos westerns italianos, resgatando a aventura nas histórias em quadrinhos brasileiras. Já conta com edições na Argentina, em Portugal, na Polônia e na França. Bando de Dois é um marco na história das publicações de quadrinhos no Brasil, um sucesso de crítica e público que ganhou na época de seu lançamento, em 2010, os principais prêmios do mercado brasileiro de HQs: Prêmio Angelo Agostini (Melhor Lançamento) e o Troféu HQ Mix em três categorias (Melhor Desenhista Nacional, Melhor Roteirista Nacional e Melhor Edição Especial Nacional). Agora a Zarabatana Books apresenta esta edição especial, colorida, capa dura, formato grande (22, 3 x 30, 0 cm), para comemorar os 10 anos da graphic novel.

 

Um clássico western em meio as HQs brasileiras.

bando_2

À primeira vista, “Bando de Dois” logo remete o leitor aos clássicos westerns spaghetti, principalmente aos filmes do consagrado diretor Sergio Leone. Entretanto Danilo Beyruth é muito sagaz em levar todo esse clima para o cangaço, criando assim uma harmonia perfeita entre os dois elementos.

Na trama acompanhamos os cangaceiros Tinhoso e Caveira de Boi, únicos sobreviventes de uma emboscada ao bando em que pertenciam. A dupla então decide vingar os amigos mortos recuperando suas cabeças, que foram decepadas e colocadas em caixas que estavam sendo levadas para a capital, onde seriam exibidas como troféus.

 

Um filme de Sergio Leone em quadrinhos

bando_3

Desde já, a história apresenta uma clássica trama de western, dois foras da lei em busca de vingança em meio ao deserto. Contudo, Danilo Beyruth traz uma trama concisa, empolgante e extremamente verossímil com a proposta ao levar a obra para o sertão e trazer o elemento do cangaço.

Nesse sentido, a arte de Beyruth cria uma narrativa gráfica impressionante para obra, trazendo cenas típicas do gênero com muita ação e contemplação. Juntamente com a arte temos as cores do francês Fabien Alquier, inicialmente feitas para a edição francesa da obra. As cores de Fabien trazem uma forte inspiração na fotografia de Sergio Leone (Trilogia dos Dólares), com cores vivas e quentes.

Sobre o Autor:

bando_4

Danilo Beyruth é paulistano, publicitário, ilustrador e quadrinista. Primeiramente Em 2007 começou a publicar Necronauta, logo depois ganhou destaque em 2010, com Bando de Dois, da Zarabatana (editora que também tem em seu catálogo os dois álbuns do Necronauta). Em 2010 ganhou três troféus HQ Mix (Melhor Desenhista NacionalMelhor Roteirista Nacional e Melhor Edição Especial Nacional) e um Prêmio Angelo Agostini (Melhor Lançamento).

Depois disso, manteve-se em destaque com a quadrilogia do Astronauta lançado pelo selo Graphic MSP. Assim fazendo um grande sucesso com a sua versão do personagem espacial de Mauricio de Sousa que em breve ganhará uma adaptação numa série animada.

Em 2015, Beyruth foi contratado pela Marvel para desenhar a Gwenpool, construindo uma relação positiva com a editora, Danilo logo passou para Motoqueiro FantasmaGuardiões da GaláxiaCarnificina e outros personagens da “Casa das Ideias”. Atualmente seus últimos trabalhos foram “Samurai Shirô” e “Love Kills” ambos lançados pela Darkside.

 

 

Enfim, “Bando de Dois” é uma ótima Hq e um clássico do meio nacional dos quadrinhos, perfeita para iniciantes e principalmente fãs de western. Com uma trama concisa, porém com um clima clássico do gênero. Uma trama perfeita para fãs de uma boa história. Fiquem ligados para mais informações aqui no Teoria Geek!

ONDE COMPRAR
Veja mais resenhas aqui