A resenha a seguir é livre de spoilers!

Depois de 11 anos e 21 filmes interligados, chega aos cinemas nesta quinta-feira, Vingadores Ultimato. Considerado o maior evento cinematográfico do ano, quebrando vários recordes já na pré-venda dos ingressos, fazendo sites online caírem devido à enorme demanda para as sessões de estreia, e com grande possibilidade de fazer mais de $1Bilhão de dólares já no primeiro fim de semana, a saga do infinito chega ao fim de maneira grandiosa, deixando sua marca na cultura pop como poucas obras já fizeram.

Ficha Técnica
Lançamento: 25 de abril de 2019
Dirigido por: Anthony Russo, Joe Russo (Russo Brothers)
Atores: Chris Evans, Brie Larson, Robert Downey Jr, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Paul Rudd, Josh Brolin, Don Cheadle, Karen Gillan
Gênero: Ação/Aventura/Fantasia
Duração: 181 min

Sinopse:
“Depois dos devastadores eventos de Vingadores: Guerra Infinita, o Universo está em ruínas por conta dos esforços do Titã Louco, Thanos. Com a ajuda dos seus aliados restantes, os Vingadores devem se reunir mais uma vez para desfazer as ações de Thanos e restaurar a ordem do universo de uma vez por todas, não importam as consequências que os esperam”

Se você vem acompanhando as histórias de Tony Stark, Steve Rogers, Thor, Bruce Banner e companhia desde o princípio do MCU (Marvel Cinematic Universe), se prepare. Esse filme vem para coroar de forma majestosa o que a Marvel fez com todos os personagens e histórias ao longo desses 11 anos. É um filme feito para os fãs, FATO! E não que isso seja uma coisa ruim, pelo contrário, é uma forma de agradecer as pessoas que acompanharam as histórias desses heróis por todo esse tempo, entregando algo tão surpreendente só comparável na minha opinião ao final da trilogia do Senhor dos Anéis (O Retorno do Rei).

O filme está dividido em 3 atos bem distintos (1 – consequências do estalar de dedos de Thanos, 2 – missão estilo roubo a banco e 3 – batalha final) e dentro desses atos, todos os personagens principais tem seus momentos de destaque e importância para o desenrolar da trama, sem que nada fique parecendo forçado e gratuito. As piadas estão lá, o drama também, além é claro da ação que nesse filme se dá de maneira bem mais comedida até praticamente o 3º ato final. Mas não é por causa dessa falta de ação desenfreada no início e meio do filme, que o mesmo se torna cansativo ou chato. Os diálogos e toda a construção da história prendem a atenção de forma que não vemos o tempo passar. O motivo são todas as referências e situações dispostas na trama, que fazem com que o fã se sinta agraciado por poder relembrar fatos e emoções sentidas ao ter assistido os outros longas do MCU, agora de uma maneira diferente por assim dizer.

O roteiro tem alguns furos mas não atrapalha a experiência, nunca sendo cansativo demais e nem muito expositivo, levando a trama de maneira fluida para sua conclusão. Os efeitos especiais são o que se espera de um longa dessa grandiosidade, sendo muito competentes e entregando cenas memoráveis. Mas é o elenco que realmente brilha e rouba a cena. Aqueles personagens que já aprendemos a amar são o ponto alto do filme. Se prepare para rir com eles, torcer por eles, temer por eles e chorar com eles.


Vingadores Ultimato vem para fechar um ciclo e consegue fazer isso de forma magnífica. O filme diverte, emociona, faz vibrar, ficar apreensivo, mas principalmente faz com que as histórias que viemos acompanhando nos últimos anos se encerrem de forma digna e honesta abrindo espaço para novas histórias, novos personagens e novas experiências nos anos vindouros. O filme é um presente para todo o fã desses personagens e um exemplo de que quando as coisas são feitas sem pressa e bem planejadas (viu dona DC), o resultado é algo digno de ser chamado de ÉPICO!


P.S.1 – Evitei falar qualquer coisa sobre a trama em si para não estragar as surpresas que a mesma entrega e os trailers souberam esconder muito bem.
P.S.2 – O filme não tem nenhuma cena pós-créditos. Apenas aguarde até que termine de aparecer os nomes dos atores. É de arrepiar!

Trailer

//www.youtube.com/watch?v=PgrmbRID0eY

~Marcos Viana


Inscreva-se no canal do Teoria Geek no Youtube e nos acompanhe também nas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.