Querem se emocionar hoje? A dica de filme que trazemos é Túmulo dos Vagalumes ( Hotaru No Haka), produzido pelo Estudio Ghibli ( A viagem de Chihiro, O Reino dos Gatos,etc…).
O filme trata sobre a segunda guerra mundial, sob o olhar dos irmãos Setsuko e Seita. É considerado um clássico e um dos mais vistos no Japão.

Titulo original: Hotaru No Haka
Ano: 1988
Direção: Isao Takahata
Estúdio: Ghibli
Idioma: Japonês

  • Sinopse: Os casal de irmãos, ainda crianças, têm o pai convocado como soldado e a mãe que acaba falecendo no bombardeio, os fazendo ir morar com parentes. Devido à situação critica que a guerra traz, os irmãos são vistos como “bocas a mais” para se dividir o alimento, sendo assim expulsos, sem lugar para ir. Começam então a morar nas ruas e nos fazem acompanhar a vida tão recente e dura deles para sobrevivência.

Ao longo do filme nos deparamos com o outro lado da guerra, pois, normalmente lemos, assistimos e aprendemos sobre o porquê de ela ter começado, quem venceu , quem foi bombardeado e o que causou na humanidade como um todo posteriormente.

O outro lado mencionado se trata justamente das pessoas que ficaram desalentadas, entre elas, crianças que tiveram que sobreviver sozinhas, lidando com o caos externo que a guerra causou, sem chance para respirar um pouco quanto ao caos interno, que o luto, fome, instinto de sobrevivência traz a eles. Conseguimos enxergar as feridas físicas e internas em duas crianças. A história nos remete à profunda reflexão sobre o que uma guerra proporciona.

Vale destacar que o diretor Isao Takahata ( 1935 – 2018 ) é co-fundador do Estúdio Ghibli, e entre outros projetos, em 2013 estreou no Japão o Conto da Princesa Kaguya. Este filme recebeu indicação ao Oscar e estreou em 2015 no Brasil.

Minhas considerações:

Se existe um filme que sempre recomendarei a todos, é este. A sensibilidade com que se trata tudo o que já foi mencionado é encantadora. Adianto, é um filme triste, mas na minha humilde opinião, necessário. Espero que gostem da dica e que o filme traga algo a vocês! Bom filme…Aconselho uma caixa de lencinhos…

————— Onde Assistir————–

You Tube/Torrent

 

Trailer:

//youtu.be/4vPeTSRd580