Desde 2011, o sinistro Ghostface está à espreita nas sombras, só observando. Seu grande retorno aconteceu em Pânico (2022), um filme do qual Wes Craven se orgulharia muito.

Ficha Técnica
Título: Pânico 2022 ( Scream Original )
Ano de Produção: 2022
Dirigido Por: Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett
Estreia: 13 de Janeiro de 2022
Duração: 116 Minutos
Classificação: !6 Anos
Gênero: Terror
País de Origem: EUA
Sinopse: Vinte e cinco anos após uma série de assassinatos brutais ter chocado a pacata cidade de Woodsboro, um novo assassino vestindo a máscara do Ghostface mira em um grupo de adolescentes para ressuscitar os segredos do passado mortal da cidade.
Pânico (2022) está em exibição nos cinemas

 

Vamos falar sobre a franquia Pânico

Desde 2011, os fãs de Pânico pensaram que sua amada franquia poderia cair no esquecimento, mas espreitando nas sombras, Ghostface estava esperando apenas o momento certo, e agora em 2022 temos seu grande retorno. Pânico (2022) é realmente o melhor filme da franquia desde o original e um filme do qual Wes Craven teria muito orgulho.

Pânico é sem dúvida uma das maiores e mais icônicas franquias de terror cinematográfica. Diferente de outras propriedades icônicas de terror, que passaram por toneladas de sequências, toneladas de reinicializações e uma delas em particular que mexeu em suas sequências. Pânico (2022) estreia para mostrar como aperfeiçoar a sequência respeitando seu legado e também mostrar por que é uma das melhores franquias de terror já desenvolvidas.

Uma grande razão do meu amor pela franquia Pânico, é a maneira como ela disseca o gênero de terror e comenta a si mesma de uma maneira inteligente, utilizando muita meta linguagem. Cada filme da franquia comenta algo naquele período de tempo em que foi lançado e eu adoro isso. Porque para mim, que amo terror Slashers, sempre foi muito legal ver essa ‘brincadeira’ com o gênero de forma muito inteligente.

Elenco

Claro que é fantástico ver três dos personagens mais icônicos reprisando seus papéis. Está cheio de memórias, nostalgia e, em geral, uma boa diversão. Neve Campbell volta ao papel de Sidney Prescott tão facilmente, Courtney Cox como Gale Weathers é sempre ótima e, claro, David Arquette como o adorável Dewey é tão bom como sempre.

Todos os três atores recebem tempo de tela suficiente para justificar sua razão de estar ali, enquanto ao mesmo tempo não se desviam do novo e brilhante elenco. É aqui que o filme falha às vezes, é não dar tempo suficiente ao novo elenco para mergulharmos e amarmos esses novos personagens. Tantas vezes temos um novo elenco e quando finalmente conseguimos uma sequência com eles, não os amamos ou cuidamos deles como deveríamos, já que passamos a maior parte do tempo com o elenco original em seus filmes.

Falando do novo elenco, Melissa Barrera e Jenna Ortega são ENORMES destaques. Eles são ótimos artistas, mas neste filme estão ainda melhores. Jack Quaid, Dylan Minnette, Jasim Brown e Mikey Madison também são ótimos e adicionam novas camadas a essa franquia que mergulha e disseca o que é essa sequência.

Sobre o filme Pânico (2022)

Assim como nos outros filmes, onde cada um tem algo a dizer, esse pode ser um dos com mais metacomentários até agora. Pânico (2022) aborda o fandom tóxico e o que é o horror hoje, mencionando como as bases de fãs podem ser com suas amadas franquias ou até mesmo como os filmes de terror slasher não são mais uma ‘grande coisa’.

Pânico (2022) faz tudo isso e muito mais. Eu gostaria de poder falar mais sobre as referências dentro deste filme, mas essas são spoilers, ou seja, você precisa ver por si mesmo.

Existem dois outros elementos que contribuem para uma experiência agradável dentro desta franquia. Esses dois elementos são o mistério em questão e também as mortes.

Este novo filme de 2022, facilmente tem três das MELHORES mortes já testemunhadas nesta franquia. Elas são retorcidas e brutais, você sentirá uma forte tensão, isso se deve claro a mão dos diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett. Esse aumento de tensão fazem com as mortes sejam ainda mais marcantes. A maioria dos filmes da franquia, exceto o primeiro, foi fácil para mim adivinhar quem era o assassino, mas posso dizer com gratidão que Pânico (2022) mantém esse mistério até segundos antes da revelação, e que revelação é! Ou seja, assista e seja feliz!

Considerações Finais

Embora eu ache este filme uma sequência maravilhosa, ainda acho que tem um detalhe que impede que este seja o maior filme da franquia de todos os tempos. Esse pequeno detalhe que tenho é que às vezes há muitas conveniências de enredo ou elementos irreais que o Ghostface é capaz de fazer. Eu entendo que todo filme Pânico tem isso, mas aqui pode ter sido um pouco demais. Novamente não posso dar muitos exemplos devido a spoilers.

Fora isso, Pânico (2022) é muito bom. É um filme obrigatório para ver neste fim de semana e facilmente o segundo melhor filme de Pânico logo atrás do original. Wes ficaria tão orgulhoso do que sua franquia foi capaz de criar e acho que isso só continua a solidificar por que Pânico é uma das melhores franquias de terror de todos os tempos. Este filme oxigena mais uma vez o gênero de terror , algumas das maiores mortes de todos os tempos e até algumas das melhores performances. Se você AMA Pânico, você vai ADORAR esse filme!

Minha nota para esse filme é:


Para mais resenhas sobre filmes, siga-me os bons! AQUI