RESENHA | Filme: King Richard: Criando Campeãs

King Richard: Criando campeãs é um dos grandes filmes da temporada. O filme conta, sobretudo, com uma das melhores atuações do período. Will Smith é o protagonista da história que fala sobre a vida e o inicio de carreira das irmãs Venus e Serena Williams.

king richard poster
Ficha Técnica
Título: King Richard: Criando campeãs 
Ano de Produção: 2021
Dirigido Por: Reinaldo Marcus Green
Estreia: 02/12/2021 (Brasil)
Duração: 138 min
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama
País de Origem: EUA
Sinopse: Cinebiografia de Richard Williams, que não tinha histórico no esporte tênis, mas serviu como técnico de suas duas filhas, Venus e Serena Williams.

História

Antes de mais nada é bom contextualizar. Richard Williams, interpretado por Will Smith, é um vigia e pai de uma família suburbana. Sua vida foi repleta de dificuldades, relacionamentos com a família, casamentos passados e racismo. Richard eventualmente lê sobre uma garota que fazia o mesmo dinheiro que ele fazia por ano, em um mês. Seu foco de vida torna-se criar duas campeãs da modalidade.

O filme constantemente põe nas falas do personagem o seu plano. Ao longo de toda a vida das irmãs, Richard bolou um plano para suas carreiras, treinou suas filhas tenistas em união afetuosas com as demais irmãs, procurou treinamentos profissionais e investiu, ainda mais, o que tinha para a consolidação de sua ideia.

Em determinados momentos podemos ver um pai amoroso que faz de tudo pelas suas filhas, todavia em outros se mostra um cara midiático que tenta a vida na expectativa que criou sobre suas próprias filhas. A atuação de Will Smith é das melhores de sua carreira. Entrega carisma, tristeza, raiva e personalidade no tom perfeito para a trama.

Atuações

O longa ainda conta com grandes personagens de apoio como as próprias garotas, o seu treinador Rick Macci e a mãe Brandi. Posteriormente, esses também tornam-se importantes e ajudam a levar o adulto Richard a tomar decisões e questionar o seu método, por vezes tão rígido.

Desafios

Alguns obstáculos precisam ser ultrapassados para que a narrativa funcione. Muitos filmes de esporte tem dificuldade de emplacar. A emoção não é tão bem transmitida quanto a real, por exemplo, que observamos ao ir ao estádio ou ligar a tv. O tênis em si é um jogo sobretudo estático, uma grande vantagem é quase definitiva e o tempo é grande demais. Nesse sentido o diretor trabalhou bastante o mental e o entorno como responsáveis pela carga emocional das cenas de jogo.

Outro aspecto a se levar em conta é que Smith com esse filme pretende de vez levar sua estatueta do Oscar, o filme o destaca e ele precisa aproveitar a chance para não se tornar uma repetitiva narrativa de meritocracia e desafio de filmes como “À procura da felicidade”, principalmente. Ele supera com maestria esse desafio.

Observações

Ao ver um filme, antes de tudo, observamos sua qualidade técnica. King Richard possui ótimos takes, cores pasteis e escuras muito identificadas com a época dos fatos. Além disso, a trilha sonora é interessante, com bastante clássicos em especial no inicio, depois os aspectos culturais na vida dos personagens some quando o profissionalismo vem. As roupas também são destaque, nesse sentido é legal ver as marcas esportivas em suas antigas coleções.

Tá, mas vale a pena?

Com certeza. King Richard é uma ótima história que mostra o afeto, a dedicação, contudo expõe a fama, cobrança e expectativas. Richard Williams de fato criou campeãs como planejou. Toda a família simboliza o sucesso da dedicação e a educação. Will Smith e todos os outros atores estão muito bem. E a estética é maravilhosa.

Para mais textos meus clique aqui