Entre Águas trás um questionamento que já fez parte da vida de muitas pessoas, seguir a tradição da família ou se arriscar em um mundo desconhecido?! Vem saber mais sobre esse filme!
Título: Entre Águas (Luzzu) |
---|
Ano de Produção: 2020 |
Dirigido Por: Alex Camilleri |
Estreia: 29 de Janeiro de 2022 |
Duração: 1 h e 34 min |
Classificação: 14 anos |
Gênero: Drama |
País de Origem: Malta |
Sinopse: Um homem enfrenta um agonizante dilema. Ele precisará escolher entre seguir a tradição de pesca de sua família, num barco passado de geração em geração, ou se arriscar no mercado clandestino para sobreviver e sustentar sua família. |
---|
O título original do filme é Luzzu, que é uma referência direta aos icônicos barcos com olhos de Malta. O diretor maltês – americano Alex Camiller fez um ótimo trabalho, mesclando o dia a dia de Malta com a realidade de quem cresceu em vilas pesqueiras, mostrando como é difícil a escolha entre seguir a tradição ou então seguir algo diferente.
Enredo de Entre Águas
Desde gerações passadas, a pesca sempre foi a fonte de renda da família do simples pescador Jesmark, por isso o mesmo barco foi usado desde seu bisavô. Porém com o passar dos anos a pesca local se tornou um emaranhado de leis e complicações.
Além disso, com um novo problema na estrutura da embarcação Jesmark é obrigado a encostar o pequeno barco. Porém, sem a pesca uma parte da renda de sua família foi comprometida, e então as dificuldades começam a aparecer.
Entretanto uma ”oportunidade” surge e ele decide se aventurar no mercado ilegal da pesca e assim tentar continuar sustentando sua esposa e filho.
Fotografia & Música
Eu achei incrível quando descobri que o nosso protagonista, Jesmark, não é um ator profissional, pois a atuação dele foi impecável. E um dos pontos que apoiam minha opinião, é o fato dele ter vencido o Prémio Especial do Júri em Interpretação.
Além dele, outras pessoas que também aparecem no filme são cidadãos comuns da cidade de Malta, o que dá ainda mais um gostinho de realidade para o longa.
A trilha sonora do filme é simplesmente maravilhosa, consegue dar aquele up nas cenas, e deixar a emoção mais a flor da pele. Cada detalhe de cena quando combinado com a música de fundo certa, faz o filme ficar ainda mais emocionante.
Direção
O diretor Alex Camillier fez um trabalho excelente, e em entrevista ao site Magazine.HD, ele falou sobre como foi difícil conseguir reunir o elenco. Além de dar outros detalhes sobre a produção de Entre Águas. Selecionei um trecho da entrevista para vocês:
“MHD: E porque a utilização da técnica de câmara à mão para a rodagem?
Alex Camilleri: Uma das minhas principais influências para “Luzzu” foram os filmes do neorrealismo italiano. Por isso o filme confunde-se perfeitamente com um documentário. Não me pareceu somente uma escolha prática, porque eu já sabia que queria contratar pessoas comuns, mas foi também uma escolha ética.“
“MHD: Quem vê o filme não consegue entender se são atores profissionais ou não-atores.
Alex Camilleri: Quando vês filmes com não-atores muitas vezes as pessoas comentam e dizem que foi uma boa performance de um não-ator. O que eu gosto neste filme é que as pessoas não conseguirão distinguir. As interpretações são bastante precisas. A grande maioria dos espectadores não conhece o cinema maltês, nem os atores malteses, portanto irão acreditar que são atores. Será confuso inicialmente, mas o que para mim foi mais bonito em “Luzzu” foi ter um verdadeiro pescador, que tem feito isso a vida toda, a representar um pescador.”
Para conferir a entrevista completa, é só clicar aqui.
Trailer Oficial
Opinião
Entre Águas é um filme que te leva a refletir, mesmo que indiretamente. No inicio pensei que seria apenas uma história simples sobre a dificuldade de sobreviver em um mundo novo e diferente. Mas mostra vai a fundo em como as tradições são impostas e passadas de gerações e também como, por causa de nossos tempos, elas podem ser deixadas de lado.