Encanto é a nova animação da Disney. Com estreia no streaming na véspera de natal, o filme tem muito a contar sobre a união familiar, particularidades e amor principalmente.

Encanto poster
Ficha Técnica
Título: Encanto
Ano de Produção: 2021
Dirigido Por: Byron Howard Charise Castro Smith  e Jared Bush
Estreia: 25/11/2021
Duração: 109min
Classificação: Livre
Gênero: Animação
País de Origem: EUA
Sinopse: Uma garota chamada Mirabel Madrigal cresce como o único membro não mágico de sua família, que vivem escondidos em uma vibrante casa encantada nas montanhas da Colômbia.

História

Encanto trabalha a história de uma família colombiana que tem sua casa invadida e é obrigada a se mudar. Pedro morre como sacrifício para que sua família possa sobreviver. Logo após surge nas montanhas colombianas uma casa colorida, mágica e acolhedora que manterá intacta a família Madrigal.

Com o passar do tempo as crianças crescem, tem seus filhos, seus filhos tem mais filhos e o que eles têm em comum são os poderes mágicos oferecidos pela casa. Os poderes remetem as suas personalidades e possibilitam marca-la de forma intensa. Contudo Mirabel é a única sem poderes, sua vó duvidou por um instante em seu rito de passagem e por esse motivo ela é diferente dos demais.

Com o avançar da história, contudo, aquela que parecia ser a desprovida de poderes torna-se a responsável por reensinar os valores de afeto, amor e carinho que a família sempre prezou, mas havia deixado de lado na tentativa de preservar a todo custo a magia em si e não os verdadeiros valores que as constroem.

Observações

Encanto é uma demonstração de como a Disney vem evoluindo nas animações. O filme tem uma “cara” de Pixar de tão qualificado que estão suas cores, seus traços e movimentos. Contudo mantém o perfil Disney quando deixa o argumento um pouco fraco. O filme não tem vilão e nem necessidade de tê-lo, contudo alguns mistérios impostos são facilmente quebrados e a conclusão da história é simples. Com todos os demais aspectos tão bons esse ponto certamente é o lado ruim da trama, todavia não atrapalha o andamento do filme.

Lições

Encanto assim como todo filme infantil da Disney tem o objetivo de trazer algumas lições. A mais evidente é a de nos aceitarmos. Entender que o nosso valor está em outros lugares que até nós mesmos não conhecemos. Os valores familiares e raízes profundas com o lugar que escolhemos ser o nosso lar também fazem parte da emocionante história do filme.

Tá, mas vale a pena?

Com toda a certeza. Encanto é um das melhores animações do ano. Até assistir o filme eu tinha a certeza que Família Mitchell ganharia o Oscar da categoria, ou seja, agora tenho dúvidas. A animação da Disney está em um nível jamais visto, aliás o mundo das animações melhorou muito nas ultimas temporadas. A representatividade latina surge no mercado americano de produtoras aliada a grandes histórias, o que só nos ajuda como sociedade primordialmente.

Para mais textos meus clique aqui