RESENHA | Filme: Diário de Um Banana

Em “Diário de Um Banana”, acompanhamos uma boa adaptação animada da obra de Jeff Kinney em uma história sobre amadurecimento que traz grandes lições sobre coragem, desafios e o valor de uma verdadeira amizade.

Diário de um Banana
Ficha Técnica:
Título:  Diário de Um Banana
Ano de Produção:  2021
Dirigido Por: Swinton Scott
Estreia:  03/12/2021
Duração: 58 minutos
Classificação: livre
Gênero: animação
País de Origem:  EUA
Sinopse: “A série de livros de Jeff Kinney ganha vida na mais nova aventura animada de Diário de Um Banana”.

 

SOBRE A HISTÓRIA:

Greg Heffley é um jovem garoto que resolveu deixar seu diário, vulgo “livro de registros” de lado para encarar o grande momento de sua vida: seu ingresso no ensino fundamental 2. Juntamente com seu melhor amigo Rowley Jefferson, o menino vem se esforçando para estar o mais preparado o possível para o início do novo ciclo. Dessa forma, Greg acaba recebendo de Rodrick Heffley, seu irmão mais velho, alguns preciosos conselhos. Dentre todos, os principais são: evitar ao máximo o chamado “toque do queijo”; que consiste em não tocar em um pedaço velho da iguaria que se encontra há bastante tempo grudado no pátio do colégio. E também, se desvencilhar da companhia do Rowley, para o próprio bem de ambos.

Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

A primeira semana de aula chega e Greg e Rowley encaram todas as adversidades juntos, como bons amigos, apesar dos conselhos de Rodrick. A fase de adaptação não vem sendo nada fácil para os dois, que aos poucos vão descobrindo as regras de sobrevivência no fundamental 2: ter uma roupa descolada, um cabelo legal, e claro, uma boa quantidade de seguidores nas redes sociais, algo que para eles é uma realidade muito distante. Com grandes dificuldades e sem conseguir estreitar laços de amizade com os outros alunos da escola, Greg e Rowley são jogados para escanteio, tendo somente um ao outro para contar.

Porém, um acidente acontece durante uma brincadeira ,que já havia sido proibida pelos respectivos pais, entre Greg e Rowley. O ocorrido faz com que Rowley consiga chamar mais atenção na escola, ao contrário de Greg, que se sente ainda mais deslocado por ser apontado como o culpado pela situação, gerando um impacto na até então inabalável amizade de Greg e Rowley. No entanto, o “toque do queijo” pode vir a se tornar a solução para a turbulência não só na relação entre os dois, mas na forma como estão lidando com as adaptações na escola!

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE A ANIMAÇÃO:

Li alguns livros da série “Diário de Um Banana” e gostei bastante de todos. A adaptação animada faz jus ao que podemos acompanhar nos livros: uma história leve e divertida, feita na medida para os pequenos, mas que também pode conseguir entreter o público adulto. A qualidade da animação é muito bem executada, extremamente cuidadosa com todos os detalhes dos personagens e cenários, despertando ainda mais a atenção de quem está assistindo. Um filme curtinho, que encanta, te arranca boas risadas e que é uma boa pedida para dar aquela passada no tempo. Indico!

 __________________________________________

Veja mais do meu conteúdo aqui.