Uma das apostas da Netflix para o Natal deste ano, Crônicas de Natal, estrelado por Kurt Russel, traz à tona toda a magia natalina por meio de uma aventura, com um sútil toque de comédia e um lado super clichê.
O longa tem todos os elementos necessários para um bom filme de natal: Músicas natalinas, elfos, renas encantadas, a fábrica de brinquedos no Polo Norte, e, claro, um Papai Noel nada convencional (o que eu diria ser o grande acerto do filme).

A trama se passa entorno de dois irmãos, Teddy (Judah Lewis) e Kate Pierce (Darby Camp), que estão sozinhos na véspera de Natal. O primeiro contato que temos com a família é através de flashbacks de vídeos caseiros feito todos os anos no Natal. Com o recente falecimento do pai, que era claramente o responsável por grande parte do espirito Natalino, essa família passa por um momento conturbado, e muito difícil, e acaba perdendo sua essência.
Revendo as fitas dos Natais passados, Kate nota um braço que defende ser do Papai Noel, e com a ajuda de seu irmão, na véspera de Natal, fica vigiando para ver se ele aparece, e não demora muito pro Papai Noel chegar na casa da família Pierce. A partir daí, a trama passa a acompanhar a trajetória dos irmãos que, junto do Papai Noel, correm contra o tempo em uma aventura a fim de salvar o Natal.

Kurt Russel entrega um Papai Noel carismático e descolado, que foge do estereótipo do “bom velhinho”, e com isso, mostra um personagem mais palpável com emoções, sentimentos, e até mesmo que comete erros.
O filme tem uma trama básica, e com a mesma premissa da maioria dos filmes do gênero, que é ensinar uma lição através da redenção de um personagem, levando a uma reconciliação familiar no final. Entretanto, é nas cenas de ação que o filme tem seu destaque. As sequências em que os personagens estão no trenó são muito bem feitas, e com um timing que se encaixa perfeitamente dentro da narrativa, de forma sutil e coerente.

Em suma, Crônicas de Natal é uma aventura com uma trama simples, porém eficaz, dentro daquilo que propõe. Um filme para assistir com a família nessa época do ano a fim de não perder a essência e a magia que só o Natal consegue proporcionar.
- Minha Nota: 6/10
- Crítica especializada:
- Nota Rotten Tomatoes: 5.8/10
- Nota IMDb: 7.3/10
Ficha técnica:
Titulo original: The Christmas Chronicles
Data de lançamento: 22 de novembro de 2018 (na Netflix)
Duração: 1h 40min
Direção: Clay Kaytis
Elenco: Kurt Russell, Judah Lewis, Darby Camp
Gênero: Família, Comédia
Nacionalidade: EUA
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos