Uma das apostas da Netflix para o Natal deste ano, Crônicas de Natal, estrelado por Kurt Russel, traz à tona toda a magia natalina por meio de uma aventura, com um sútil toque de comédia e um lado super clichê.

O longa tem todos os elementos necessários para um bom filme de natal: Músicas natalinas, elfos, renas encantadas, a fábrica de brinquedos no Polo Norte, e, claro, um Papai Noel nada convencional (o que eu diria ser o grande acerto do filme).

Foto: Reprodução/Netflix

A trama se passa entorno de dois irmãos, Teddy (Judah Lewis) e Kate Pierce (Darby Camp), que estão sozinhos na véspera de Natal. O primeiro contato que temos com a família é através de flashbacks de vídeos caseiros feito todos os anos no Natal. Com o recente falecimento do pai, que era claramente o responsável por grande parte do espirito Natalino, essa família passa por um momento conturbado, e muito difícil, e acaba perdendo sua essência. 

Revendo as fitas dos Natais passados, Kate nota um braço que defende ser do Papai Noel, e com a ajuda de seu irmão, na véspera de Natal, fica vigiando para ver se ele aparece, e não demora muito pro Papai Noel chegar na casa da família Pierce. A partir daí, a trama passa a acompanhar a trajetória dos irmãos que, junto do Papai Noel, correm contra o tempo em uma aventura a fim de salvar o Natal.

Foto: Reprodução/Netflix

Kurt Russel entrega um Papai Noel carismático e descolado, que foge do estereótipo do “bom velhinho”, e com isso, mostra um personagem mais palpável com emoções, sentimentos, e até mesmo que comete erros. 

O filme tem uma trama básica, e com a mesma premissa da maioria dos filmes do gênero, que é ensinar uma lição através da redenção de um personagem, levando a uma reconciliação familiar no final. Entretanto, é nas cenas de ação que o filme tem seu destaque. As sequências em que os personagens estão no trenó são muito bem feitas, e com um timing que se encaixa perfeitamente dentro da narrativa, de forma sutil e coerente.

Foto: Reprodução/Netflix

Em suma, Crônicas de Natal é uma aventura com uma trama simples, porém eficaz, dentro daquilo que propõe. Um filme para assistir com a família nessa época do ano a fim de não perder a essência e a magia que só o Natal consegue proporcionar. 

  • Minha Nota: 6/10 
  • Crítica especializada:
    • Nota Rotten Tomatoes: 5.8/10 
    • Nota IMDb: 7.3/10 

Ficha técnica: 

Titulo original: The Christmas Chronicles

Data de lançamento: 22 de novembro de 2018 (na Netflix)

Duração: 1h 40min

Direção: Clay Kaytis

Elenco: Kurt Russell, Judah Lewis, Darby Camp 

Gênero: Família, Comédia 

Nacionalidade: EUA

Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos