Um boato pode destruir a vida de uma pessoa
O cinema nacional surpreende o público a cada ano e com o longa “Aos Teus Olhos” não foi diferente. No tempo em que “fake news” são espalhadas por todo o mundo, o filme conseguiu explicar com clareza como isso pode afetar a vida de uma única pessoa, e como as pessoas envolvidas agem diante de uma situação. A história protagonizada por Daniel de Oliveira consegue atingir o espectador ao questionar quem realmente pode estar falando a verdade e quem espalha mentiras.
Título original: Aos Teus Olhos
Nacionalidade: Brasil
Gênero: Drama
Ano de produção: 2017
Estréia: 12 de abril de 2018 (Brasil)
Duração: 1h 27 minutos
Classificação: 16 anos
Direção: Carolina Jabor
Roteiro: Lucas Paraizo
Distribuição: Pagu Pictures
(Foto:Divulgação)
Baseado na peça espanhola “O Princípio de Arquimedes”, o filme conta a história de Rubens (Daniel de Oliveira), um professor de natação querido e extrovertido que dá aulas a crianças e pré-adolescentes. Um dia, um de seus alunos alega para a mãe que o professor o beijou na boca. Tem início um verdadeiro turbilhão, onde a acusação de pedofilia rapidamente ganha proporções cada vez maiores através da internet. Mas, no fim das contas, quem está falando a verdade, a criança ou o professor? Em quem acreditar?
Em meio a tantas “fake news”, a história de Rubens não poderia ter sido contada em melhor momento. Na trama, o boato sobre o professor se espalha tão rapidamente, que nem ele próprio fica sabendo antes da história tornar uma proporção gigante, e o mesmo acontece na vida real. As pessoas espalham notícias sem conferir a sua veracidade, e não pensam nos danos que isto pode causar, e é exatamente isto que acontece no filme.
(Foto:Divulgação)
Dirigido por Carolina Jabor (Boa sorte), o longa trata o tema de uma forma delicada, mas fazendo com que o espectador se questione o tempo todo se acredita ou não no professor, assim como a diretora do clube de natação, Ana (Malu Galli), que não tem certeza sobre a inocência do seu colega de trabalho. A cada cena em que Rubens aparece, uma possibilidade diferente sobre o que aconteceu é revelada, o filme prende o espectador do começo ao fim.
O elenco todo se encaixou muito bem na história, e o destaque vai para Marco Ricca, que interpreta o pai do garoto que diz ter sido beijado pelo professor, que rouba a cena a todo o momento, conseguindo transmitir sentimentos de preocupação e revolta, que atinge grande parte dos pais na história. Embora o roteiro seja um pouco arrastado, “Aos teus olhos” mostra como ponto de vista pode ser algo totalmente particular e surpreendente.
//youtu.be/nLEFVl8_Dyc