Incrível documentário sobre os buracos negros debate como tais descobertas podem revelar grandes segredos para a humanidade. Ótima opção para quem gosta de ciência e aos que são aficionados por séries e obras de ficção científica.

Didático, elucidativo e interessante: Netflix lança documentário bem legal envolvendo mistério e ciência. Uma aula de Física bem melhor do que a maioria das que já tivemos no colegial com bastante exemplos e informação sem soar tedioso e piegas.

Você certamente já ouviu falar sobre eles, menciona em suas conversas casuais, mas, seja sincero: o que você sabe, de fato, sobre os buracos negros? Quase nada, certo? Então chegou a hora de conhecer o que a ciência já desvendou sobre o fenômeno e aprender curiosidades relacionadas a formação, conceito e detalhes dos misteriosos orifícios do espaço.

buraco negro espaco 1216 1400x800

Ficha técnica

Título: Black Hole Apocalypse (Original)
Buraco Negro, Apocalipse.
Ano produção: 2018
Dirigido por: Rushmore DeNooyer
Estreia: 10 de Janeiro de 2018 ( Mundial )
Duração: 111 minutos
Classificação: livre
Gênero : Documentário
Países de Origem: Estados Unidos da América

Sinopse

Astrofísicos mostram como os buracos negros podem conter as respostas sobre a evolução do universo, o surgimento da vida na Terra e o nascimento da humanidade.

burco negro universo 1216 1400x800

Documentário didático explica: O que são buracos negros e como são formados?

Para começar nada melhor do que o maior divulgador de ciência em atividade. Este documentário é conduzido por cientistas astrofísicos e, dentre eles,  pelo gênio da astronomia e da oratória, Neil deGrasse Tyson que apresenta com maestria e didatismo todo o conceito sobre os buracos negros, sua formação e características. Entretanto, a maioria da narração é conduzida pela Janna Levin, astrofísica. Ela é física teórica e astrônoma norte-americana. Mas, se você espera explicações tais quais as de livros incompreensíveis e falas monótonas sobre questões aparentemente desligadas da sua vida, repense: é hora de conhecer o trabalho de Levin, por isso este documentário faz-se muito válido!

Resultado de imagem para janna levin Nova Black Hole

Com os olhos voltados para o vasto espaço acima de nós, Janna Levin até pode se debruçar sobre complexas pesquisas sobre buracos negros e ondas gravitacionais no espaço-tempo, mas é na obstinação do homem em desvendar os mistérios do universo que reside sua motivação.

O documentário busca explicar, resumidamente,  que um buraco negro é uma área localizada no espaço de onde nada é capaz de escapar quando entra, nem mesmo pequenas partículas que se movimentam na velocidade da luz. Ele é formado quando uma estrela fica sem combustível, fazendo com que seu núcleo seja reduzido a apenas uma fração de seu tamanho.

Várias pessoas são entrevistadas entre técnicos, cientistas, autores de livros e entusiastas que observam e estudam há anos as estruturas e história dos buracos negros. As teorias de Stephen Hawkings estão lá, desde sua criação até como foram divulgadas e recebidas pela humanidade atualmente.

O documentário procura, de forma objetiva, explicar que a gravidade produzida no processo fica descontrolada, sugando a própria massa da estrela e tudo mais que encontra, soltando jatos de energia que de tão fortes explodem a estrela (em alguns casos).  O buraco negro ganha essa dominação porque não reflete nenhuma parte de qualquer luz que atinja seu horizonte de eventos.

Se você não tem ideia de como são encontrados os buracos negros, já que são praticamente invisíveis, saiba que eles podem ser detectados através da radiação que emitem enquanto sugam uma estrela próxima.

Ele podem nos matar:  O que acontece dentro do buraco negro?

Como o interior de um buraco negro é inacessível, não é possível saber ainda o que acontece dentro dele, mas teóricos sugerem que poderia haver uma espécie de portal para um outro universo. E, ao contrário do que muita gente suspeita, apesar de poderosos, os buracos negros não seriam capazes de “tragar” a Terra.

Os cientistas afirmam que as chances de o fato acontecer estão em uma escala muito próxima de zero, pois os buracos negros, tanto os estáticos quanto os que são capazes de manter uma rotação, estão a centenas de milhares de anos-luz do nosso planeta.

Black Hole, Apocalypse é absolutamente o melhor documentário científico já feito sobre buraco negros e assistindo-o você irá entender porque somos o que somos, como chegamos aqui, qual nossas expectativas para o futuro, irá viajar pelos mais diversos planetas do nosso sistema solar, voltar milhões de anos e ver as extinções em massa que ocorreram na Terra, como os cientistas descobriram coisas como a idade da Terra, a velocidade dos astros e obviamente o que os buracos negros escondem em sua singularidade.

Para quem quer aprender sobre o universo e entender melhor filmes de ficção científica que se passam no espaço, creio que seja a pedida ideal. Ele é bem cara de “documentário que o professor de Física passaria na escola”, não vou negar. Entretanto, com uma narração bem esquematizada e várias imagens durante a narração, este documentário faz-se muito válido.

Por se tratar de um documentário muito específico e bem didático com várias pessoas comentando, pode soar chato para quem não gosta de Física ou de associar isso com a ficção. Entretanto, em uma era onde os nerds dominam as telas e a cultura da ciência se associou tanto com o mundo da cultura pop em geral, não duvido que muita gente passe a gostar dele, pois creio que a aprendizagem aqui será IMENSA!

Confira abaixo o trailer:

//www.youtube.com/watch?v=J7ZN_FxKnSc