RESENHA | DORAMA: O Avanço da Fênix

   Ni Hao  >ω º

   Hoje eu venho trazer a resenha de The Rise of Phoenixes, o primeiro drama transmitido pela Netflix  fora da China que foi um sucesso pelo mundo a fora. A princípio, a história é confusa em seu plano de fundo. Eu tenho que confessar que comecei assistir em 2018 quando lançou e quando eu vi que não tinha saído todos os episódios parei e passei outros dramas na frente, deixando ele pausado. Então nessa quarentena eu lembrei que não tinha terminado e dei uma nova chance, e não entendo como foi que eu deixei ele parado por tanto tempo. Se você ainda está se perguntando se deve investir seu tempo assistindo O Avanço da Fênix do Netflix, continue lendo.

 

Dorama - O Avanço da FÊnix

Títulos: The Rise of Phoenixes /
Origem: China
Gênero: Drama Histórico, Romance, Aventura
Estrelado: Ni Ni como Feng Zhiwei e Wei Zhi / Chen Kun como Ning Yi / Zhang Xiaochen como Helian Zheng / Bai Jinhting como Gu Nanyi / Ni Dahong como Ning Shizheng / Zhao Lixin como Xin Ziyan
Músicas: Tian Sheng Chang Ge  por Chun Yin Le  / He Nai He  por Ni Ni / Nai He por Ni Ni / Ru Zuo por Liu Xi Jun / Xin Ji  por Wang Xiao Min / Xin Ji Ai Xiang Sui por Xu He Bin / Qing Chen  por Tang Han Xiao / Nai He por Li Sheng Jie
Episódios: 70 de 45 minutos
Ano de Lançamento: 2018
Classificação: 12 Anos

  • Sinopse:  É um intenso drama político ambientado nos primeiros anos da dinastia Tiansheng. Conta a história de Ning Yi, um príncipe inteligente e ambicioso que possui muitos segredos em seu passado, porém ao mesmo tempo, fala sobre Feng Zhiwei, que precisa se vestir de homem para prosperar em uma sociedade tradicional onde as mulheres não são vistas fora de seus afazeres domésticos e salvar sua mãe. No entanto quando um segredo do império anterior é revelado, a respeitável estudiosa Zhiwei é forçada a escolher se vingar pelos entes queridos ou sua lealdade ao príncipe Ning Yi.

   Realmente no começo você fica meio perdido no que está acontecendo, ele não é agitado, tem um ritmo lento, não é para todos os gostos. Se assim como eu você achar um pouco difícil entender o enredo de imediato, continue assistindo, você não vai se arrepender.
Baseado do romance Huang Quan, de Tianxia Guiyuan. A história é sobre intrigas e manipulações políticas dos herdeiros dentro da corte real do palácio, onde você vai descobrindo detalhes aos poucos, para ver quem vai ficar com o trono no final. Mas não é só isso, a outra história por trás, o clichê do Imperador que usurpou o trono da antiga família real. Depois de um período de Paz, surge um herdeiro oculto da antiga família real. Das cinzas de um império surge amor e vingança na tentativa de trazer de volta a antiga dinastia Cheng .

MEUS PERSONAGENS FAVORITOS

 O Imperador Ning ShiZheng

O Avanço da Fênix  E pela primeira vez eu não achei que o Imperador era um inútil santificado à toa, que sempre cai nas intrigas ou acabar morrendo. Esse foi o imperador mais interessante que eu já vi. Ele interpreta muito bem a mentalidade complexa e imprevisível, cruel e egoísta. Na posição de imperador, especialmente um que usurpou o trono, ele não pode ser um cara legal. Um pai distante, com muitos filhos, também tem suas tramas e é obvio que ele chama de volta o sexto príncipe esquecido porque tem motivos ocultos, pois ele não é movido por afetos paternos já que mesmo sabendo das tramoias dos príncipes, ele deixa acontecer pra ver até onde eles podem chegar. As vezes, ele muda de ideia em certas coisas, mas é implacável em outras, não mostrando remorso nenhum de suas ações.

O Dramático Príncipe Ning Yi

  Resenha o Avanço da FênixInterpretado pelo maravilhoso Chen Kun, Ning Yi é contido nas horas certas, mas um tanto forçado nas cenas dramáticas. O que muita gente não gostou, eu adorei. Calculista e Zombeteiro. As cenas dele chorando para o imperador é visível o deboche. Um personagem que esconde sua verdadeira face e só a mostra quando as pessoas que ele se importa são ameaçadas e suas convicções são testadas. Passa o drama todo fazendo o impossível, se desdobra para tentar ajudar seu “pequeno guaxinin” com os problemas, mesmo falando que ela é apenas um peão em seu jogo. Ele passou bons anos aprisionado e se especializa em tecer seda, se tornando um “alfaiate” de sucesso que doa seus lucros para a população com fome. Com ajuda Xin Ziyan, ele calcula cada detalhe de seus planos pra limpar o nome do irmão, Ning Qiao que foi acusado injustamente e morto, assim como o nome de sua mãe.

Nossa Forte e Inteligente Feng Zhiwei

  Do outro lado, Ni Ni tem um papel mais delicado. Precisa se passar por homem para conseguir estudo e respeito em uma sociedade machista e por isso muito mais profundo. Você consegue ver as mudanças da personagem. Sua mãe casou com um rebelde indo contra a família e após a morte do marido, pediu abrigo ao irmão que os aceitou de má vontade. Como Feng Zhiwei, ela quer que seu irritante irmão gêmeo e sua mãe tenha um futuro melhor, sem saber nada do seu passado, ela era apenas uma sobrinha desfavorecida que morava na casa de seu tio rico, com sede de conhecimento. Como tal, ela é infantil e inteligente, mas ingênua, ela não aceita seu destino. Depois quando ela toma ciência de todas as conspirações do palácio, se torna mais prudente em suas ações e palavras. Ela se transforma de um jeito elegante e maduro tão natural que você nem notará a transição.  Ela é ousada e eu adoro as cenas que ela consegue brigar de igual pra igual com Ning Yi e como ela consegue fazer o imperador pensar melhor nas suas escolhas.

Xin Ziyan Senhor da Lábia

  Xin Ziyan é o influente diretor da Escola QingMing, sendo na verdade amigo de longa data, aliado e confidente de Ning Yi. Um estrategista que mantem a fachada de achar o Ning Yi um incapaz e desinteressado príncipe. Secretamente eles criam um plano de vingança pela morte do adorado meio irmão mais velho de Yi, o terceiro príncipe Ning Qiao. Mas não só isso, ele tem outras aspirações. É dele algumas cenas engraçadas que trás leveza para o drama, mas nem ele escapou dos infortúnios, ou não cometeu erros. No começo, gostava muito dele, ele é muito carismático, parecia que ele sabia exatamente o que tinha que falar pra se safar, e mais para o fim, fui achando muito errado algumas atitudes dele.

Secundários que Surpreenderam

   Por incrível que pareça, quem conquistou meu coração foi o decimo príncipe, Ning Ji. Ele ficava só observando, vocês provavelmente não vão notar ele, eu mesma me perguntava o porquê dele aparecer e não fazer nada, mas quando ele finalmente expõe o seu desejo pela primeira vez, eu senti que ele colocou Xin Ziyan no seu lugar. Senti orgulho do menino. Ele não quer participar da briga pelo trono de verdade. É gentil, respeita e confia em Ning Yi. Achei uma pena a pequena participação dele só perto do fim. Podiam ter aproveitado melhor.
   E outro personagem interessante é He LianZheng, príncipe de Jinshi. Ousado, desenfreado, e completamente apaixonado por Zhiwei e sua forte personalidade. Apesar de sua personalidade passar outra impressão, ele mostrou estar disposto a dar tudo de si para ajuda-la a realizar seus sonhos, não tendo problema em mostrar que ela é a mulher mais importante pra ele.

O ROMANCE

   Os protagonistas precisam lidar com conspirações internas dos príncipes e políticos ambiciosos, remanescentes do antigo reino, vizinhos invasores, mas a química entre os dois permanece incrível apesar de todos os contratempos, mesmo sem muitas cenas românticas e beijos. Todas as suas interações são fascinantes, suas brincadeiras espirituosas, o jeito que Ning Yi fica alegre toda vez que ele a provoca e se orgulha pelas habilidades e independência de Zhiwei.  As cenas mais românticas que eu não conseguia parar de assistir. Os dois expressam o amor um pelo outro só com olhares. Um ótimo casal com poder e força a ser reconhecidas. Apesar de todos os avisos de que esse amor não acabaria bem, você se vê torcendo e rezando para os deuses permitirem que os dois fiquem juntos. Foi por isso que o final me devastou. Todo aquele desenvolvimento, toda luta… Perdeu pontos ai.

FIGURINO E CENÁRIO

   Quando mostra na história que o príncipe Ning Yi tece seda, eu já imaginei que os figurinos teriam que ser maravilhosos. Algumas das peças que ele usa, enchem os olhos. Olha que lindo os padrões e cores dessas roupas no gif. As aparências tem um papel fundamental no drama. O mais emocionante é a evolução do guarda-roupa de Zhiwei. Conforme a circunstâncias de sua vida vai mudando suas roupas e joias ficam mais bonitas e sofisticadas, fiquei fascinada, reparava que a cada troca de roupa dela uma era mais linda que a outra.
   Já os cenários, mesmo não sendo um drama fantástico e sim realista, cada um dos lugares eram magníficos em seus detalhes. Desde a decorações dentro do Palácio, e as paisagens fora dele, tudo era muito bonito.

 


A HISTORIA NO GERAL

   Apesar de os 10 últimos episódios terem sido corridos, algumas transições confusas, uns fios soltos e o vilão final deixar a desejar, o enredo é complexo, os diálogos são equilibrados, e os personagens são bem escritos, cada um com suas peculiaridades e prioridades. É um drama com reviravoltas inesperadas, emocionantes e com consequências dolorosas. Apesar de ter um tom político e das vidas dos personagens serem pesadas, ele tem diálogos espirituosos com um leve humor. Ele não é um drama pra qualquer um, se você não gosta de intrigas politicas, conspirações e pouco foco no romance, ele não vai te agradar.


CURIOSO SOBRE O FIM?

   ATENÇÃO, SPOILER SOBRE O FINAL. Se você não assistiu e decidiu que quer assistir, pare de ler aqui!
Posso dizer que eu fiquei inconformada e chocada, tanto que nem tinha acabado quando eu pausei e eu fui pesquisar se aquele era o final de verdade. E que bom que fiz isso, porque percebi que ele pode ser interpretado como aberto, de uma outra forma e mais aceitável.

 

——————– • ONDE ASSISTIR • ——————–

~• Netflix ~

   Dito tudo isso, vocês devem julgar se esse drama realmente merece o seu tempo, já que ele tem um ritmo diferente. O Avanço da Fênix do Netflix é uma jornada interessante que eu estava crente que iria ter meu 10, mas perto do fim, ele teve umas pequenas falhas que fez perder pontos, coisa que reparei que se tivessem seguido o livro, não teria acontecido. Apesar disso, no geral, eu realmente adorei o drama e suas peculiaridades. É muito bonito! Se vocês assistiram, venham me contar e debater sobre esse final! kkk…

Querem mais recomendações de C-Dramas que podem fazer mais o seu gosto? Toma aqui 5!

Cuidado com aglomerações, usem máscara e lavem bem as mãos!
Bai Bai

Teka Antonholi
"Antissocial" Sociável! Nerd Esquisita, Otaku, Dorameira, Nada Fitness. Amo trilhas sonoras e passo 80% do tempo ouvindo música e fazendo alguma outra coisa junto! Veneradora de Star Wars e Lord of the Rings. Da casa Ravenclaw. Levando sempre uma toalha comigo! Ah, eu tenho um Ganso! <3