Ranma e Akane são dois jovens noivos com o casamento arranjado por seus pais afim de unificarem as duas academias de artes marciais. Porém Ranma carrega uma espécie de maldição de quando saiu em viagem com seu pai para treinar em Jusenkyo, uma região com diversas fontes com histórias de que em cada uma seres diferentes morreram afogados e quem cair em uma delas passar a se transformar no tal ser ao ser molhado com água gelada. E é claro que isso acaba rendendo bastante confusão e cenas cômicas.

Há diversos personagens, mas o foco se concentra entre a vida de Ranma e Akane e no desenvolvimento da relação entre eles. Ambos são bem teimosos e orgulhosos e isso acaba criando uma certa rivalidade entre os personagens por mais que um tenha bons sentimentos pelo o outro.

Não encanta muito o fato de Akane ser uma lutadora e isso parecer não tão explorado no animes, pois Ranma acaba a salvando dos perigos na maioria das vezes, mas este é um dos clichês de quando se envolve romance.

Este é um anime que fui assistindo de tempos em tempos, pois ele não possui muita ação, ou mistério ou algo que te prenda muito ao enredo. Apesar disso eu gostei e me divertia assistindo, mesmo com as características que não me atraem tanto, como por exemplo o casal principal viver praticamente fingindo que se odeiam quando praticamente está na cara que é o contrário, isso reduziria metade do anime se eles admitissem logo o que sentem.

Para quem está buscando algo com muita agitação creio que esse não seja o melhor anime, apesar de conter ação e um pouco de fantasia por envolver artes marciais, a história parece girar mais com situações do dia a dia e dramas de adolescentes. A certos episódios mais cômicos que parecem existir para tampar buraco.

Mesmo achando o andamento do anime um pouco básico eu me interessava em assistir, ia me apegando aos personagens e na curiosidade de saber se Ranma conseguiria se livrar da maldição, como seria resolvida a situação entre ele e Akane, além de me descontrair com cenas engraçadas que aliviam a mente de certa forma.

Recomendo assistir quando quiser se distrair com algo e desestressar a cabeça, arejar a mente. Com certeza poderá lhe proporcionar momentos de risos e descontração.

E para quem interessar, o anime pode ser encontrado dublado, com uma dublagem até que boa. Geralmente não curto tanto as dublagens de animes, pois acho que elas não transitem tanto as emoções, mas esta até que gostei, então fica a dica que é até melhor para os momentos de relaxamento.