RESENHA | Anime: A Lenda do Demônio

Nascido no Manga e transportado para o universo dos Animes, a obra de Toshio Maeda impressiona por ser grotesco, erótico e religioso ao extremo.

  • Ficha Técnica

Origem: Japão
Gênero: Erótico, Grotesco, Religioso
Episódios: 13 OVAs
Ano: 1987


Criando uma lenda

A Lenda do Demônio é um anime clássico, não por ser uma obra aclamada pelo grande público, mas sim por ser obscuro e abordar temas pouco digestivo para maioria das pessoas.

Com muitas cenas eróticas e cheio de ocultismo, A Lenda do Demônio se mantém como uma obra underground, mas mesmo assim, sendo referência tanto para o mainstream, quanto para o lado B dos Animes.

A obra de Toshio Maeda já nasceu sofrendo problemas de censura, pois o autor já nessa época sofria com limitações Pois não conseguia expressar a cenas de sexo e terror na forma quem gostaria. Lembramos que estamos na década de 80 quando o Japão ainda não era da forma que conhecemos hoje.

Maeda tinha forte interesse em demonstrar as genitálias dos seus personagens, mas isso era impossível na época devido a legislação japonesa.

Com isso ou teve a ideia de substituir o órgão masculino por o que vemos como tentáculos, sendo assim podendo utilizar tal argumento para expor hipoteticamente o que gostaria em toda a sua obra, e isso é bem usado durante todo o anime. Maeda tinha em mente expor um enredo totalmente diferente do costumeiro, abordando temas sexuais e religiosos o que para a época Ainda era uma audácia.

Isso no começo Talvez no começo gerou alguns problemas com o autor e com a animação, mas fato é que o diretor deste primeiro longa, Hideki Takayama, adaptou o mangá de Maeda muito bem. Ademais quem a conhecia as obras anteriores de Maeda, sabia que o erotismo e a bestialidade já fazia parte do universo criativo do autor.


Censura no mundo

Assim como não passar, o anime sofreu com a censura em diversos países, e até em alguns o anime foi simplesmente proibido de ser exibido. Países como Inglaerra Austrália, interpretaram a obra como grotesca e impediram a exibição total de qualquer maneira na TV ou em meios especializados em desenhos e animes.

Mas como sabendo celular esse tipo de censura é pouco funcional e acaba mais aguçando a curiosidade das pessoas do que efetivamente censurando a obra do autor seja ela um desenho, filme, livro ou até mesmo um pensamento.

Com isso Maeda simplesmente fez o sucesso que era para ter sido feito, até porque o fato de ser um anime controverso, não impede que ele tenha a excelente qualidade e que pode ser vista quando assistido. Sendo assim não teria como evitar que a obra chegasse aqui nas terras Tupiniquins, e assim A Lenda do demônio chega ao Brasil.


Cine Band Prive Apresenta…

Se você tem mais de 30 anos, sabe muito bem o que significa o Cine Band Privê. E também sabe que se a lenda do demônio foi apresentado nesse programa e nessa faixa horário, é que ele foi avaliado como pornográfico e por consequência, é um filme / anime para maiores de 18 anos.

Em meio aos filmes eróticos de qualidade duvidosa e Emmanuelle, estava lá ‘A Lenda do Demônio’, exibido pela primeira vez em 1998. Por registros na web, estima-se que passou 3 vezes naquele mesmo ano, eu pessoalmente me recordo de assistir 2 vezes, não que eu era telespectador do Cine Band Priveeu só assistia aos sábados… Tipo 3 ou 4 vezes por mês… Algo bem esporádico mesmo sabe.

E como dissemos anteriormente, assim como nos países aonde ele foi proibido, A Lenda do Demônio no Brasil mesmo tendo passado em uma faixa de horário praticamente restrita, e com uma indicação para maiores de 18 anos, o anime logo virou um sucesso e estava na boca dos Adolescentes. E até hoje A Lenda do Demônio é uma obra Cult, e aclamada por quem a conheceu, e ainda desperta a curiosidade de muitas pessoas, mesmo mais de 20 anos após seu lançamento.


A Lenda

Se você ainda não conhece o anime, vou aqui, deixar algumas informações básicas, pois mesmo quem assistiu A Lenda do Demônio, pode não saber que, existem outras animações que compõem esse universo.

Ademais, o anime conta a história de que a cada 3 mil anos, um demônio poderoso, chamado de Overfiend vem a Terra para equilibrar os três mundos: O nosso (humanos), dos demônios e dos meio-demônios. Para maiores detalhes sobre a história e todas as obras clique AQUI


Resumo

A lenda do demônio uma cult mesmo estando no submundo. A obra de Maeda da é até hoje autêntica, e uma referência para que curte o lado B dos Animes. Se você procura um anime cheio de cenas grotescas e muito erotismo, A Lenda do Demônio é uma obra obrigatória, mas vale ressaltar que sua classificação indicativa é 18+.

Quem me acompanha sabe que sou extremamente seletivo com notas, e não é qualquer jogo, filme ou livro que consegue tirar notas altas comigo, mas nesse caso é diferente, e para dar esta nota aqui, é por que considero A Lenda do Demônio, algo extremamente incomum e que sem sombra de dúvida, me marcou positivamente.

Marcelo Souza
Gamer Hardcore desde 1991, adorador de café desde sempre. Acompanhe minhas jogatinas no PlayStation. PSN ID: Pagan_race_