A saga Harry Potter, escrita por J.K. Rowling, encantou e ainda encanta a todos com sua magia e enredo, e para a alegria dos fãs, o filme Animais Fantásticos e Os Crimes de Grindelwald foi um grande sucesso. Vamos relembrar um pouco do primeiro spin off da saga, lançado em novembro de 2016, Animais fantásticos e onde habitam (Fantastics Beasts and where find them).

O filme conta a história de Newt Scamander (Eddie Redmayne), um magizoologista inglês, que chega a Nova York com uma mala cheia de criaturas do mundo mágico. No seu desembarque, já encontrou uma sociedade de trouxas que estão perseguindo os bruxos e uma comunidade bruxa temendo uma exposição aos trouxas. Entre tudo isso, ele deixa escapar alguns animais, sem perceber, começando uma caça ao encontro deles, e pelo caminho faz amigos inesquecíveis.

Diferente dos filmes de Harry Potter, este não tinha um livro para ser adaptado, o único livro existente é o utilizado pelos alunos de Hogwarts nos filmes de Harry Potter e nele tem as informações sobre as criaturas mágicas e suas características. Assim, J.K. Rowling trabalhou pela primeira vez como roteirista, tendo ao seu lado o diretor David Yates, que dirigiu os quatro últimos filmes da franquia Harry Potter.

Animais Fantasticos e onde habitam

A trama começa com uma cena de duelo inserindo o personagem de Gellert Grindelwald (Johnny Depp), e logo após, inicia-se a história de Newt Scamander. Esses contrastes de diferentes cenas seguidas é um bom jogo de inserção de assuntos, porém, a todo o momento, essa ferramenta faz com que as cenas pareçam desconectadas, mesmo assim, o roteiro consegue suprir essa desconexão, encaixando momentos engraçados feitos pelo trouxa, ou como dizem os norte-americanos o no-maj, Jacob Kowalski (Dan Fogler) e a legilemente, Queenie Goldstein (Alison Sudol), entre as cenas de suspense e ação.

Os personagens foram bem construídos, obra das mãos da J.K., sendo alguns deles,  Newt com suas atrapalhadas situações criadas pelas criaturas; Jacob, o trouxa, que sonha em ter sua padaria e suas surpresas com o mundo mágico; a ex-aurora, Porpentina Goldstein (Katherine Waterston), até para a Câmara da morte foi levada e sua irmã Queenie, que por ser legilimência consegue tirar do tímido Newt lembranças, como a de Leta Lestrange (Zoe Kravitz), que não foi muito bem explicado.

Aliás, o enredo do filme é muito bom e faz todo mundo mergulhar de cabeça na história querendo saber mais, porém em alguns momentos faltam informações, por exemplo, quando começam a falar sobre os obscuros, o suspense colocado no assunto é tão forçado, que falta informação para o entendimento. O que se espera é que tudo seja melhor explicado nos próximos quatro filmes, como está confirmado.

obscuros - Animais fantasticos e onde habitam

Um assunto muito importante abordado de forma secundária no filme é a agressão sofrida pelas crianças, que a líder da Sociedade Filantrópica Nova Salém, Mary Lou Barebone (Samantha Morton), “cuida”. A escritora sempre apresentou temas como esse nos filmes da saga Harry Potter, como a escravidão sofrida pelos elfos domésticos, o preconceito sofrido pelos chamados “sangue-ruim”, a influência do governo nos jornais (O Profeta Diário), a depressão que está presente em forma de dementador. E sempre lembrando da representatividade como uma ministra mulher e negra, a ministra Seraphina Picquery (Carmen Ejogo) e criar, Newt, o protagonista, com Síndrome de Asperger, que seria um espectro autista, como foi dito pelo ator que o interpreta.

Além de que tudo lembra Harry Potter, mesmo não tendo referencias diretas a ele. Com o cordão das relíquias da morte para Credence Barberone (Ezra Miller), que faz lembrar até da voz de Hermione Granger contando a história dos três irmãos, a trilha sonora, o sobrenomes Lestrange e Dumbledore, os feitiços e a expulsão do lufa-lufano de Hogwarts, que parece muito a expulsão de Hagrid.

Logo, o que resta aos fãs é a esperança de que nos próximos filmes seja esclarecido tudo com mais detalhes, como os obscuros, sobre quem foi Leta Lestrange, como foi a expulsão de Newt de Hogwarts e onde está Percival Graves(Colin Farrell), se Grindelwald estava disfarçado dele.

FICHA TÉCNICA:

Titulo original: Fantastic Beasts and Where to Find Them

Data de lançamento: 17 de Novembro de 2016 (Brasil)

Duração: 2h 12min

Criador: David Yates

Roteirista: J. K. Rowling

Elenco: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Dan Fogler, Alison Sudol, Johnny Depp, Ezra Miller

Gêneros: Fantasia, Aventura

Nacionalidades: Reino Unido, EUA

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Trailer legendado:

//www.youtube.com/watch?v=HRdIQ5oLHG4