O dorama sul coreano “Age of Youth“, também popularizado pelo título “Hello my twenties“, foi lançado em 2016, pela JTBC. Escrito por Park Yeon-Sun e dirigido por Lee Tae-Gon, com apenas 12 episódios ele fez tanto sucesso que já no ano seguinte foi lançada a segunda temporada, o que é muito significativo, pois poucos bons doramas ganham sequência choram todos os que queriam Moon Lovers 2.
Age of Youth trouxe uma série de tendências para o universo dos doramas. Isso não só porque segue um roteiro inovador, mas, também, porque levantou questões que até então pareciam ser tabu entre os coreanos.
Além de tocar em assuntos comuns, como família, amizade e faculdade, o K-drama também fala de assédio no trabalho, relacionamentos abusivos e sexualidade feminina, temas que estão em crescente pauta até mesmo em um país que os ocidentais consideram tão conservador, mas isso sem deixar de sustentar o aspecto visual “candy” e a personalidade também doce, típica das coreanas representadas na mídia.
Conheçamos os detalhes:
FICHA TÉCNICA:
Sinopse: Cinco mulheres dividem espaço na república feminina Belle Epoque. Elas são problemáticas: algumas quebram a regra de não trazer homens à casa, outras roubam a comida alheia da geladeira, outras são antipáticas, “barraqueiras”, implicantes, pervertidas. Por outro lado, elas também sabem ser divertidas, companheiras, altruístas e muito leais. Todas guardam segredos inquietantes e cada uma lida com seus próprios problemas, mas ao mesmo tempo interferem nos problemas umas das outras, seja para causar brigas ou para oferecer um ombro amigo. Com tantas diferenças, elas só conseguem conviver juntas porque sabem que tudo se resolve ao redor da mesa tomando uma boa dose de cerveja.Elenco: o elenco principal conta com a ex-integrante do grupo de K-pop “T-ARA”irmã perdida da Park Shin HyeRyu Hwa-young, no papel de Kang Yi-na, a ex-integrante do grupo de K-pop “KARA”, Han Seung-yeon, no papel de Jung Ye-eun, a docinho Park Hye-soo, no papel de Yoo Eun-jae, a séria Han Ye-ri, no papel de Yoon Jin-myung e a cativante Park Eun-bin, no papel de Song Ji-won.
Estilo e estética
Apesar de conter uma boa e significativa parcela de drama, Age of Youth é principalmente uma comédia. É difícil não rir com as palhaçadas das meninas, como quando decidiram realizar um “culto ao ereto” e dar uma festa com o tema “pênis” convidando apenas homens para a república. Tinha tudo para dar certo (contém ironia).
O K-drama começa a encantar já pela introdução, marcada por Sidney York, com a música “Dick & Jane” (o clipe oficial da música também é bem encantador, e você pode assistir clicando aqui).
O roteiro de Age of Youth não centraliza em um único personagem principal, como é comum nos doramas. É distribuida atenção igual às histórias das cinco protagonistas (bastante parecido com a estética de Dear My Friends, que já foi resenhado aqui). Isso faz com que a trama fique ainda mais interessante.
Os primeiros episódios são uma introdução à vida de cada uma das moradoras da Belle Epoque, começando pela chegada da nova inquilina, Eun-Jae, o que justifica a apresentação de todas as outras personagens e da rotina e regras da casa – eu tive a sensação de que quem assiste também se sente uma recém chegada na rep. mais cativante de Seul. Os episódios posteriores já se dedicam mais em mostrar as interações entre elas.
Ao final de cada episódio, as personagens são colocadas individualmente em frente à câmera, em um cenário escuro, respondendo a perguntas relacionadas aos fatos curiosos e enigmáticos que o episódio levantou. As perguntas são quase sempre bem simples, mas algumas são perturbadoras, deixando as personagens, muitas vezes, desconfortáveis, mas estimulando reflexões interessantes para quem assiste.
Uma peculiaridade desse dorama é que ele trabalha com alguns temas psicanalíticos. Eventualmente, algumas imagens que aparentam ser aleatórias são jogadas entre as cenas. Ao que tudo indica, são elementos simbólicos, como se fossem de um sonho enigmático, detalhes que podem estar relacionados às bagagens emocionais de alguém. Outras vezes, os sonhos das personagens são apresentados de maneira mais evidente e a trama vai desmistificando os seus significados.
As inquilinas da Belle Epoque
Song Ji-Won
Yoo Eun-Jae
Jung Ye-Un
Yoo Jin-Myung
Kang Yi-Na
Pra quem curte um quiz, no site do Quizur tem um teste chamado “Quem seria você em Age of Youth?“. Meu resultado foi Yoo Eun-jae (deu muito certo). Se você fizer o teste, conta o resultado pra mim aqui nos comentários!
Turismo em locais de filmagens
Se você já assistiu Age of Youth, certamente vai se lembrar da calçada e do jardim por onde as meninas costumavam passar para chegar à universidade. As cenas foram filmadas na Yonsei University, localizada em Seodaemun-gu, Seul. O cenário é deslumbrante e, sem dúvida, é um destino interessante para visitar caso estiver na capital da Coreia do Sul.
Outro cenário importante é o restaurante em que Jin-myung trabalhou. O local realmente existe e se chama Wolfgang Steakhouse. Localizado em Gangnam, o bairro coreano mais famoso do mundo, o lugar é muito luxuoso e com fama de ser caríssimo (um pedaço de carne chega a custar U$ 100), portanto, só entre lá se estiver disposto a deixar uma fortuna ou vender um rim.
Mas o local que talvez mais interesse conhecer é a república Belle Epoque. Para quem ficou apaixonado pelo interior da casa, infelizmente o local é apenas um cenário montado para atender ao dorama, mas as filmagens do lado de fora da república foram feitas em um local real, onde funciona o Café Bangha Bomdong, especializado em ervas medicinais coreanas, localizado no distrito de Mapo-gu, Seul.
Motivos para NÃO assistir Age of Youth
Com uma fotografia impecável, uma paleta de cores linda, uma trilha sonora louvável (que você pode ouvir no Spotify clicando aqui ou no Youtube clicando aqui) e um figurino de causar inveja – cheguei a pesquisar por looks parecidos em todas as lojas do país e falhei – Age of Youth dá muitos motivos para ser assistido.
Mas se você é o tipo de pessoa que só gosta de histórias do gênero girl meets boy, possivelmente não vai gostar desse dorama. Ele não é nem um pouco típico, inclusive termina com algumas perguntas não respondidas, o que pode ter sido uma estratégia para nos fazer implorar por uma nova temporada (e funcionou), mas ainda assim te desafio a dar uma chance para ele, porque certamente você vai chorar muito (seja de rir ou de emoção)! Por que não começar a ver agora?
E se quiser ver a resenha da segunda temporada de Age of Youth / Hello my Twenties, é só clicar aqui.
______________________• ONDE ASSISTIR? •_______________________