
| Desenvolvido por: Rockstar San Diego, Double Eleven |
|---|
| Publicado por: Rockstar Games |
| Gênero: Ação/Aventura, Western, Sandbox |
| Série: Red Dead |
| Lançamento: 02 de Dezembro de 2025 |
| Classificação indicativa: 18 anos |
| Modos: Single-player |
| Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2, Android, iOS e PC (Steam) |
Red Dead Redemption foi desenvolvido pela Rockstar San Diego, durante 5 anos, e publicado pela Rockstar Games, no ano de 2010. É um jogo eletrônico de ação e aventura com temática de faroeste, ambientado em um vasto mundo aberto que abrange o oeste rural dos Estados Unidos e o norte do México. Em seu lançamento original, Red Dead Redemption recebeu “aclamação universal” da crítica, de acordo com o agregador de críticas Metacritic. Mas será que esta remasterização faz jus ao seu lançamento original? Confira!
História
A trama se passa durante o declínio da fronteira americana em 1911. A história acompanha John Marston, um ex-fora da lei, que é forçado por agentes corruptos do governo a caçar seus antigos companheiros. Sua missão é matar ou capturar seus antigos companheiros de gangue, incluindo seus antigos amigos e parceiros, como Bill Williamson e Dutch Van Der Linde. Ele precisa cumprir essa missão, ou sua família pagará o preço final. A narrativa explora temas como o ciclo da violência, masculinidade, redenção e o sonho americano.
Gameplay
Red Dead Redemption é um jogo de ação e aventura em 3ª pessoa, com temática de Velho Oeste. A jogabilidade de Red Dead Redemption é bastante versátil, em um grande mundo aberto. Os jogadores controlam John Marston e completam missões para progredir na história. Fora das missões, os jogadores podem explorar livremente o mundo do game, que consiste nos estados americanos de New Austin e West Elizabeth, versões ficcionais do Oeste dos Estados Unidos, e no estado mexicano fictício de Nuevo Paraíso. Entre os principais meios de transporte estão diferentes raças de cavalos, que devem ser domados na natureza, comprados ou roubados, e cada um tem seus atributos diferentes. Também há a possibilidade de utilizar carruagens e trens para fast travel. Os ambientes alternam entre áreas rurais, com paisagens vastas e acidentadas, e as áreas rurais, que variam de fazendas isoladas a cidades movimentadas.
Existem também diversas maneiras de ganhar dinheiro no jogo, sendo uma delas através de missões de encontros aleatórios que surgem conforme o jogador viaja. Entre tais eventos, podem ocorrer enforcamentos públicos, emboscadas, pedidos de ajuda, encontros com estranhos, tiroteios em movimento e ataques de animais perigosos. Os jogadores também podem aceitar missões de caçador de recompensas para capturar ou matar criminosos foragidos; jogar jogos de azar como pôquer ou blackjack (conhecido por estas bandas como 21); participar de duelos, coletar ervas, procurar tesouros ou caçar animais selvagens (peles, carne etc. podem ser vendidas em lojas). Há muitos animais disponíveis para caça, desde animais perigosos como javalis, ursos, pumas, lobos, coiotes, até animais inofensivos como coelhos, pássaros, guaxinins e até castores.
Red Dead Redemption introduz um sistema de Honra, que é aumentado por atos moralmente positivos, como capturar um fora da lei vivo ou salvar um estranho, e diminuído por escolhas negativas como assassinato. O sistema afeta como os personagens não jogáveis (NPCs) reagem aos jogadores com base na Honra. Se os jogadores tiverem Honra alta, os NPCs os cumprimentarão e eles receberão descontos em algumas lojas; se baixa, os NPCs agirão de forma insegura e os estabelecimentos podem fechar as portas. Os jogadores podem se disfarçar usando uma bandana sobre o rosto ao cometer atos criminosos. Há uma variedade de pistolas, revólveres, espingardas, rifles, facas, explosivos e laços disponíveis para o jogador conforme o jogo avança. O uso de armas no jogo é muito semelhante ao de Grand Theft Auto IV. Munição pode ser comprada em lojas espalhadas pelo mapa, assim como outros itens úteis. Os preços dos diversos itens variam de assentamento para assentamento.
Os tiroteios são uma mecânica essencial do jogo. Red Dead Redemption apresenta um sistema de cover/cobertura que permite aos jogadores se esconderem atrás de objetos e atirarem, mirar em uma pessoa ou animal específico, atirar às cegas e mirar livremente. Partes individuais do corpo podem ser alvejadas para eliminar alvos sem matá-los. A mira utiliza uma mecânica de jogo de pistoleiro conhecida como Olho da Morte (Dead Eye), um sistema de mira que permite aos jogadores desacelerar o tempo e marcar alvos. Assim que a sequência de mira termina, os jogadores atiram em todos os locais marcados em rápida sucessão. O sistema Olho da Morte é aprimorado e concede mais habilidades à medida que os jogadores progridem.
O jogo introduz o sistema de recompensas, uma mecânica que rege o crime inspirada em Grand Theft Auto. Quando os jogadores cometem um crime, as testemunhas correm para a delegacia mais próxima; os jogadores podem suborná-las ou matá-las antes que cheguem à delegacia, anulando as consequências. Assim que a lei é alertada, o medidor de procurado aparece com uma recompensa definida para a cabeça dos jogadores. Certos crimes aumentam a recompensa mais do que outros: assassinar um xerife, por exemplo, aumentará a recompensa do jogador mais do que cometer incêndio criminoso. A recompensa aumenta à medida que os jogadores cometem mais crimes, e mais policiais serão enviados para caçá-los; após cometer crimes suficientes, os Marshals dos EUA ou o Exército Mexicano serão enviados. Para escapar da perseguição policial, os jogadores devem sair de uma zona circular ou matar todos os policiais em uma cidade. Se os jogadores escaparem, os caçadores de recompensas continuarão a rastreá-los. A recompensa permanecerá sobre suas cabeças até que a paguem em uma estação de telégrafo ou apresentem uma carta de perdão.
Melhorias em relação ao original
Este novo relançamento oferece 4K nativo + HDR em consoles para as novas plataformas que forem compatíveis, resultando assim em cores mais vibrantes e melhor contraste em TVs modernas. O framerate também teve melhora, passando para 60 FPS estáveis no PS5, Xbox Series X/S e Switch 2 — muito melhor do que o limite de 30 FPS da versão original. Infelizmente, apesar do game estar mais polido e fluido, os modelos 3D dos personagens e as texturas entregam a idade do jogo original, decepcionando aqueles que ainda tinham alguma esperança de melhorias mais significantes em cima do jogo.
Em termos de jogabilidade e conteúdo, o game mantém intacta a jogabilidade clássica do original, sem qualquer alteração na história ou missões, mantendo as mecânicas mais simples que em RDR2. Além disso, assim como nas versões “Game of the Year”, o game também vem com a DLC Undead Nightmare sem custo extra. Se você tiver um save da versão da geração anterior, há a possibilidade de transferi-lo para esta versão da geração atual, além do que existe também a possibilidade de fazer o upgrade gratuito se você já possui o game da versão anterior.
A única perda aqui significante em relação ao lançamento original do game é o multiplayer, ausente em todas as versões remasterizadas. Porém, é uma perda que não prejudica o produto, sendo que a maior parte da experiência do multiplayer pode ser vivenciada em Red Dead Online.
Red Dead Redemption [Remaster]: Vale a Pena?
Red Dead Redemption, mesmo sendo um game de 15 anos atrás, ainda é um jogo em que vale a pena revisitar a história de John Marston ou, principalmente, se você nunca o jogou. O preço infelizmente pode ser uma barreira para muitos, por ser um tanto salgado para um jogo relativamente datado e talvez valha a pena esperar mais um pouco por eventuais descontos. Se você não se encaixa em nenhum desses 2 públicos, é um produto dispensável.
Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.
