Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Rainbow Six Mobile | Confira nossa Preview

Rainbow Six Mobile é uma tentativa bem-sucedida de trazer o competitivo dos PCs e consoles para a tela dos celulares.

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Ubisoft Montreal
Publicado por: Ubisoft Entertainment
Gênero: FPS Online
Série: Tom Clancy’s Rainbow Six
Lançamento: 2022 (Sem data)
Classificação indicativa: 14 anos
Modos: PvP 5v5
Disponível para: Android, IOS

 

Após muitos pedidos e muita especulação, a Ubisoft finalmente anunciou Rainbow Six Mobile, um “port” do sucesso para PCs e Consoles chegando aos celulares Android e IOS. Tive a oportunidade de testar a Beta do jogo no Android, e no geral, Rainbow Six Mobile é bem fiel a sua contraparte no PC, porém ele possui algumas diferenças que ocorreram devido ao foco agora ser em outro tipo de plataforma e público. Existe bastante potencial, porém, também existem alguns detalhes a serem evoluídos. Vale lembrar que o jogo ainda está em beta, portanto o conteúdo pode mudar substancialmente até seu lançamento e o que temos hoje, ainda não representa a qualidade final de Rainbow Six Mobile.

Conteúdo

A quantidade de conteúdo e como ele é acessado, é a primeira diferença notável entre as versões de Rainbow Six. O jogo atualmente possui 3 mapas: Banco, Fronteira e Clube. Eles são versões dos mapas do PC adaptados para o mobile, menores, para induzir partidas um pouco mais rápidas. Os mapas são bons e muito bem balanceados na questão competitiva, os pontos de bomba, as janelas, pontos de invasão com o drone, etc, sendo uma boa adaptação do que vemos no PC, porém, até então, não se pode escolher qual mapa será jogado. Provavelmente isso se deve ao jogo estar em beta, mas, ainda assim, esse ponto me incomodou um pouco, pois não pude ter um controle maior de onde iria jogar.

O jogo atualmente tem 18 personagens ou agentes, sendo 9 focados nas rodadas de ataque e 9 nas rodadas de defesa. Como já se espera, cada personagem tem sua forma de jogar e foco nas partidas, com habilidades específicas que precisam ser bem usadas no combate. E sobre os personagens, é onde se encontra minha principal crítica. Os personagens de início, não podem ser jogados, pois estão bloqueados. A única maneira de jogar com eles é por meio de tickets que você libera no passe de batalha aleatoriamente com uma espécie de loot box. Após jogar diversas partidas com o mesmo personagem por meio de tickets, cerca de 15 vezes, ele é recrutado e não exige mais o uso deles para ser jogado.

No geral, esse não é um método tão ruim, pois os tickets são ganhos no passe de batalha gratuito, mas de qualquer maneira, o uso de loot box me incomoda sempre, em qualquer tipo de jogo. Penso que seria interessante ter missões especificas para liberar personagens específicos ou algo mais direto, sem depender da mais pura sorte para jogar com aquele personagem que o jogador prefere.

O jogo no momento tem apenas um modo de jogo, se tratando do “Ataque vs Defesa” comum de Rainbow Six. Provavelmente haverão mais modos e eventos com o tempo, quando o jogo for de fato lançado.

Parte Técnica

Na parte técnica, Rainbow Six Mobile dá um show. Graficamente falando, o jogo é bonito, mas nada fora do comum. O jogo tem uma mistura de realismo com cartoon e possui o foco de ser um jogo leve, que rode em diversos aparelhos. Rainbow Six Mobile tem um desempenho bom, se mantêm nos 60 FPS de maneira bem estável no aparelho que testei, embora ainda tenha alguns engasgos e quedas quando eu tentei usar os 120 FPS.

Os controles, jogabilidade, combate, tudo está muito bem-feito, o jogo é bom de jogar, até mesmo satisfatório. Rainbow Six Mobile recebeu também algumas assistências para a jogabilidade mobile como uma leve assistência de mira e um modo de tiro semiautomático onde o jogador segura o botão de mira e dispara sozinho quando um inimigo passa na frente da mira. Esse modo de tira automático é minha única crítica a jogabilidade, visto que não vejo sentido em um tiro automatizado para um jogo com um foco em PvP competitivo. O combate é fluido e a mira inclinada, marcar os cantos, utilizar equipamentos, etc. Está tudo aqui, sendo assim, Rainbow Six Mobile é de fato um porte completo e bem-feito em toda sua parte técnica para a tela dos celulares.

Rainbow Six Mobile: Vale a Pena?

Rainbow Six Mobile é com certeza uma boa adaptação da experiência de Rainbow Six para os celulares. Por ser um Free to Play, é bem obvio dizer que o jogo vale a pena. Rainbow Six Mobile é divertido e me vejo gastando algumas boas horas nele, alguns problemas existem, sim, mas nada que não possa ser arrumado antes do lançamento. Vale lembrar que o jogo ainda está em beta e muita coisa pode ser mudada. No mais, posso dizer que sim, vale a pena o teste.

Gostou das informações? Para saber mais sobre o universo dos jogos clique aqui e não deixe de acompanhar o Teoria Geek!

O Teoria Geek agradece a Ubisoft pela chave de Android fornecida para a produção dessa preview.

Sair da versão mobile