Por melhor que seja, Quentin Tarantino recusa-se categoricamente a ver este filme de animação, acreditando que as obras que o precedem já eram perfeitas.
Quentin Tarantino e a trilogia perfeita
É sabido que Quentin Tarantino não é “apenas” um grande cineasta. Ele também é um cinéfilo tão apaixonado por obras-primas da 7ª arte quanto por séries B pouco conhecidas. O diretor mais de uma vez prestou homenagem a determinados gêneros e não hesitou em recorrer a atores ou atrizes esquecidos. Como espectador, Tarantino, como todo mundo, tem seus filmes preferidos. Entre estes, a trilogia do dólar de Sergio Leone ocupa um lugar importante. Presente em episódio do podcast Club Random , de Bill Maher , o diretor de Kill Bill afirmou que, em sua opinião, Por um Punhado de Dólares (1964), (1965) e Três Homens em Conflito (1966) ) fazer “ o que nenhuma outra trilogia conseguiu fazer ”.
O primeiro filme é ótimo, mas o segundo filme é tão bom e transforma tudo isso em algo muito maior que destrói o primeiro filme. Então o terceiro faz a mesma coisa que o segundo, e é isso que nunca acontece. Geralmente há um grande salto entre o primeiro e o segundo, mas o terceiro geralmente não tem muito sucesso.
Um bom exemplo de trilogia que não dura até a terceira obra é Mad Max , de Quentin Tarantino . Na verdade, é geralmente aceito que Mad Max – Além da Cúpula do Trovão (1985) não está no nível de Mad Max 2 (1981). Porém, não é apenas a trilogia do dólar que é totalmente validada pelo cineasta. Surpreendentemente, o diretor mencionou então o caso de Toy Story .
Diretor de fãs de Toy Story
Mesmo que não assista a tudo o que é feito em termos de animação, Quentin Tarantino já se disse “ um grande fã da trilogia Toy Story ”. E para ele, os três filmes, lançados em 1995, 1999 e 2010, realizaram o mesmo feito da trilogia de Sergio Leone.
No caso de Toy Story, o terceiro é simplesmente magnífico. Este é um dos melhores filmes que já vi. E se você viu os outros dois, é simplesmente devastador.
No entanto, a saga Toy Story tem atualmente quatro obras, e em breve cinco com Toy Story 5 planejado para 2026. Um filme que Quentin Tarantino não deveria ver, assim como se recusou a ver Toy Story 4 (2019) , acreditando que a terceira obra perfeitamente concluiu a história de Woody e Buzz.
O problema é que, três anos depois ou algo assim, eles fizeram um quarto filme e não tenho vontade de vê-lo. Você literalmente terminou a história da maneira mais perfeita possível, então não, não me importa o quão boa ela seja. Terminei.
Toy Story 4 é considerado um dos melhores filmes da Pixar, com 97% e 94% de críticas positivas da imprensa e do público, respectivamente , no Rotten Tomatoes . E, nos cinemas, havia ultrapassado um bilhão em receita mundial de bilheteria . No entanto, outros antes de Quentin Tarantino sentiram que a terceira obra era a melhor conclusão possível. Nada impede a Disney e a Pixar de continuarem a desenvolver filmes em torno deste universo, mais recentemente com o spin-off Buzz Lightyear (2022).