Teoria Geek – O Importante é se divertir!

‘Quanto Vale?’ | Confira nossa crítica

Quanto vale?

Nos tempos de pandemia o Brasil, infelizmente, chegou ao número de mais de 600 mil mortes naquele período, sendo que são vidas que se perderam não só devido ao vírus, como também devido a incompetência daquele desgoverno.

Ficha Técnica
Título: Quanto Vale?’
Ano de Produção: 2021
Dirigido Por: Sara Colangelo
Estreia: 05 de setembro de 2021
Duração: 1h 58min
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama, Crime
País de Origem: EUA
Sinopse: Ken Feinberg (Michael Keaton) é um advogado que precisa aprender o verdadeiro significado de empatia quando se depara com uma tarefa quase impossível: determinar como compensar as famílias que sofreram perdas incalculáveis como resultado dos atentados de 11 de setembro de 2001

Tempos sombrios

O pior é não termos ouvido na época nenhuma palavra de conforto vinda do Palácio do Planalto, mas sim somente observando a satisfação desses últimos ao constatar que os números de mortes haviam diminuído, ou seja, nos trataram como estatísticas e não como seres vivos. “Quanto Vale?” (2021) nos joga em um cenário não muito diferente, onde o sistema se esquece que por detrás dos números há e sempre haverá pessoas que vivem e que viveram um dia.

Direção e narrativa

Dirigido por Sara Colangelo, o filme conta a história de Ken Feinberg (Michael Keaton), um advogado que precisa aprender o verdadeiro significado de empatia quando se depara com uma tarefa quase impossível: determinar como compensar as famílias que sofreram perdas incalculáveis como resultado dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Por se tratar de um assunto delicado o filme se inicia não de forma imediata com relação sobre os ataques, mas sim nos apresentando os seus principais personagens. Além de Ken Feinberg conhecemos outras pessoas que perderam os seus entes queridos durante o ataque, como no caso de Charles Wolf (Stanley Tucci), que perdeu a sua esposa e que irá trazer um pouco de humanidade para o protagonista. Não que Ken Feinberg seja um oportunista sobre o caso, mas o problema é que ele não soube exatamente como lidar com um assunto em que não se pode amenizar com todo o dinheiro do mundo.

O acerto do filme é nos apresentar aos poucos os depoimentos desses familiares, onde cada um tem sua história para contar, seja ela de maior ou menor grau. Porém, o filme não se envereda para um quase documentário, mas sim em procura retratar o quanto o lado técnico do sistema se torna falho no momento em que os sentimentos humanos não podem ser trabalhados unicamente estatísticas. Independente se isso aconteceu ou não, o Ken Feinberg retratado na tela aprende entre grandes penas e tendo que sair de sua bolha para que assim possa obter o que almeja.

Michael keaton, um ator acima da média

Como sempre, Michael Keaton se sai muito bem ao interpretar o personagem principal, ao construir para si um Kevin que não esconde em seu olhar a sua ambição no momento em que vê nos ataques terroristas uma oportunidade única para obter para si. É interessante, por exemplo, as cenas em que o ator retrata Ken em momentos falhos quando o mesmo tenta usar a lógica quando na realidade não sabe lidar com o coração perante a dor dos familiares em sua frente. É por conta disso que o personagem de Stanley Tucci se torna o outro lado da mesma moeda, ao trazer para o protagonista uma realidade que ainda desconhecia e fazendo com que o mesmo adentre em um terreno ainda inédito em sua vida profissional.

Assista o trailer:

Veredicto


Embora com uma direção econômica, porém, com grande elenco, “Quanto Vale?” é um pequeno retrato de um momento delicado da história norte americana e provando que o sistema é falho quando lida com vidas humanas.

Quer ler mais críticas? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube:

Sair da versão mobile