Um novo filme sobre Joana D’Arc está em desenvolvimento em Hollywood. Depois de Otto Preminger, Luc Besson e Bruno Dumont, é um diretor de estilo barroco quem abordará esta figura histórica.
Joana D’Arc no cinema novamente
Joana D’Arc inspirou o cinema mais de uma vez. Pensamos em particular no filme de Victor Fleming de 1948 com Ingrid Bergman no papel-título, ou ainda Santa Joana (1957) de Otto Preminger , em que a atriz Jean Seberg foi posta à prova. Houve também O Julgamento de Joana D’Arc (1962) de Robert Bresson , sem esquecer aquele que provavelmente continua a ser o mais conhecido do mundo, Joana D’Arc (1999) de Luc Besson com Milla Jovovich . Mais recentemente, Bruno Dumont teve uma abordagem bastante original com o musical Jeannette, a infância de Joana D’Arc (2017) e sua sequência Jeanne (2019). Já foi surpreendente ver o realizador francês abordar desta forma esta figura histórica. Mas um novo projeto poderia ser ainda mais surpreendente
Algum tempo atrás soubemos que um novo filme sobre Joana D’Arc estava em desenvolvimento. Para dirigi-lo, foi contratado Baz Luhrmann . Um cineasta atípico , habituado a obras musicais como Roméo + Juliette (1996), Moulin rouge (2001) ou mais recentemente Elvis (2022) . Obviamente, quando vemos esta cinebiografia sobre a famosa cantora em particular, dizemos a nós mesmos que um filme sobre Joana D’Arc no estilo de Baz Luhrmann é intrigante.
A mídia americana não forneceu mais detalhes. No entanto, dado que Baz Luhrmann está fazendo grande sucesso com a Warner Bros., podemos esperar que o estúdio lhe dê liberdade suficiente. Seu filme anterior, Elvis , arrecadou mais de US$ 288 milhões em todo o mundo com um orçamento estimado de US$ 85 milhões. Seria então interessante ver o cineasta apropriar-se da história de Joana D’Arc com esse estilo barroco e pop que o caracteriza.