O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog:
Nome oficial do Projeto Leonardo revelado com detalhes do novo produto
Embora a acessibilidade seja um tópico importante o ano inteiro, o mês de maio é sempre especial, pois comemoramos o Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade e reconhecemos os progressos feitos pela comunidade de acessibilidade e a indústria de jogos para torná-los mais inclusivos. Na Sony Interactive Entertainment, estamos comprometidos em promover essa missão, portanto hoje temos o prazer de compartilhar novos detalhes e imagens do Access Controller para o console PS5.
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Novos detalhes e imagens do produto
Revelado na CES deste ano como “Projeto Leonardo,” o Access Controller para PS5 é um conjunto de controles de acessibilidade totalmente novo e altamente personalizável para ajudar muitos jogadores com deficiências a jogar com mais facilidade, conforto e por períodos mais longos.
Desenvolvido em colaboração com especialistas em acessibilidade, o Access Controller incluirá uma ampla variedade de botões substituíveis e capas para controle analogico para que os jogadores possam criar livremente diferentes layouts que funcionem de acordo com sua força, amplitude de movimento e necessidades físicas específicas. Cada Access Controller incluirá:
- Capas para controle analógico (capa padrão, arredondada e ball stick cap)
- Capas para botão em diferentes formatos e tamanhos, incluindo:
- Capa para botões convexa
- Capa para botões plana
- Capa para botões plana larga (que cobre dois soquetes de botão)
- Capa para botões suspensa (que beneficia os jogadores com mãos pequenas, pois são posicionadas mais próximo do centro)
- Capa para botões curva (que podem ser empurradas se forem colocadas na parte superior, ou puxadas se colocadas na parte inferior do controle)
- Identificação das capas dos botões para os jogadores marcarem facilmente quais entradas mapearam para cada botão
Além disso, os jogadores podem usar o Access Controller em superfícies planas, posicioná-lo em 360 graus ou facilmente fixar o controle em um suporte AMPS* ou tripé. Também é possível ajustar a distância do analógico no controle.
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Por meio das quatro portas AUX de 3,5 mm do Access Controller, os jogadores podem integrar seus próprios interruptores, botões ou controles analógicos especiais.
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Você pode ler mais sobre os recursos de hardware do Access Controller em nosso post original do blog. Você também pode visitar nosso novo site aqui [HYPERLINK], em que é possível fazer o cadastro para receber atualizações por e-mail e informações sobre lançamentos de pré-vendas para garantir seu controle o quanto antes.
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Primeiras impressões da IU do Access Controller
Além da ampla diversidade de opções de personalização de hardware, com o Access Controller, os jogadores podem criar várias configurações de IU personalizadas que revelarão novas formas de jogar.
Mapeamento de botões e perfis do controle. No console PS5, os jogadores podem selecionar sua orientação preferida para o Access Controller, mapear diferentes entradas para os vários botões, ativar e desativar botões ou até mapear duas entradas diferentes para o mesmo botão. Também é possível criar e armazenar seus perfis de controle favoritos para diferentes jogos ou gêneros (como “luta” ou “corrida”).
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Emparelhamento do controle e ajustes do controle analógico. Até dois Access Controllers e um controle sem fio DualSense (ou DualSense Edge) podem ser usados juntos como um único controle virtual, permitindo que os jogadores misturem e combinem dispositivos ou joguem colaborativamente com outros. De forma semelhante ao controle sem fio DualSense Edge, os jogadores também podem ajustar a posição inicial e a sensibilidade da entrada. A possibilidade de ajustar áreas inativas (a distância que seu controle analógico se move antes de ser reconhecido em um jogo) e a sensibilidade do controle é particularmente útil para os jogadores melhorarem seu controle motor mais refinado durante o jogo.
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Modo de alternância. O Access Controller também possui um modo de alternância, que permite aos jogadores ajustar o comportamento de qualquer botão para funcionar como a tecla Caps Lock. Por exemplo, se você habilitar o modo de alternância para a entrada de aceleração em um jogo de corrida, o Access Controller vai acelerar o carro sem você precisar manter o botão pressionado.
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Os jogadores podem habilitar o modo de alternância para qualquer entrada programável. Por exemplo, se um jogo só permite que você corra mantendo pressionado o “L3” (o analógico esquerdo), o que pode ser fisicamente desafiador, você pode alterar essa entrada para se comportar como “clique no L3 para alternar a corrida” ativando o modo de alternância para o botão que você atribuiu ao L3.
Nossa jornada pela acessibilidade no PS5
Além dos novos detalhes sobre o Access Controller, temos a satisfação de compartilhar um vídeo hoje que destaca os esforços atuais do nosso desenvolvimento de produtos e das equipes da PlayStation Studios para tornar os jogos acessíveis para mais jogadores do PS5. Saiba o que os membros das equipes de todo o mundo têm a dizer sobre o trabalho que estão fazendo para expandir a acessibilidade dos jogos no PS5 com o Access Controller, IU de console e jogos que vêm por aí:
Teremos mais informações sobre o Access Controller para PS5, incluindo outros detalhes sobre o produto e o lançamento, nos próximos meses. Agradecemos a todos os jogadores que compartilharam comentários valiosos e nos inspiram todos os dias a levar a alegria dos jogos a mais pessoas por meio da inovação e da colaboração com vocês, nossa comunidade.
*AMPS é um padrão de parafuso de suporte padrão da indústria para conectar dispositivos a equipamentos, incluindo equipamentos de acessibilidade.
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