Os Sith são os grandes vilões do universo Star Wars . Embora existam em todas as formas, tamanhos e espécies, algumas características os distinguem de todos os outros. Entre essas características está um aparente amor por roupas escuras e sabres de luz vermelhos. No entanto, do ponto de vista físico, o único ponto em comum real entre os Sith é a manifestação de olhos amarelos, exceto alguns como Darth Tyranus, também conhecido como Conde Dooku.
Para ser franco, a maioria dos Sith parece ter saído de um pesadelo, e com razão. Além de ser uma pista visual adicional para um Darth Vader redimido, eles retratam o mal inquestionável. São eles que os Jedi devem parar para recuperar e manter o equilíbrio na Força. O egoísmo, a ganância e a raiva dos Sith os levam a valorizar coisas como crueldade, assassinato e conquista. Portanto, olhos de aparência demoníaca são um recurso adequado que também funciona convenientemente cinematograficamente para permitir que os espectadores saibam quem é o mal. No entanto, a razão para a cor dos olhos dos Sith é mais do que porque parece legal na tela.
Ahsoka apresentou dois novos personagens que também serviram ao lado negro da Força que também não são Sith completos. Nem Shin Hati nem Baylan Skoll têm os olhos amarelos de Darth Maul ou, às vezes, do Imperador Palpatine. Embora alguns fãs meticulosos possam dizer que isso é uma inconsistência, a resposta a esse mistério requer um pouco de imaginação. A maior pista para o problema dos olhos amarelos vem do Conde Dookan, que não se achava um Sith.
- Por que os olhos Sith são amarelos
Quase todos os Sith em Star Wars têm a marca registrada “olhos Sith” amarelos. No entanto, além de ser uma dica visual para o público, há na verdade uma razão no universo para seus olhos cheios de fogo. Star Wars: The Visual Encyclopedia diz que, como “janelas para a alma, os olhos refletem as emoções controladas pelos Sith. Quando a raiva e a raiva fervilham dentro de um usuário do lado negro, seus olhos podem queimar em amarelo com uma borda vermelho-fogo”. O que isso significa é que as emoções de um Sith serão mostradas através de seus olhos.
O nível de poder de um Sith também pode ser determinado quando seus “olhos Sith” estão visíveis. Darth Sidious é o Sith definitivo no atual cânone de Star Wars . Ele orquestrou a queda da República, a destruição dos Jedi e até enganou a morte ao ser jogado no poço de um reator. É fácil dizer que seus olhos deveriam ser sempre amarelos, mas não são. Quando o Imperador ainda era Chanceler Palpatine , ele manteve seus olhos flamejantes escondidos, parecendo como qualquer pessoa normal faria. Isso prova que um Sith pode esconder conscientemente sua aparência maligna daqueles ao seu redor quando necessário.
Outros Sith geralmente não se preocupam em esconder a cor dos olhos dos outros. Darth Maul e seu irmão Savage Opress, por exemplo, geralmente abraçam os olhos Sith em The Clone Wars . Como não são tão calculistas quanto Darth Sidious, não escondem sua manifestação. Eles provavelmente também possuem mais raiva absoluta do que qualquer Sith em Star Wars , tornando mais difícil esconder a manifestação externa de sua raiva. Originalmente, Maul queria destruir os Jedi, mas depois de ser mutilado em Naboo, seu foco se voltou para Obi-Wan e Darth Sidious. Seus ferimentos o deixaram vivendo em um estado de ódio enquanto buscava vingança. Esse modo de vida foi mostrado através de seus olhos, e ele ensinou seu irmão a se comportar da mesma maneira. Conseqüentemente, eles estão constantemente fervendo de uma raiva visível que liga seus desejos de vingança e de exercer domínio.
- Por que o Conde Dooku não tem olhos amarelos
Os Sith mais jovens ou menos experientes não conseguem esconder os olhos dos outros porque as emoções do lado negro são novas demais para serem controladas. Por exemplo, um recém-batizado Darth Vader oscilava entre o amarelo e a cor normal dos olhos. A enciclopédia explica: “Em Mustafar, os olhos de Darth Vader brilham enquanto ele massacra os líderes separatistas, mas voltam ao normal quando sua esposa Padme Amidala chega .” Ao contrário de Sidious, que pode controlar sua aparência, os olhos de Anakin simplesmente mostram suas emoções atuais. Quando ele estava com raiva dos Separatistas, eles eram amarelos. No entanto, a visão de sua amada o trouxe de volta de sua raiva.
A exceção mais interessante aos olhos amarelos dos Sith é Darth Tyranus, mais conhecido como Conde Dooku. Como aprendiz de Darth Sidious por quase uma década, ele foi um oponente formidável e um poderoso praticante do Lado Negro. Ele derrotou Obi-Wan e Anakin e foi páreo para o próprio Yoda. Embora Dooku possa ser poderoso o suficiente para esconder seus olhos Sith, há outra razão para sua aparência incomum. Os olhos de Dookan nunca eram amarelos porque ele não tinha a mesma motivação e emoções que os outros Sith.
Dookan era um idealista que deixou os Jedi porque pensou que eles haviam se perdido. Ele estava descontente com a crescente corrupção no Senado da República e, portanto, foi motivado por objetivos filosóficos e políticos, e não por emoções do Lado Negro, como raiva e conquista. É até possível que ele pensasse que faria algum bem à galáxia, destruindo a República e substituindo-a pela Confederação de Sistemas Independentes. Claro, Sidious não contou a Dooku o plano completo, então isso não funcionou muito bem para ele. Independentemente disso, os olhos de Dooku não eram amarelos porque ele não estava motivado pela raiva. Ele era apenas um usuário prático do Lado Negro, então ele não tem a cor habitual dos olhos dos Sith.
Curiosamente, Star Wars começou a deixar claro que o Conde Dookan estava certo sobre os Jedi . Outrora um poderoso Mestre Jedi, Dookan começou a ver a hipocrisia da ordem e de seu mestre, Yoda, nos anos que antecederam A Ameaça Fantasma . Após a morte de Qui-Gon Jinn, seu ex-aluno, Dookan finalmente desistiu dos Jedi, percebendo que eles nunca seriam os indivíduos pacificadores que sempre afirmaram ser. Tales of the Jedi demonstra perfeitamente os dilemas morais de Dookan que levaram à sua vez – e é difícil discordar dele.
Ele alegou que os Jedi eram fanáticos hipócritas que ficaram obcecados com seu próprio poder. Ele acreditava que a República era corrupta. Embora a resposta de Dooku a estes problemas tenha sido certamente errada, é difícil negar que ele estava certo nas suas observações. Como tal, a história de Dookan torna-se ainda mais comovente, pois ele poderia facilmente ter se tornado o salvador da galáxia se não tivesse sido seduzido pelo lado negro. Em vez disso, ele foi usado como peão no jogo maior de Palpatine, perdendo a vida a serviço da própria corrupção que ele procurava destruir.
O Conde Dookan é um dos Sith mais exclusivos da franquia Star Wars , cujo poder não vem da raiva, mas de um profundo desejo de fazer a coisa certa pela galáxia. Por mais equivocado que possa ter sido, a falta de olhos Sith de Dookan apenas continua a mostrar o quão controlado ele era no uso do Lado Negro – que ele realmente acreditava que o ajudaria a tornar a galáxia um lugar melhor.