Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Pepsi, Cadê Meu Avião? | Confira nossa crítica

pepsi cade meu avião
A série documental Pepsi, Cadê Meu Avião? é original Netflix e conta a história de um jovem, na década de 90, que cobra um avião da Pepsi após um erro bizarro de publicidade. Por consequência, se deu início a uma das mais famosas batalhas judiciais da história dos EUA.
Ficha Técnica
Título: Pepsi, Cadê Meu Avião?
Ano de Produção: 2021
Dirigido Por: Andrew Renzi
Estreia: 17 de novembro de 2022
Duração: 158 min
Classificação: 12 anos
Gênero: Documentário, Tribunal
País de Origem: EUA
Sinopse: Entenda a história de John Leonard contra a gigante de refrigerantes. A nova série documental da Netflix, “Pepsi, Cadê Meu Avião?” conta a história de John Leonard, um estudante universitário do estado de Washington, que decidiu cobrar o prometido por uma campanha publicitária.

Sobre a História

Na década de 90, a Pepsi disputava com a Coca-Cola o mercado de refrigerantes. Com o propósito de fisgar o público mais jovem, a Pepsi investiu em uma publicidade agressiva e contava com personalidades muito influentes entre os mais jovens.

Portanto, a Pepsi criou uma promoção em que o consumidor poderia colecionar alguns rótulos e trocar por certos produtos, como calça jeans, rádio etc.

Contudo, a empresa de publicidade responsável teve a brilhante ideia de fazer uma brincadeira em um comercial, na qual eles diziam no anúncio que se alguém juntasse 7 milhões de rótulos da Pepsi podia trocá-lo por um avião Harrier. Só que os “gênios” esqueceram de colocar no anúncio que se tratava de uma “piada”.

Dessa maneira, o anúncio passou para milhões de americanos, como John Leonard, um jovem universitário que sonhava em pilotar um avião. Assim sendo, Leonard viu no anúncio a oportunidade perfeita de realizar seu sonho, pois calculou que o avião custava 32 milhões de dólares, portanto, para ter os rótulos necessário seria preciso gastar “apenas” 700 mil dólares.

Em seguida, o jovem montou um plano de negócios e conseguiu um investidor para colocar seu plano em ação. Mas, ao se encontrar com executivos da gigante empresa de refrigerante foi informado que era tudo uma brincadeira, dessa maneira recebeu 2 cupons e um cheque de 700 mil dólares.

Dessa forma, Leonard ficou insatisfeito com a resposta e por conseguinte deu início a uma longa e famosa batalha judicial que ficou conhecida como Leonard x Pepsi.

Dessa maneira, o caso ficou famoso sendo estudado até hoje nas mais diversas faculdades de direito, principalmente quando o assunto é direito contratual.

Direção

O documentário é dirigido por Andrew Renzi que, inicialmente, tinha a missão de transformar essa deliciosa história em ficção. Mas, ao notar que Leonard trabalha como guarda florestal no Alasca e que a história verdadeira seria mais interessante, Renzi decidiu contá-la de maneira fiel aos fatos ocorridos.

Sendo assim, o diretor e sua equipe entrevistaram todos os participantes desse caso, isto é, relatos da versão do Leonard e, também, da Pepsi. Logo, Renzi tem o que precisa para um bom documentário e ele entrega isso.

O documentário nos mostra como é a visão de uma grande corporação, como tendências são criadas a partir de marcas e como as grandes corporações lidam com o indivíduo.

A série documental fala de ambição e publicidade, que embora estejam juntas, é apresentado aqui sob uma ótica de interesses diferentes.

Além disso, o documentário conta com uma trilha sonora maravilhosa contendo diversas músicas marcantes dos anos 90.

Veredito: Pepsi, Cadê Meu Avião?

Inegavelmente, o documentário é bastante interessante. Pois, de um lado tem uma pessoa querendo o avião e de outro a empresa querendo impedir que sua imagem seja manchada por esse episódio. Contudo, a série peca um pouco no ritmo de como a história é contada. Podendo parecer monótonos e chatos. Em outros momentos, o ritmo fica ágil e muito bom, atraindo a atenção do espectador. Por fim, vale a pena assistir a essa curiosa história.

Quer saber mais sobre séries? Então, clique aqui


Conheça nosso canal no Youtube!

Sair da versão mobile