Teoria Geek – O Importante é se divertir!

PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Now Production
Publicado por: Bandai Namco
Gênero: Plataforma 3D
Série: Pac-Man, PAC-MAN WORLD
Lançamento: 26 de Setembro de 2025
Classificação indicativa: Livre
Modos: Single-Player, Multiplayer
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 e PC

 

Em 2002 foi lançada a sequência de PAC-MAN WORLD, desenvolvida e publicada pela Namco Hometek para Xbox, GameCube e PlayStation 2, posteriormente também lançada para Windows, em 2004, e para Game Boy Advance, em 2005, em uma versão mais contida para este último. Agora, temos a oportunidade de conferirmos uma versão melhorada deste lançamento que já tem quase 25 anos. Mas será que o resultado agradou? Vamos conferir!

História

Centenas de anos antes dos eventos do jogo, o poderoso fantasma maligno Spooky aterrorizava Pac-Land e o Povo Pac. Para detê-lo, um Pac-Wizard criou uma poção que transformava cinco frutas comuns em Frutas Douradas mágicas. Um Pac-Knight derrotou Spooky em batalha e usou a Fruta Dourada para selá-lo sob uma árvore no centro de Pac-Village. Nos dias atuais, Blinky, Inky, Pinky e Clyde entram sorrateiramente na Pac-Village à noite para causar confusão. Eles roubam o Fruto Dourado da árvore, sem saber de sua finalidade, e involuntariamente libertam Spooky, que os ordena a ajudar em seu plano de eliminar todos os Pac-People. Os fantasmas concordam e cada um pega um Fruto Dourado. Na manhã seguinte, o Professor Pac informa Pac-Man do problema e pede que ele recupere o Fruto Dourado roubado para salvar Pac-Land.

Gameplay

Assim como no game antecessor, o jogador controla Pac-Man e deve conduzi-lo até o final de cada nível. O jogador pode usar várias habilidades, incluindo:

Assim como no primeiro game, aqui também contamos com alguns power ups temporários, os Power Pellets especiais. Com eles, Pac-Man pode se transformar em metal, para poder afundar na água, por exemplo, ou conferindo mais resistência a seu corpo, tornando-o imune a diversos perigos; pode ficar menor, permitindo acesso a certas partes de um nível; ou temporariamente conseguir comer os inimigos fantasmas. Certos níveis apresentam mecânicas de jogo únicas. Alguns equipam Pac-Man com patins de gelo ou patins, impactando a velocidade e o movimento. Outros apresentam níveis de rolagem automática definidos debaixo d’água, nos quais Pac-Man pode nadar para evitar obstáculos ou pilotar um submarino equipado com torpedos.

Pac-Man possui uma barra de saúde dividida em três partes; se ele sofrer dano depois que todos os três segmentos forem esgotados, o jogador perde uma vida e renasce no checkppoint anterior. O jogador também pode aumentar sua pontuação em cada nível através da coleta de Pac-Dots e frutas.

Após completar qualquer nível sem chefe, é liberada a versão time attack do mesmo. Aqui funciona de maneira diferente da fase tradicional, sendo que as frutas e outros itens colecionáveis são substituídos por relógios, que param temporariamente o cronômetro se coletados. No entanto, aqui não existem checkpoints, e se Pac-Man perder uma vida durante o contra o tempo, ele deve reiniciar o nível do início.

O jogo apresenta vinte e cinco níveis. O primeiro deles é um nível tutorial na casa de Pac-Man, Pac-Village, seguido por seis áreas temáticas diferentes com quatro níveis cada. O último nível de cada uma dessas áreas apresenta uma batalha de chefe com um ou mais dos principais inimigos fantasmas, que devem ser derrotados para avançar. A maioria dos níveis apresenta um dos 16 navios-almirantes Galaxianos colecionáveis, o que permitirá que Pac-Man jogue um nível de labirinto bônus, semelhante em jogabilidade ao Pac-Man de 1980. Os níveis sem chefe também apresentam fichas de arcade colecionáveis; oito estão escondidas em cada nível, enquanto fichas de bônus podem ser obtidas coletando todas as frutas e Pac-Dots em um nível e completando time attacks. Ao coletar um certo número de fichas, os jogadores podem desbloquear versões emuladas de títulos antigos do Pac-Man no fliperama na Pac-Village, incluindo o Pac-Man original, Pac-Attack (1993) e Pac-Mania (1987). Coletar fichas também desbloqueará uma jukebox, que permite ao jogador ouvir a trilha sonora do jogo e uma galeria de arte conceitual.

Alterações / Melhorias de qualidade de vida do Remake

Neste remake, desenvolvido pela Now Production, que também desenvolveu Pac-Man World Re-Pac de 2022, da mesma forma refaz o jogo do zero, com várias mudanças:

Pontos negativos

Certas mecânicas como a física dos pulos, o rev roll e o butt bounce, sofreram mudança no peso / fluidez que existia no original. Alguns chefes são bem exigentes, às vezes frustrantes. Embora haja muito conteúdo extra, o game sofre com uma campanha relativamente curta, fazendo com que a parte principal não dure tanto, especialmente para quem só quer “zerar”. Alguns elementos que poderiam ter sido melhorados ainda deixam a desejar, como a música que pode soar repetitiva e pequenos glitches ou slowdowns em casos específicos.

Pac-Man World 2 Re-Pac: Vale a Pena?

PAC-MAN 2 Re-PAC é uma celebração carinhosa de um título de plataforma 3D que há bastante tempo pedia por uma revigoração. Para quem gosta de jogos divertidos, coloridos, com bom conteúdo e história leve, é um título recomendado. É um remake digno, que traz boa parte do charme do original, corrige muitos de seus defeitos, acrescenta bastante conteúdo e acessibilidade, mas sem reinventar a roda e, infelizmente, sem corrigir totalmente algumas de suas limitações herdadas: controles, ritmo, desafio e duração.

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4 / 5 pela Bandai Namco para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.

Sair da versão mobile