Oscar seleciona produtora brasileira para júri

Andrea Barata Ribeiro - Oscar
Oscar seleciona produtora brasileira para júri
Andrea Barata Ribeiro da O2 Filmes entra para a Academia do Oscar

Andrea Barata Ribeiro - Oscar
Produtora de filmes como “Cidade de Deus”, “Xingu”, “Marighella” e “Ensaio sobre a Cegueira” já tinha sido a primeira mulher brasileira eleita pela revista americana Variety como uma das cinco produtoras mais influentes do mundo; a partir de agora será jurada na premiação mais importante do cinema representando o Brasil

A sócia e produtora executiva da O2 Filmes, Andrea Barata Ribeiro, foi anunciada como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Com a nomeação, será jurada a partir da próxima edição do Oscar, a premiação mais importante do cinema.

À frente da produtora O2 Filmes, que neste ano celebra três décadas de atuação e pioneirismo colecionando prêmios em todo o mundo, Andrea Barata Ribeiro vê como uma vitória do cinema brasileiro sua indicação para a Academia. “Não poderia ter nada mais simbólico! É o maior reconhecimento para mostrar quem é o Brasil neste momento em que a cultura vem sendo desmontada. Ser membro atesta o potencial do nosso cinema brasileiro”, comenta.

Produtora de filmes como “Cidade de Deus”, “Xingu”, “Marighella” e “Ensaio sobre a Cegueira”, além de séries para plataformas de streaming e para a televisão, em 2005, foi a primeira mulher brasileira eleita pela revista americana Variety como uma das cinco produtoras mais influentes do mundo.

A lista completa com os 395 nomes de profissionais do mercado cinematográfico de 50 países que agora integram o Oscar, foi publicada hoje no site oficial da Academia. Veja https://failover-www.oscars.org/2021_new_members.pdf

O2 Filmes
A produtora fundada em 1991 já produziu longas-metragens e séries que participaram e receberam prêmios nos principais festivais de cinema do mundo como Cannes, Berlim e Veneza, ou premiações como o Emmy, Oscar e BAFTA. A O2 trabalha com as principais agências brasileiras e presta serviços de produção para o mercado internacional, além de produzir conteúdo reconhecido e premiado em todo o mundo.