Os 10 filmes de terror mais refeitos de todos os tempos

Woman watching a scary horror movie on tv late at night, she is frightened and hiding under the blanket

Se um filme de terror funcionou uma vez, certamente daria certo novamente, e foi assim que os remakes de terror se tornaram tão populares.

Alguns filmes de terror se tornaram tão bem-sucedidos que foram refeitos várias vezes. Hollywood sabe que se algo funcionou uma vez, funcionará novamente, pelo menos na maioria das vezes, incentivando os estúdios a transformar filmes em franquias, retrabalhando-os repetidamente. Filmes de terror clássicos e slashers dos anos 70/80 foram todos expandidos em franquias ao longo dos anos. Da mesma forma, os cineastas nunca param de revisitar Drácula ou Frankenstein, seja uma recriação dos filmes originais ou pegando personagens famosos e colocando-os em um novo cenário.

O mesmo vale para filmes mais modernos lançados nos anos 90 ou 2000. Se um público gosta de um filme, é raro que um filme termine com apenas um filme. Quando se trata de filmes de terror, existem muitas maneiras de os filmes se reinventarem ou serem vendidos para uma nova geração. Com tecnologia atualizada, os cineastas podem melhorar cenas desatualizadas, tornando-as o que seriam se essa tecnologia estivesse disponível no passado. Com tantos remakes, aqui estão 10 dos filmes de terror mais refeitos.

Drácula

O Conde Drácula apareceu pela primeira vez no romance de terror de Bram Stoker, Drácula , em 1897 , e desde então apareceu em mais de 200 filmes. O Drácula original estreou em 1931, estrelado por Bela Lugosi como o Conde Drácula, enquanto adaptações posteriores viram Christopher Lee, Gary Oldman e Gerard Butler assumirem o papel do vampiro. A adaptação de Francis Ford Coppola de 1992, estrelada por Oldman, é muito popular devido à notoriedade do diretor e alguns outros membros populares do elenco, como Winona Ryder, Keanu Reeves e Anthony Hopkins. O Conde Drácula também apareceu em filmes como Hotel Transilvânia , onde Adam Sandler dá voz a uma versão mais cômica do vampiro.


O Chamado

A franquia O Chamado começou em 1998, quando o cineasta japonês Hideo Nakata adaptou o romance de 1991 de Koji Suzuki, Ring (Original), para um filme de terror. Mais tarde, outros países seguiram o exemplo, lançando suas próprias versões do filme. O livro original inspirou vários outros romances e uma série de mangá, embora a franquia seja mais conhecida por seus filmes. Um remake coreano lançado em 1999 chamado The Ring Virus, seguido por uma adaptação americana de 2002 chamada O Chamado, estrelado por Naomi Watts como a personagem principal, Rachel Keller. Os EUA também produziram um curta-metragem chamado Círculos.


Carrie

Não poderia faltar claro, Stephen King, Rei do Horror, e uma de suas histórias que foi adaptada algumas vezes é Carrie. O romance de King foi transformado em filme pela primeira vez em 1976, estrelado por Sissy Spacek e John Travolta como Carrie White e Billy Nolan. Em 1999, A Maldição de Carrie foi lançado e seguiu a meia-irmã de Carrie, Rachel, que possuía os mesmos poderes telecinéticos que ela. Outra adaptação do romance veio em 2002 com um elenco menos conhecido, seguida pela terceira adaptação em 2013. Chloë Grace Moretz estrelou como Carrie, com Julianne Moore como sua mãe, Margaret, e Ansel Elgort como Tommy Ross.


Frankenstein

Como Drácula , Frankenstein de Mary Shelley teve várias adaptações, com o personagem aparecendo em mais de 80 filmes. Shelley lançou Frankenstein em 1818, e o primeiro filme veio em 1910, embora a adaptação cinematográfica mais conhecida seja Frankenstein de 1931, de James Whale . Em 1994, Kenneth Branagh dirigiu Frankenstein de Mary Shelley, fazendo o papel de Victor Frankenstein com Helena Bonham Carter como sua noiva e Robert De Niro como sua criação monstruosa.


O massacre da Serra Elétrica 

O Massacre da Serra Elétrica foi lançado pela primeira vez em 1974 e impactou significativamente o gênero de filmes de terror. Leatherface é um assassino tão memorável quanto Jason, Freddy Krueger e Michael Myers em seus respectivos filmes de terror. Um segundo filme foi lançado em 1986, seguido por um terceiro em 1990, e um quarto filme final chamado O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno estreou em 1995. O filme original foi refeito em 2003, estrelado por Jessica Biel como personagem principal, e em Em 2006, um prelúdio, O Massacre da Serra Elétrica: O Início foi lançado. Mais três filmes foram lançados, incluindo a versão da Netflix de 2022, foram produzidos nos últimos anos.


Casa de cera

A Casa de cera remontam se baseia no conto de Charles S. Belden de 1932, “The Wax Works”. Um ano depois, a Warner Brothers lançou uma adaptação para o cinema chamada Os Crimes do Museu, estrelado por Fay Wray e Lionel Atwill. A adaptação mais famosa veio em 1953 e foi rebatizada de A Casa de cera . No entanto, as gerações mais jovens podem se lembrar melhor de A Casa de cera, de 2005, estrelado por ninguém menos que Paris Hilton. Uma adaptação estadunidense menos conhecida chamada Câmara dos Horrores veio em 1966 e foi originalmente um piloto para uma série de TV A Casa de cera. A Itália também tentou uma adaptação com Moinho das Mulheres de Pedra de 1960.


O Grito

O Grito foi baseado em uma franquia japonesa criada pelo escritor e diretor Takashi Shimizu. O diretor produziu pela primeira vez dois curtas-metragens em 1998, seguidos por dois filmes direto para vídeo. De 2002 a 2009, ele criou os lançamentos teatrais O Grito , O Grito 2 , e os filmes de 10º aniversário Ju-On: Black Ghost ( Fantasma Negro ) e Ju-On: White Ghost ( Fantasma Branco). Houve também dois filmes em uma série de reinicialização e um filme cross-over com a série O Chamado. Os EUA refizeram o filme de terror O Grito e o O Grito 2 (2004), seguido por duas continuações. Em 2020, os cineastas lançaram o que chamam de sidequel, que ocorreu antes e durante os eventos dos três filmes anteriores, junto com uma reinicialização na TV, O Grito Origens.


A Múmia

As gerações mais jovens podem se lembrar da atuação de Brendan Fraser em A Múmia de 1999, mas o filme na verdade se trata de mais uma versão, o que nos leva a 1932. O filme original estrelou Boris Karloff como a Múmia e, nos próximos 23 anos, a Universal produziria A Mão da Múmia, A Tumba da Múmia, O Fantasma da Múmia, A Maldição da Múmia e Abbott e Costello conhecem a Múmia . 1999 foi quando a próxima série de filmes da Múmia começou. Fraser estrelou o original, bem como as duas sequências, O Retorno da Múmia e A Múmia: Tumba do Imperador Dragão . Os novos filmes levaram a O Escorpião Rei, série spinoff, que gerou cinco filmes e foi seguida por uma reinicialização total (ainda sem sucesso) em 2017.


Noite dos Mortos-Vivos

Noite dos Mortos-Vivos foi lançado em 1968 e pode ser creditado como uma das muitas franquias a desencadear uma obsessão por apocalipses zumbis na cultura pop. Após o sucesso do filme, a franquia continuou com Madrugada dos Mortos, Dia dos Mortos, Terra dos Mortos, Diário dos Mortos e Ilha dos Mortos. A Noite dos Mortos Vivos original foi refeito em 1990, com a reinicialização de Madrugada dos Mortos chegando em 2004.


O Horror de Amityville

Cerca de uma ou duas horas fora de Manhattan a um bairro chamado Amityville, que tem sido a inspiração por trás de mais de 20 filmes de terror com o nome Amityville. O primeiro filme foi lançado em 1979, apenas dois anos depois de Jay Anson publicar seu livro The Amityville Horror, baseado nos assassinatos de 1974. O filme de 1979 é o mais respeitado, enquanto o remake de Horror em Amityville de 2005 recebeu críticas ruins. No entanto, a história continua a fascinar a sociedade, e é por isso que existem tantos filmes sobre os acontecimentos de Amityville. Como muitos outros filmes de terror populares, mais remakes provavelmente virão no futuro.

Aproveite para conhecer o nosso canal